Amizade Colorida: 11 Dicas Essenciais para Fazer Dar Certo

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 01 de junho 2021

De repente você se viu em uma amizade colorida e está com dúvidas se realmente funciona? Neste artigo, você vai ter as melhores dicas que vão te ajudar a fazer esse “relacionamento” dar certo e mantê-lo leve e confortável, como deve ser.

Uma amizade colorida é um relacionamento que envolve relações sexuais sem envolvimento amoroso ou compromisso. E, ao contrário do que muita gente pensa, pode sim dar certo. Porém, é preciso que ambos os envolvidos entendam que não podem se apegar, não façam cobranças e, acima de tudo, sejam maduros.

Apesar de parecer bem fácil na teoria, ter uma amizade colorida na prática não é tão simples assim, principalmente se as duas pessoas envolvidas não estiverem com os pensamentos alinhados. Sendo assim, trouxemos dicas que vão te ajudar nesse processo e a decidir de uma vez por todas se você quer ou não viver uma relação assim.

O que é e como funciona uma amizade colorida?

Há muitas dúvidas acerca do tema, principalmente porque ele ainda é considerado um tabu para a maioria das pessoas. Mas, em linhas gerais, uma amizade colorida é aquela onde dois amigos decidem manter relações sexuais sem a possibilidade de avançar para um compromisso, namoro ou algo mais sério.

Diferentemente dos demais relacionamentos, nesse tipo de amizade não há cobranças e nem envolvimento amoroso, o que acaba sendo mais fácil de lidar. Somado a isso, há também a confiança, o fato de os dois estarem interessados na mesma coisa e a desobrigação de ter algo sério. Esses fatores deixa a relação muito mais leve e atrativa.

Porém, nem tudo são flores e nem sempre é só sexo, afinal, todo ser humano possui sentimentos e não é muito difícil que um dos lados acabe confundindo as coisas. Sendo assim, a melhor forma de uma amizade colorida dar certo é seguir algumas regras básicas que sejam compartilhadas entre os dois envolvidos.

Dicas para fazer uma amizade colorida dar certo

Se você está pensando em começar uma amizade colorida ou já está em uma, tenha em mente que você não é a primeira pessoa e nem será a última que vai investir em uma relação assim. O importante é deixar tudo em pratos limpos, com os objetivos bem claros e as regras bem expostas.

E para mostrar que não é impossível fazer com que uma amizade colorida dê certo, nós separamos algumas dicas para você seguir e aproveitar a relação de forma leve e sem nenhum compromisso afetivo. Confira!

Entenda que amizade colorida não é namoro

A primeira dica e também a mais importante é: amizade colorida não é namoro. Na verdade, ela resume bem todas as outras dicas que traremos a seguir. Tanto você quanto o seu parceiro ou parceira devem ter isso muito claro em mente, sem confusão nenhuma para não “ameaçar” a relação que vocês pretendem ter.

Estabeleçam os termos da amizade colorida

Por mais que vocês funcionem bem juntos e se entendam mesmo sem precisar dizer nada, é extremamente importante que vocês coloquem em pratos limpos os termos da amizade colorida que há entre vocês. Não tenha vergonha de questionar e tirar todas as suas dúvidas até chegar a um acordo entre os dois.

E não esqueça também de deixar as suas vontades bem claras, afinal, as duas partes precisam estar confortáveis e satisfeitas.

Não romantize a amizade colorida

Se tem uma palavra que não define em nada a amizade colorida, essa palavra é romance. Caso você esteja mesmo interessada nesse tipo de relação, nunca a romantize. O único intuito dela é sexo sem compromisso com alguém que você já tinha uma amizade. Só isso. Nada de envolvimento emocional, ciúmes, encontros românticos ou momentos fofos.

Cuidado com as cobranças

Antes de qualquer coisa, uma amizade colorida deve ser leve. Então, nada de fazer cobranças e nem permitir que a outra pessoa cobre de você. E é por isso a importância de haver regras na relação, para que nenhum dos envolvidos acabe criando expectativas de coisas que nunca vão acontecer e acabar se frustrando e estragando o combinado que vocês fizeram.

Não estabeleça uma frequência

Já que não há compromisso, também não é justo que haja uma frequência. O mais importante para que não surja um envolvimento é deixar as coisas acontecerem, de maneira livre e sem nenhum tipo de pressão ou condicionamento. Deixe as coisas ocorrerem naturalmente, inclusive os encontros sexuais e a frequência com que eles acontecem. Lembre-se que no momento em que se torna “obrigatório”, já é, necessariamente, um compromisso.

Saiba dizer e ouvir “sim” e “não”

Como já dissemos, uma amizade colorida deve ser, por regra, um relacionamento livre e sem cobranças. Por isso, não se sinta pressionada a aceitar tudo a qualquer momento. Assim como você também deve sempre entender uma recusa da outra parte.

Nenhum dos dois tem obrigação de se encontrar só para agradar, mesmo sem poder ou sem querer. Em nenhuma relação, nada deve ser imposto.

Mantenha a amizade colorida em segredo

Se você tem um amigo colorido e pretende manter esse relacionamento, é bem melhor deixá-lo em segredo para que não haja interferências externas. Normalmente, quando as pessoas notam uma aproximação entre um casal, logo começam a fazer perguntas indiscretas e piadas sem graça. E para evitar todos esses comentários desnecessários na relação de vocês, não conte a ninguém.

Evite situações típicas de namoro

O ideal em toda a amizade colorida é não permitir que ela evolua para um namoro ou algo mais sério, então, não aja como tal. Se vocês são apenas amigos, não há porque exagerar na intimidade, dormir juntos, fazer programas de casais ou coisas que normalmente não faziam quando eram apenas amigos. Ajam como sempre agiram, a única coisa diferente deve ser as relações sexuais que agora existem.

Não se prive de conhecer outras pessoas

Tenha em mente que estar em uma amizade colorida é diferente de estar em um relacionamento sério. Então, nada te impede de conhecer novas pessoas e ficar com elas. A menos que você realmente não queira se envolver com alguém, esteja aberta a novas relações e novas pessoas. Lembre-se que você é livre para ficar com quem você quiser.

Faça sexo com segurança

Usar preservativos ou outros métodos contraceptivos durante as relações sexuais com a pessoa com quem você tem uma amizade colorida é extremamente importante, já que vocês não são parceiros exclusivos um do outro. É comum que vocês tenham outros parceiros quando não estão juntos, por isso, proteção nunca é demais, seja com sua amizade colorida ou com as outras pessoas que você se relaciona.

Só entre em uma amizade colorida se estiver pronta para isso

Trabalhe muito o seu autoconhecimento antes de entrar em uma amizade colorida. Nem todas as pessoas conseguem separar sexo de sentimento, e isso é normal. Não aceite esse tipo de relação se não estiver totalmente madura e preparada para isso, mesmo que haja uma pressão por parte da outra pessoa.

Lembra da nossa primeira dica? Amizade colorida não é namoro. E se você não consegue assimilar isso dentro da sua cabeça, é bom nem entrar em um relacionamento assim ou você vai acabar se magoando.

Amizade colorida estraga a amizade?

Quando o assunto é amizade colorida, uma das dúvidas mais comuns é: se envolver sexo na nossa amizade, será que ela vai acabar? E a resposta é não. O ponto forte de uma amizade como essa é saber separar bem as coisas para que o fato de serem amigos não seja afetado.

Por isso, antes de dar o grande passo rumo a uma amizade colorida, não esqueçam de deixar claro o tipo de relação, respeitar os limites que foram impostos e obedecer a todas as “regras”. Levando dessa forma, as chances da amizade continuar a mesma são grandes, mesmo quando não houver mais relações sexuais entre os dois.


Gostou deste artigo?