BB Glow: Conheça o Procedimento, Seus Benefícios e Riscos

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 15 de outubro 2021

Com o intuito de melhorar a aparência da pele, muitas pessoas investem em várias técnicas de tratamento, e uma delas é o BB Glow. Ainda não conhece o procedimento? Nós separamos todos os detalhes, benefícios e riscos que ele pode causar à sua pele.

O BB Glow é um procedimento estético coreano realizado com a introdução de ativos por meio de nano agulhas na epiderme. Ele tem como objetivo deixar a pele mais homogênea, iluminada e sem manchas. Porém, além da técnica não ter respaldo científico, se for feita de forma inadequada, pode causar o efeito contrário na pele.

E apesar de o procedimento proporcionar resultados bem satisfatórios, não ser invasivo e ter ganhado o coração de muitas brasileiras, é preciso entender bem como ele funciona antes de fazê-lo na sua pele. Confira todas características da técnica e saiba se ela realmente vale a pena.

O que é BB Glow?

Como já adiantamos, o BB Glow é um tratamento facial feito com a introdução de ativos através de uma “caneta” com nano agulhas que busca reduzir linhas de expressão, olheiras e manchas para deixar a pele mais homogênea, hidratada e iluminada.

Esse procedimento começou a ser aplicado e desenvolvido na Coreia do Sul e atualmente já marca presença em países do mundo inteiro. No Brasil não foi diferente, ele caiu nas graças de várias mulheres e começou a fazer parte da rotina de tratamentos para a pele.

Porém, apesar das propagandas serem bem favoráveis ao tratamento, ele não faz milagres e você não vai conseguir ter uma pele perfeita de uma hora para outra. Ele realmente tem resultados considerados positivos, mas só são melhorados e alcançados após várias sessões.

Quanto tempo dura e quantas sessões são necessárias

Para atingir os resultados esperados, normalmente, o recomendado é que sejam feitas de 3 a 5 sessões com intervalos de 15 dias. Quanto à durabilidade, há quem diga que é de 4 meses há um ano, mas alguns profissionais discordam de uma duração tão longa, já que a epiderme da pele é renovada em média em um intervalo de 21 a 28 dias.

Um outro ponto que vale a pena ser destacado nesse tratamento é a promessa do “efeito base” que ele teoricamente proporciona. Contrariando essa promessa, alguns especialistas defendem que ele não consegue ser tão potente quanto a cobertura de uma camada de base e tampouco tem efeito permanente.

Justamente por ser um procedimento cheio de controvérsias, há vários dermatologistas e especialistas que não recomendam esse procedimento. Sendo assim, o ideal é que você ouça opiniões de defensores de ambas as partes para decidir se deve ou não fazê-lo.

O BB Glow é feito de forma segura?

Assim como outros procedimentos que ocorrem na pele, nem sempre o BB Glow é feito de forma segura. Por ser um tratamento relativamente novo, nem todos os especialistas estão totalmente preparados para colocá-lo em prática.

Sendo assim, se optar por fazer o BB Glow, a nossa recomendação é que você encontre um profissional qualificado e de confiança.

Esse é um tratamento superficial e deve ser aplicado na epiderme, que é a primeira camada da pele. É importante dizer que, de forma nenhuma, deve atingir camadas mais profundas. Portanto, para ser feito de forma adequada, é preciso que o profissional saiba exatamente onde aplicar, com a mão leve, usando nano agulhas e que não haja nenhum tipo de sangramento.

O ideal é usar as agulhas e os cosméticos corretos para a aplicação, com pigmentos que não prejudiquem a longo prazo e com um profissional que entenda bem sobre a pele e os cuidados que ela precisa.

Apesar disso, pela facilidade de compra dos produtos e de cursos básicos para a aplicação, não é incomum que muitas pessoas não capacitadas se disponham a fazer o tratamento, mesmo sem estarem totalmente preparadas para a atividade.

Como é aplicado

Todo o procedimento é bem simples, mas de forma nenhuma dispensa a atuação de um profissional. Nesse tratamento são feitas algumas microperfurações na epiderme, a primeira camada e mais superficial da pele, e injetadas algumas substâncias para tratamento, iluminação e hidratação, soros, ativos vegetais e pigmentos para uniformizar o tom da pele.

O processo é totalmente indolor, dura mais ou menos 1 hora e é realizado com a ajuda de uma dermapen, que é um tipo de caneta com agulha.

Como BB Glow é aplicado

Benefícios do BB Glow

Já que faz tanto sucesso, é de se esperar que o BB Glow tenha uma série de benefícios, certo? E tem mesmo. Ele possui vários pontos positivos e que são grandes atrativos para mulheres que gostam de cuidar da pele com tratamentos estéticos.

Confira os principais benefícios do BB Glow:

  • Camufla manchas, melasmas e linhas de expressão;
  • Deixa o tom da pele mais uniforme;
  • Proporciona rápidos resultados, em até 5 sessões;
  • Deixa a pele mais iluminada e radiante;
  • Remove as células mortas, deixando a pele mais lisa;
  • Possui ativos que estimulam a produção de colágeno;
  • Deixa as sardas menos aparentes;
  • Deixa as olheiras mais amenas;
  • Corrige algumas imperfeições visíveis;
  • Revitaliza e hidrata a pele.

Riscos do BB Glow

Apesar de ser um tratamento cheio de benefícios, o BB Glow não possui nenhuma comprovação científica que o respalde. Por esse motivo, também apresenta alguns riscos à pele, principalmente se não for aplicado da forma adequada e por profissionais realmente capacitados.

Confira os principais riscos do BB Glow:

  • Não tem regulamentação ou comprovação científica;
  • Se for aplicado incorretamente, pode causar manchas na pele, futuramente;
  • Contém dióxido de titânio e hidróxido de alumínio, que pode fazer mal à saúde a médio e longo prazo;
  • Se não for bem capacitado, o profissional pode acabar aplicando-o em uma camada mais profunda do que a epiderme e o pigmento pode ficar lá por muito mais tempo ou até mesmo para sempre;
  • Sua pele pode mudar de cor de acordo com a estação do ano ou exposição da pele, assim, o pigmento utilizado não vai mais se adaptar ao seu tom;
  • Pode ocorrer reação alérgica a algum componente da fórmula do cosmético;
  • O pigmento aplicado pode oxidar, com o uso do laser por exemplo, e mudar para uma cor mais escura ou amarelada;
  • Pode acontecer de o pigmento não sair uniformemente da sua pele e deixar diferenças na coloração;
  • O profissional pode usar pigmentos não regulamentados;
  • Por conta das nano agulhas, pode ocorrer infecções e inflamações.

Quanto tempo dura o BB Glow?

Como nós já ressaltamos, o BB Glow não é um milagre que vai proporcionar resultados incríveis de uma hora para outra. Ele é um tratamento facial comum que só vai atingir os resultados esperados depois de algumas sessões.

Não há um tempo exato de duração do BB Glow na pele, pois cada uma é diferente da outra. Porém, alguns profissionais afirmam que pode durar de 4 a 12 meses, dependendo, principalmente, da exposição da pele.

Um fato importante e que deve ser levado em consideração é que ele vai desbotando com o passar do tempo, pois a epiderme, camada em que o produto é injetado, se renova em um período de em média 28 dias.

Quem tem rosácea pode fazer BB Glow?

O BB Glow é uma forma de uniformizar o tom da pele, por isso, há quem diga que ele minimiza as manchas de rosácea. Porém, como sabemos, uma pele com rosácea é mais sensível do que as demais e pode estar mais sujeita a reações não desejadas com o tratamento.

Então, não há como afirmar com certeza se uma pele com rosácea será ou não prejudicada com o tratamento. A recomendação é que você converse com um dermatologista e realize testes antes de realizar o procedimento.

No final das contas, vale a pena fazer BB Glow?

Como você pôde perceber, o BB Glow é um tratamento facial repleto de pontos positivos e que pode proporcionar uma série de benefícios para a pele. Porém, precisa ser aplicado da forma adequada e por um profissional qualificado para a função. Caso contrário, o procedimento pode causar danos muito maiores e permanentes à sua pele.

Sendo assim, avalie bem os benefícios e os riscos que o tratamento pode proporcionar, converse com um profissional de sua confiança e decida com base nos problemas que sua pele apresenta.

E, caso resolva fazer o procedimento, escolha um profissional capacitado e que trabalhe em um local adequado. Nada de fazê-lo em residências ou locais inapropriados.


Gostou deste artigo?