Água Termal: Para Que Serve e Quais os Benefícios?

Nathália Martins
Nathália Martins
Atualizado 31 de julho 2021

Nos últimos anos, as águas termais se popularizaram no Brasil e se tornaram queridinhas das blogueiras. Quer saber para que elas servem e quais benefícios proporcionam? Neste artigo, nós te contamos tudo sobre elas!

As águas termais são ricas em minerais e oferecem muitos benefícios para a pele, tais como hidratação, tonificação e suavização, além de fixar a maquiagem e ter função antioxidante. As melhores opções são aquelas que vêm da França e são extraídas de estações termais.

Excelentes aliadas de todos os tipos de pele e rotinas de skincare, as águas termais podem ser utilizadas de diversas formas e em várias situações. Para saber tudo sobre esses produtos incríveis, continue lendo este artigo!

O que é e para que serve água termal?

A água termal nada mais é do que uma água comum mais mineralizada. Sendo assim, ela é composta por minerais como magnésio, potássio, ferro, cálcio, manganês, lítio, entre outros.

De modo geral, as mais famosas são extraídas de fontes termais na França e oferecem uma série de benefícios quando em contato com a pele.

Além de conter mais minerais em sua composição, a água termal ainda possui um pH neutro ou alcalino, diferentemente da água com a qual tomamos banho ou lavamos o rosto diariamente, que costuma ser mais ácida.

Benefícios da água termal

Como dissemos, a água termal proporciona diversos benefícios para a pele, e por isso é considerada terapêutica. Ela pode ser incluída na rotina de beleza em vários momentos ao longo do dia e tem como principais efeitos hidratar, refrescar e revitalizar a pele.

Além disso, pessoas com a pele sensibilizada, seja por algum problema dermatológico ou após determinados procedimentos estéticos, podem usar a água termal para acalmá-la, de preferência com recomendação de um dermatologista ou esteticista.

Ainda não sabe se deve incluir uma água termal em sua rotina de beleza? Nós separamos os principais benefícios que ela pode te proporcionar para te convencer de uma vez por todas!

  • Promove hidratação e tonificação;
  • Além de limpar, ela tonifica a pele ao mesmo tempo em que revitaliza;
  • Tem propriedade antioxidante e, em conjunto com outros dermocosméticos, ajuda a retardar o envelhecimento precoce da pele;
  • Dá uma sensação de refrescamento e, por isso, pode ser utilizada após exposição ao sol;
  • Acalma a pele em situações como: após o barbear ou a depilação, procedimentos estéticos ou problemas dermatológicos;
  • Ajuda a fixar a maquiagem.

São vários benefícios, não é mesmo? Mas acredite: a coisa não pára por aí! Mais adiante, nós vamos te mostrar quando e como usar a água termal e você verá que há ainda mais vantagens que ela pode te oferecer.

As 3 melhores águas termais

Se interessou pelas águas termais mas não sabe qual comprar? Nós listamos as três melhores para você!

Todas elas são francesas e compartilham os benefícios proporcionados, e também não têm valores muito diferentes, mas vale a pena procurar qual está em promoção no momento da compra.

O importante é que você saiba que as três são excelentes opções e ao adquirir qualquer uma delas você está fazendo um bom negócio para a sua pele. Confira!


1. Vichy Eau Thermale Minéralisante

A famosa e queridinha Vichy Eau Thermale Minéralisante é uma água vulcânica com 15 minerais essenciais em sua composição. Em conjunto, eles trazem muitos benefícios para todos os tipos de pele.

Além de prevenir o envelhecimento precoce, esta água termal, quando em contato com a pele, deixa-a com um visual mais saudável e iluminado. Além disso, ela ajuda a manter a cútis hidratada e a protegê-la de agressores externos.

A água vulcânica da Vichy vem em embalagem com spray e nos tamanhos 50 ml, 150 ml e 300 ml.


2. Avène Eau Thermale

A Avène é outra marca que oferece excelentes dermocosméticos, principalmente para quem tem a pele sensível. A água termal da marca é calmanete e suavizante, estando presente em quase todas as suas fórmulas.

Com a sua aplicação, é possível sentir uma redução na sensibilidade da pele em apenas cinco minutos.

A Eau Thermale, da Avène, é engarrafada na fonte e, por contar com um processo de esterilização, seus efeitos e sua pureza são preservados com muita eficiência.

Um dos segredos desta água termal é a combinação de compostos minerais com uma microflora chamada Aquaphilus dolomiae, que contém uma assinatura biológica única no mundo e já foi estudada para controlar os efeitos de inflamações cutâneas.

Ela vem na tradicional embalagem de spray e está disponível em três tamanhos: 50 ml, 150 ml e 300 ml.


3. La Roche-Posay Eau Thermale

A La Roche-Posay é conhecida de todo mundo que ama dermocosméticos e sua água termal é uma das melhores. Com propriedades calmantes, suavizantes e antioxidantes, ela é rica em nutrientes e compostos que ajudam a manter a pele saudável e revitalizada.

Proveniente de uma pequena vila na França, a água de origem subterrânea conta com uma composição equilibrada de minerais e está no centro de quase todas as formulações da La Roche-Posay.

Ela é especialmente indicada para ser utilizada após a realização de procedimentos estéticos, exposição ao sol, bem como no tratamento de eczemas e queimaduras, ou seja, situações nas quais a pele se encontra extremamente sensibilizada.

A embalagem de spray está disponível em duas opções de tamanho: 150 g e 300 g.


Por fim, quando e como usar água termal?

As vantagens das águas termais são muitas, assim como suas aplicações. Por isso, nós separamos as principais formas de utilização para que você não fique perdida com tantas possibilidades!

Para hidratação: Após a higienização do rosto, aplicar a água termal e deixá-la agir por três minutos antes de prosseguir com a rotina de cuidados.

Para acalmar a pele: Em qualquer momento ao longo do dia, a água termal pode ser aplicada na pele para acalmá-la, sendo especialmente recomendada para bebês, crianças, gestantes e idosos.

Após se depilar ou fazer a barba: Não é incomum que a pele fique avermelhada e um pouco irritada após a depilação ou o barbear. Por isso, dá para aplicar a água termal no local logo após a retirada dos pelos.

Antes e depois da maquiagem: Como já dissemos, a água termal pode ser usada na pele logo após a higienização matinal, ou seja, antes da maquiagem. Mas o que pouca gente sabe é que ela também pode ser aplicada após a maquiagem, para deixá-la mais natural e ajudar em sua fixação. Para isso, basta borrifá-la no rosto e remover o excesso com o auxílio de um lenço de papel.

Após exposição ao sol: Quem nunca ficou mais tempo do que deveria exposta ao sol e acabou com a pele vermelha? A água termal pode ser aplicada nas regiões queimadas, para aliviar a sensação de ardência e acalmar a pele.

Após fazer uma tatuagem: As tatuagens podem ser lindas, mas elas causam certo incômodo logo após a arte ser feita. No processo de cicatrização, a pele pode se beneficiar dos efeitos da água termal, que é capaz de acalmá-la e de diminuir a irritação.

No cabelo: Os fios são extensões da pele e, por isso, a água termal pode ser utilizada para deixá-los mais macios e repor minerais. Basta borrifar água termal no cabelo logo após o banho, deixar agir por alguns minutinhos e, em seguida, secá-lo normalmente.

Por fim, uma dica importante: não é necessário agitar a embalagem e o recomendado é borrifar a água termal a uma distância de 20 cm da pele.

Além disso, vale a pena experimentar ela geladinha. Para isso, basta mantê-la armazenada na geladeira e retirar no momento do uso. A refrescância será ainda mais incrível!


Gostou deste artigo?