Botox Capilar: Para Que Serve? Conheça os Benefícios!

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 31 de julho 2021

Se o seu cabelo está danificado, ressecado e sem brilho, talvez o tratamento ideal para ele seja o botox capilar. Não conhece o procedimento? Neste artigo, nós explicamos tudo sobre ele e respondemos às principais dúvidas sobre o assunto.

O botox é um tratamento de reestruturação que serve para preencher a fibra capilar, reduzir o frizz, alinhar as madeixas e recuperar os fios que estão ressecados. Ele é indicado para cabelos danificados por procedimentos químicos ou fatores externos. E, diferentemente do que algumas pessoas pensam, ele não alisa.

Embora o procedimento não seja tão novo, é muito comum que as pessoas tenham perguntas sobre o uso e os resultados que o botox proporciona. Conheça os principais benefícios da técnica, saiba como ela é feita e tire todas as suas dúvidas de uma vez por todas.

O que é e para que serve o botox capilar?

Como adiantamos, o botox capilar é um procedimento voltado para a reconstrução e a reestruturação dos fios. Normalmente, ele é rico em queratina, colágeno, óleos, proteínas e alguns ativos. Por isso, melhora a aparência e a saudabilidade do cabelo.

O botox é bastante indicado para pessoas que estão com os cabelos quebradiços, danificados, ressecados e sem vida. Problemas esses que, geralmente, são causados por procedimentos químicos ou por outros fatores externos.

Um dos pontos fortes do tratamento é que ele não altera a estrutura dos fios, então, não oferece o risco de danificá-los ou ressecá-los ainda mais durante o uso. O foco é, de fato, preencher a fibra capilar e recuperar a saúde das madeixas.

Benefícios do botox capilar

O botox não é considerado um tratamento por acaso. Ele proporciona uma série de vantagens aos fios e, justamente por isso, pode ser a salvação de um cabelo extremamente danificado e sem vida.

Os principais benefícios dele são:

  • Repõe a massa capilar e os nutrientes do cabelo;
  • Promove o alinhamento dos fios;
  • Hidrata e dá brilho;
  • Reduz o volume e o frizz;
  • Diminui as pontas duplas;
  • Aumenta a resistência e a flexibilidade dos fios.

Botox capilar alisa o cabelo?

Se a sua intenção é alisar o cabelo, o botox não é o tratamento adequado, pois que ele não possui formol em sua composição e nem tem a mesma função que uma escova progressiva ou outro alisamento, por exemplo.

Porém, como já citamos, o tratamento deixa os fios mais alinhados, com menos volume e quase nenhum frizz, então, pode deixar a sensação de cabelos mais lisos.

Mas isso não quer dizer que as mulheres de cabelos crespos ou cacheados não podem utilizá-lo, muito pelo contrário. O botox é uma ótima alternativa para quem deseja manter os fios saudáveis, definidos e sem danos.

Caso algum cabeleireiro ofereça esse procedimento para alisar o cabelo, desconfie da promessa e confira os componentes do produto que será utilizado.

Como é feito o botox capilar?

Fazer o botox capilar é bem simples e não leva muito tempo. Porém, recomendamos que ele seja aplicado por um profissional especialista em cabelos. Dessa forma, é bem mais fácil e mais seguro chegar ao resultado esperado.

Para que você entenda um pouco mais sobre o tratamento, separamos todos os passos que são seguidos durante a aplicação:

  1. Primeiro, lave os cabelos com um shampoo antirresíduos de limpeza profunda;
  2. Retire o excesso de água das madeixas e divida-as em algumas partes;
  3. Em seguida, aplique o botox nos fios ainda um pouco úmidos e, com a ajuda de um pente, vá penteando para que eles fiquem bem alinhados;
  4. Geralmente, o produto deve ficar agindo no cabelo por cerca de 30 minutos, mas o ideal é seguir o tempo recomendado pelo fabricante na embalagem;
  5. Para finalizar, é preciso enxaguar os cabelos, escová-los com a ajuda do secador e passar a chapinha, mecha por mecha, algumas vezes seguidas para selar os fios.

Dúvidas comuns sobre o botox capilar

Como já citamos, há tantas informações disponíveis sobre o botox que é comum haver dúvidas referentes ao procedimento. Por isso, selecionamos os cinco principais questionamentos sobre o tratamento e os respondemos. Confira!

Quais as diferenças entre botox capilar e escova progressiva?

Por mais que algumas pessoas afirmem que o botox capilar alisa os fios, essa afirmação não é verdadeira. O botox e a progressiva são totalmente diferentes, principalmente porque o primeiro tratamento não leva formol.

De forma resumida, a escova progressiva é um procedimento químico (com ou sem formol), que deixa os cabelos lisos por determinado período e pode causar grandes danos, principalmente se os fios já estiverem danificados por algum outro procedimento.

Já o botox, como citamos, atua como um tratamento que recupera os fios e os deixa com menos volume, menos frizz e mais brilho, mas sem alisar e sem oferecer uma longa duração.

Tem formol no botox capilar?

O botox capilar não contém formol, assim como em nenhum outro procedimento que tem o objetivo de tratar.

O motivo é simples: o formol é extremamente agressivo e pode gerar uma série de problemas aos fios e à saúde de quem o utiliza. E isso é totalmente o contrário do que o botox propõe: um cabelo recuperado, saudável e com muito brilho.

Quanto tempo dura o botox capilar?

O botox é um tratamento temporário, ou seja, não age no cabelo de forma definitiva. O efeito proporcionado por ele dura, em média, de 30 a 90 dias. Sempre dependendo da quantidade de vezes que você lava os cabelos, dos produtos que você utiliza e dos procedimentos que você realiza.

Passado esse tempo, se você quiser continuar com o mesmo efeito, vai ser preciso fazer uma nova aplicação.

Mas fique atenta e não utilize o produto em excesso para não sobrecarregar os fios. O ideal é que você visite um profissional com frequência para que ele defina um cronograma de aplicação, de forma saudável e sem riscos.

Quem tem cabelo crespo pode fazer botox capilar?

O botox capilar pode ser realizado em qualquer tipo de cabelo, inclusive nos crespos. Porém, ele não vai alisar os cachos. Então, se a sua intenção é ficar com os cabelos lisos, procure um procedimento específico para esse fim.

Nos cabelos crespos, o botox vai ajudar na recuperação, na definição dos cachos e na redução do frizz e do volume, além dos outros benefícios que já citamos.

Não faça botox esperando um alisamento ou o desmanche dos seus cachos. E, se algum cabeleireiro oferecer o botox com esse intuito, confira a composição do produto antes de realizar a aplicação.

Quais os efeitos do botox capilar no cabelo cacheado?

O efeito do botox no cabelo cacheado é bem parecido com o que ocorre no cabelo crespo: fios mais saudáveis, aumento do brilho e da hidratação, menos volume, mais definição, menos frizz e bastante flexibilidade.


Gostou deste artigo?