Bomba de Tirar Leite Materno: Os 8 Melhores Extratores

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 20 de maio 2021

Para algumas mães, a bomba de tirar leite é um acessório essencial para o dia a dia por ajudar na coleta e no armazenamento do leite materno. E se você ainda não tem essa ferramenta em casa, confira todos os detalhes sobre ela e conheça as opções ideais para você.

Geralmente, o extrator de leite é bem útil quando a mamãe volta para as atividades profissionais e não vai mais conseguir amamentar o bebê sempre que ele quiser. Mas ele também pode ser usado em outras ocasiões que acontecem antes mesmo desse período.

Qual é o melhor extrator de leite materno?

Uma bomba de leite é um acessório feito especialmente para extrair leite materno dos seios das mamães, seja para armazenar, para doar ou para ser consumido na hora.

Há duas opções de extratores: o manual e o elétrico, mas ambos têm basicamente a mesma função. Em linhas gerais, enquanto o extrator elétrico é mais prático, faz menos barulho e é quase indolor, o extrator manual é mais barato, um pouco mais trabalhoso e pode causar mais dor por conta do esforço.

Além de ser a peça-chave das mães que amamentam e vão voltar ao trabalho, os extratores também são úteis para:

  • Mamães que têm mamilo invertido;
  • Bebês que não conseguem agarrar o mamilo;
  • Mamães que fazem doação de leite para outros bebês;
  • Estimular a produção de leite;
  • Mamães que produzem muito leite;
  • Armazenar o líquido por algumas horas;
  • Mamães que sentem dor ao amamentar.

No geral, o melhor extrator é o que cabe no seu bolso, tem as funcionalidades que você precisa e consegue atender bem as suas necessidades e as do seu bebê.

Como tirar leite materno?

É muito comum que as mamães, principalmente as de primeira viagem, tenham dúvidas quanto à retirada de leite com a ajuda do extrator. Por isso, separamos algumas dicas e um passo a passo para fazer a extração de leite materno corretamente. Confira:

Como usar um extrator de leite materno

Antes de começar o processo, não esqueça de lavar bem as mãos e de higienizar os seios, principalmente se tiver passado algum tipo de hidratante ou outro cosmético neles. Para tirar a tensão do corpo e estimular a saída do leite, faça uma massagem com movimentos circulares nas mamas, esteja em um local calmo e fique em uma posição confortável.

Feito isso, chegou a hora de seguir o passo a passo:

  1. Encaixe o funil do extrator no seu seio e ajuste-o até ficar centralizado;
  2. Se o extrator for manual, pressione a bombinha de sucção até que o leite seja retirado;
  3. Se o extrator for elétrico, basta ligá-lo e esperar alguns minutos até que o leite comece a fluir;
  4. Quando obtiver a quantidade necessária de leite ou o fluxo diminuir, retire o funil do peito e faça a limpeza das peças do extrator.

Como armazenar o leite materno?

O leite materno é um alimento rico em nutrientes e possui dezenas de benefícios para a saúde e para o desenvolvimento do bebê. Por isso, depois de extraído dos seios, é preciso tomar o máximo de cuidado para que ele não seja contaminado.

Como armazenar o leite materno?

Para armazená-lo da forma correta, separe um recipiente com tampa reservado exclusivamente para esse uso e sempre o esterilize antes de colocar o leite dentro. Lembre-se de deixá-lo secar naturalmente para evitar contaminação pelo pano.

O recomendado é guardar o leite na geladeira ou no congelador, a depender do horário que ele vai ser consumido. E quando o bebê for consumi-lo, não esquente no micro-ondas. O ideal é colocar o recipiente em banho-maria e esperar descongelar.

Outro ponto muito importante e que todas as mamães devem ficar atentas é ao prazo de validade recomendado para cada forma de armazenamento. Sendo assim, o ideal é colocar uma etiqueta no recipiente ou escrever o dia e o horário da extração em outro local.

Os 8 melhores extratores de leite materno

Agora que você já conhece as principais características de um extrator de leite e sabe quais delas são mais importantes para você, nós fizemos uma lista com os 8 melhores aparelhos para te ajudar na escolha final.

Todos eles vêm com uma minimamadeira, a maioria já com um bico, que pode ser servida diretamente ao bebê após a extração.

Vale ressaltar que existe uma variedade enorme de modelos disponíveis no mercado, tanto manuais quanto elétricos, porém, montamos uma lista com as opções nas quais realmente vale a pena investir, que são facilmente encontradas e que você não vai se arrepender de comprar.

1. G-Tech Bomba Tira-leite Confort Manual

A bomba tira-leite Confort, da G-Tech, é uma ótima escolha para quem está em busca de uma opção manual. Ela conta com 2 níveis de ajuste de sucção, vem acompanhada por um recipiente de 120 ml para armazenar o leite e por uma capa massageadora com gel de silicone.

Além disso, é um extrator totalmente livre de Bisfenol A (BPA) – composto que pode ser prejudicial à saúde – e ainda possui uma capa protetora e trava de segurança.

2. Fisher-Price Extrator de Leite Elétrico Mom’s Essentials

Para quem quer uma versão elétrica, pode escolher o extrator Mom’s Essential, da Fisher-Price. Este modelo tem 15 níveis de ajuste de sucção, vem com almofadas em silicone, tela de LCD e um recipiente para armazenar o leite, além de ser composto por peças desmontáveis e fáceis de transportar.

O destaque dele fica por conta das 10 intensidades de massagem que possui para estimular a extração do leite. Ele também promete ser bem silencioso durante o funcionamento, é bivolt e pode ser carregado pela tomada ou com um cabo USB.

3. Medela Extrator Manual Harmony

Quem está em busca de uma bomba de leite simples e potente, pode optar pelo extrator manual Harmony, da Medela. Ele pode ser usado facilmente no dia a dia, é fácil de transportar, tem a borda de silicone, vem com um recipiente de 150 ml e possui rotação de 360º.

Nele, a presença da tecnologia 2-Passe Expression se sobressai. Ela simula a sucção natural de um bebê e é responsável por permitir a extração de mais leite em menos tempo, se for comparado com outros extratores manuais.

4. G-Tech Bomba Tira-leite Smart Automática

Uma outra opção da G-Tech é a bomba tira-leite Smart automática, que é portátil, bivolt e simples de usar. Este modelo tem 4 níveis de sucção, é totalmente livre de Bisfenol A (BPA) e vem acompanhado por um recipiente de 150 ml e por uma capa de silicone para proteger o seio durante a extração.

O destaque dela é o sistema G-Tech Smart, que simula a sucção natural do bebê enquanto extrai, proporcionando mais conforto à mãe e estimulando a produção natural de leite.

5. Lillo Bomba Manual Adapt Mamy

A marca Lillo também oferece uma opção de bomba manual, a Adapt Mamy. Ela tem um gatilho ergonômico para a mãe tirar o leite com uma só mão, possui um sistema Flex-Adapt, que se adapta a qualquer formato de seio, e vem acompanhada por um frasco de armazenamento graduado de 120 ml.

Uma característica muito legal deste modelo é que ele vem com 12 etiquetas para a mamãe escrever as informações de extração e ter um controle maior sobre o armazenamento.

6. Medela Extrator Elétrico Swing

O extrator elétrico Swing, da Medela, é uma outra ótima opção para quem está em busca de um aparelho prático, compacto e fácil de usar. Ele possui 9 níveis de vácuo, rotação de 360º e um reservatório de leite de 150 ml. Além de ser bivolt, ele também funciona à pilha.

E assim como a versão manual, a elétrica também possui a tecnologia 2-Passe Expression, que simula a sucção natural de um bebê e permite a extração de mais leite em menos tempo.

7. Chicco Bomba Tira-Leite Step Up

Com um formato confortável e delicado, a bomba tira-leite Step Up, da Chicco, é mais uma opção simples e eficiente para quem prefere um extrator manual. Ela possui um cabo ergonômico para facilitar a segurada, tem um funil com capa de silicone que fica bem em todos os tamanhos de seio e um copo macio para reservar o leite.

8. Philips Avent Extrator de Leite Silencioso

Prometendo delicadeza e um toque aveludado devido às pétalas massageadoras, o extrator de leite Philips Avent é ideal para quem quer uma bomba potente e silenciosa. Este modelo conta com 3 modos de extração, funil almofadado e um reservatório de leite de 125 ml.

Ele também é bivolt e funciona à pilha quando necessário.

Qual extrator de leite eu devo escolher?

Todos os extratores de leite que nós listamos são ótimas opções e, com certeza, serão bastante úteis no dia a dia de qualquer mamãe. Sendo assim, a escolha final fica a seu critério.

Analise pontos como o orçamento que você possui, o motivo da extração, as funcionalidades, a forma de retirada que você prefere, o tipo de extrator que parece mais confortável para você (manual ou elétrico) e o tamanho, sempre levando em consideração as suas necessidades diárias.


Gostou deste artigo?