Água de Arroz no Cabelo: Veja os Benefícios e Como Usar!
Atualizado 06 de agosto 2021
Você já ouviu falar em usar água de arroz nos cabelos? Sabe aquela receitinha antiga do tempo da sua avó? Então, ela pode, sim, trazer benefícios para suas madeixas. Ficou curiosa? Então leia este texto para saber tudo o que essa simples mistura pode proporcionar!
Por ser rica em nutrientes, aminoácidos, antioxidantes e vitaminas, usar a água de arroz nos cabelos pode trazer vários benefícios, como deixar os fios mais hidratados e fortes, auxiliar no crescimento e ajudar a combater a queda capilar.
Mas será que essa receita é segura mesmo? E qual será a melhor forma de usá-la nos cabelos? Para descobrir tudo isso e mais detalhes sobre os benefícios da água de arroz nos fios, continue a leitura!
Para que serve a água de arroz?
A água de arroz é usada há séculos em países asiáticos como hidratante natural para os fios, principalmente na China e no Japão. Existe, inclusive, uma lenda que diz que as mulheres de uma pequena vila chinesa chamada Huangluo, usavam essa mistura para deixar os cabelos mais longos e saudáveis.
Com o passar dos anos, essa mistura se tornou cada vez mais popular, chegando a outros países, como o Brasil, sendo usada não apenas para os cabelos, mas também para tratamentos de pele. Por ser rica em aminoácidos, antioxidantes e vitaminas B, C e E, ela ajuda a reparar os fios, deixando-os mais hidratados e estimulando seu crescimento
Uma das principais substâncias presentes na água de arroz é o inositol, que promove o crescimento das células e estimula o fluxo sanguíneo, penetrando na fibra capilar e reparando-a de dentro para fora, consequentemente trazendo mais hidratação e brilho aos cabelos.
Mas não é tão simples como parece: essa mistura deve ser usada após ocorrer o processo de fermentação, porque as propriedades liberadas pelo arroz na água depois de fermentado são mais potentes e benéficas para as madeixas.
Esse processo ajuda a hidratar a cutícula (tecido superficial do fio) e reter a água no cabelo, tornando o procedimento de hidratação muito mais fácil. Além disso, as substâncias, quando fermentadas, têm maior quantidade de antioxidantes, ajudando a combater os danos às células dos fios.
Benefícios da água de arroz
Os principais benefícios da água de arroz para os cabelos são:
- Hidrata as madeixas;
- Fortalece os fios;
- Combate a queda capilar;
- Estimula o crescimento;
- Aumenta o brilho;
- Diminui o frizz;
- Evita o desbotamento dos cabelos tingidos.
Além desses benefícios, a água de arroz é uma ótima aliada para quem está fazendo transição capilar, porque ajuda o cabelo a crescer mais rapidamente de uma forma mais saudável.
Mas apesar da água de arroz proporcionar esses benefícios para o cabelo, não há comprovações científicas para o seu uso, e como qualquer outro produto, ela deve ser usada com cautela, sempre prestando atenção aos efeitos.
Como fazer e aplicar a água de arroz no cabelo?
A receita de água de arroz é muito simples e conta com diferentes formas de ser feita. Mas não basta apenas pegar a água usada para lavar o arroz e colocar nos cabelos, é necessário que ocorra um processo de fermentação para que os principais nutrientes sejam extraídos.
Por isso, a seguir trazemos as duas formas mais recomendadas de usar esse líquido em seus fios e garantir todos os benefícios. Acompanhe!
Receita de água de arroz
Passo a passo:
- Lave bem o arroz em água corrente, coloque-o em um recipiente com tampa e acrescente água em temperatura ambiente.
- Feche a tampa e deixe a água com arroz descansar por 24 horas para ser fermentada.
- Coe a água, separando do arroz, e coloque-a em outro recipiente.
- Caso prefira, até para facilitar a aplicação, coloque-a em um spray borrifador.
Receita de água de arroz com água fervida
Passo a passo:
- Coloque o arroz em um recipiente de vidro e cubra com água filtrada e fervida.
- Deixe essa água descansar por pelo menos 20 minutos para ser fermentada.
- Escorra a água de arroz em outro recipiente e descarte o arroz da maneira que achar adequada.
- Coloque o liquido em um spray borrifador para facilitar a aplicação.
Aplicação da água de arroz nos fios
Depois de lavar o cabelo apenas com shampoo, deixe os fios úmidos e aplique a água de arroz em todo o comprimento, massageando bem o couro cabeludo. Deixe o líquido agir por mais ou menos 20 minutos e enxague o cabelo. Finalize com um condicionador ou máscara de hidratação de sua preferência.
O procedimento pode ser feito até uma vez na semana. E a água de arroz pode ser armazenada na geladeira para que seus nutrientes não se percam por até 3 dias, depois disso é recomendado jogar fora.
Todo mundo pode usar água de arroz no cabelo?
Uma boa notícia é que, pelo fato da água de arroz ser um extraída de um ingrediente natural (o arroz), ela não possui contraindicação para seu uso. Porém, há algumas ressalvas: você pode aplicar o líquido apenas uma vez na semana e deve verificar se vai ele vai se adequar ao seu tipo de cabelo.
Por exemplo, para pessoas que têm o couro cabeludo mais seco, ela já não é tão recomendada, uma vez que pode causar ressecamento após o uso. E mesmo que não tenha contraindicações, ela não tem nenhuma comprovação científica, por isso, você deve ficar atenta a qualquer reação negativa nos fios e no seu couro cabeludo.
Por fim, não deixe de fazer tratamentos específicos
Embora a água de arroz possa trazer benefícios para os fios, se o seu cabelo está muito danificado, o ideal é fazer um tratamento específico (preferencialmente com um profissional) para atender todas as necessidades dos seus fios.
Lembre-se que, por mais benéfica que seja essa mistura, ela nunca vai substituir um tratamento profissional, com mais substâncias que agem mais profundamente nos fios, e que costuma ser mais caro.
Mas ela pode ajudar quando queremos reforçar algum tratamento e procuramos algum procedimento mais simples e mais econômico, que possa se adequar ao nosso cabelo e garantir muitas vantagens.
Portanto, que tal experimentar essa receita nas suas madeixas e ver se os resultados valem a pena? Aproveite que é uma receita fácil e barata e que você não tem nada a perder se tentar usá-la.