Alianças de Tungstênio: São Boas? Valem a pena?
Atualizado 20 de maio 2021
Optar por alianças de tungstênio pode ser uma opção boa e barata para quem quer economizar em peças de boa qualidade. Ainda não conhece esse material? Neste artigo, você vai saber o que é e quais são as vantagens e desvantagens de optar por ele.
O tungstênio é um metal branco-acinzentado robusto, denso e que possui alto ponto de fusão. Ele é uma ótima opção para ser usada em alianças e vale super a pena para quem está em busca de uma joia resistente, duradoura e mais barata do que as de ouro, por exemplo.
Ficou curiosa para saber um pouco mais sobre alianças com essa matéria-prima? Confira mais detalhes sobre o tungstênio, se realmente vale a pena comprá-lo e os pontos fortes e fracos desse metal que vem ganhando cada vez mais espaço.
O que é tungstênio?
Como já adiantamos, o tungstênio é um metal com uma cor branco-acinzentada bastante duro, sólido, bem robusto e é conhecido por ser o metal de maior ponto de fusão, ou seja, pode permanecer em estado sólido mesmo entrando em contato com altas temperaturas. Ele chega a ser cerca de quatro vezes mais resistente do que o aço.
Apesar de possuir um nome desconhecido por muitas pessoas, esse material vem ganhando destaque e já é muito usado em diferentes esferas da sociedade. Além de ser empregado na fabricação de joias, ele está presente na indústria eletrônica, na construção, na produção de filamentos de lâmpadas e até em canetas esferográficas.
Alianças de tungstênio são boas?
Sim, as alianças de tungstênio são boas e podem ser usadas em qualquer ocasião, desde compromisso à casamento. O principal motivo é a sua durabilidade e resistência, logo, não vai ser preciso uma grande preocupação com a fragilidade da joia.
Um outro ponto interessante é que, além da cor natural do metal, uma aliança de tungstênio pode ser banhada de metais como ouro ou prata e receber acabamentos que vão além das cores comuns, como preta e rosé.
Elas também são mais baratas que alguns outros materiais e não precisam ser polidas frequentemente, já que não escurecem com o tempo, não mancham e nem riscam com facilidade.
Vantagens e desvantagens das alianças de tungstênio
Como você deve ter percebido, as alianças de tungstênio têm vários benefícios, mas também apresentam alguns pontos negativos.
Por isso, separamos as vantagens e desvantagens de optar por alianças de tungstênio para que você tire suas dúvidas de uma vez por todas.
Vantagens
- Possuem alta durabilidade;
- São super resistentes a quedas e à abrasão;
- Podem ser revestidas por outros metais;
- Não precisam ser polidas com frequência;
- São hipoalergênicas;
- Possuem um ótimo custo-benefício, principalmente quando comparadas com as de ouro.
Desvantagens
- Não se pode errar na escolha do tamanho;
- Não podem ser alargadas;
- Não podem ser modificadas;
- Caso um membro do casal emagreça ou engorde, a aliança dificilmente será reaproveitada.
Como escolher uma aliança de tungstênio
Independentemente do material ou da ocasião, escolher a aliança é um dos passos mais importantes. Sendo assim, não há muita diferença na hora de decidir entre uma aliança de tungstênio ou de outro material.
O ideal é que, antes de tudo, seja determinada a ocasião das alianças para, logo em seguida, definir qual será a cor delas. Normalmente, alianças de namoro e compromisso são de prata e noivado e casamento são de ouro.
O próximo passo é definir o modelo e os detalhes que irão compor as alianças. Nessa etapa, é possível escolher a largura, a quantidade de pedras, a textura e todo o estilo que elas terão.
E, por último, mas também muito importante, é preciso definir uma joalheria ou loja de confiança. Como nem todos sabem reconhecer o material, a nossa recomendação é escolher profissionais conhecidos, que entreguem realmente o que foi prometido e ofereça qualidade e garantia.
Por fim, vale a pena comprar alianças de tungstênio?
Sim, vale a pena investir em alianças de tungstênio, principalmente para os casais que gostam de peças mais modernas e querem economizar na compra. Além dos excelentes benefícios que o metal oferece, os custos com as joias serão mais baixos, assim como a manutenção ao longo dos anos.