Cílios Fio a Fio: Saiba Como é Feito e os Cuidados Essenciais

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 21 de julho 2021

Por um longo tempo, a máscara era a principal forma de alongar os cílios e deixá-los mais volumosos. Porém, algumas técnicas mais realistas e duradouras surgiram, como é o caso do alongamento fio a fio. Conheça mais sobre a técnica e tire as principais dúvidas sobre ela!

O alongamento fio a fio é uma técnica utilizada por várias mulheres para deixar os cílios mais longos e naturais. No método, são colados cílios sintéticos em cada fio natural. Para mantê-los intactos por mais tempo, é necessário não tocá-los com frequência, retirar a make com cautela e penteá-los diariamente.

Ela é uma das técnicas de extensão de cílios mais buscadas, já que o resultado fica bem natural, sem os fios acumulados em um só lugar e dura um tempo bem razoável. Porém, para manter o resultado positivo, é necessário tomar alguns cuidados que contribuem para que eles fiquem intactos.

Como é feito o alongamento de cílios fio a fio?

O alongamento de cílios fio a fio não é um processo complexo, mas deve ser feito exclusivamente por profissionais qualificados. Todos os produtos utilizados precisam ser manuseados por especialistas, que fazem a extensão de maneira cuidadosa e delicada.

Todo o procedimento dura, em média, duas horas e começa depois que os fios inferiores são isolados com um patch. Para fazê-lo, a profissional utiliza pinças para separar os pelos e vai aplicando os cílios sintéticos ou de seda sobre cada cílio natural, um a um.

Os cílios sintéticos são mais espessos do que os naturais e possuem diferentes tamanhos (de 4 a 15 milímetros). A escolha é feita de acordo com o gosto da mulher, com o tamanho dos pelos originais e com o resultado esperado.

Para não causar alergias ou outros problemas, a cola utilizada é feita especialmente para esse fim e não encosta na pele, sendo aplicada diretamente nos fios.

Depois do alongamento, é preciso fazer manutenções a cada duas ou quatro semanas, pois os cílios naturais crescem e se renovam.

O que fazer para durar mais?

Como dissemos, a manutenção do alongamento é necessária, já que os cílios naturais – inevitavelmente – caem. Com isso, os fios sintéticos também vão caindo, resultando em menos volume e em alguns espaços com fios menores do que os demais.

Dessa forma, não há como fugir da manutenção, uma hora ou outra, ela precisa ser feita. Entretanto, separamos algumas dicas que vão contribuir para que o seu alongamento dure por mais tempo e a manutenção seja prolongada por mais alguns dias.

Evite o contato com água por 24 horas

Pelo menos nas primeiras 24 horas, não lave os olhos e nem permita que os cílios entrem em contato com a água, pois pode ser que a cola não esteja totalmente seca e comprometa o período de duração.

Cuidado com os cremes à base de óleo

Produtos à base de óleo também podem danificar o alongamento, principalmente nas primeiras 24 horas após o procedimento. O óleo presente nesses produtos pode contribuir para que a cola desgrude mais facilmente, diminuindo, assim, o período de duração dos cílios sintéticos.

Remova a maquiagem com cautela

As mulheres que têm costume de passar maquiagem nos olhos devem ter bastante cautela no momento de retirar esses produtos. Depois do alongamento, a região dos olhos precisa ser tocada com muito mais delicadeza e a maquiagem deve ser retirada da mesma forma, sem tocar os fios.

Não toque nos cílios

Evite ficar tocando ou mexendo nos cílios frequentemente. Isso contribui para que eles caiam mais rápido e também pode prejudicar os fios naturais, que estão presos aos sintéticos. O ideal é que você não puxe nem os que estão caindo, deixe essa parte com a profissional.

Cuidado para não esfregar os olhos

Complementando a dica anterior, você também não deve ficar esfregando os olhos ou coçando-os para não prejudicar os fios sintéticos e, consequentemente, os naturais. Além disso, a aparência dos cílios também é afetada quando você os esfrega ou mexe com muita frequência.

Penteie os cílios diariamente

Os cuidados exigidos não significam que você não deve se atentar à aparência dos cílios colocados, muito pelo contrário. Compre uma escovinha ou pente específico para cílios e penteie-os delicadamente todos os dias, deixando todos em ordem e bem alinhados.

Não utilize rímel

Não é proibido usar rímel em cima do alongamento de cílios, porém, também não é recomendado (e nem preciso). Com o alongamento, os fios ficam maiores e mais volumosos de uma forma bem natural. O rímel pode proporcionar um aspecto mais pesado, dificultar a retirada da maquiagem e danificar os cílios sintéticos.

Faça manutenções

Siga todas as recomendações dadas pela profissional, inclusive o calendário de manutenções. Elas são mais baratas do que a primeira aplicação e são primordiais para manter seus cílios longos e bonitos por mais tempo.

Dúvidas comuns sobre o alongamento de cílios fio a fio

É comum que surjam muitas dúvidas acerca do alongamento de cílios fio a fio, afinal, ele não é um procedimento barato e precisa de dedicação para manter o resultado bonito por mais tempo.

Pensando nisso, respondemos aos questionamentos mais comuns sobre os cílios fio a fio para sanar suas dúvidas de uma vez por todas. Confira as respostas!

O efeito é natural?

Sim, o resultado do alongamento fio a fio é bem natural. Isso porque os fios fake são colocados por cima dos fios naturais, obedecendo o tamanho, a espessura e a curvatura ideais. No fim, a aplicação fica bem proporcional e com a aparência de pelos naturais.

Os fios naturais são prejudicados?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o alongamento de cílios fio a fio não prejudica e nem causa a queda dos pelos naturais. Mesmo com os cílios sintéticos grudados, tudo ocorre como deve ocorrer: os fios naturais caem naturalmente (junto com os que foram colocados) e dão espaço para outros nascerem ali.

O procedimento é demorado e dói?

Para ficar pronto, o alongamento dura cerca de duas horas, dependendo da profissional, da quantidade de cílios que a mulher possui e do resultado que ela solicitou.

Quanto à dor, o procedimento não causa nenhuma. Inclusive, é um momento em que a cliente fica de olhos fechados e focada apenas em relaxar.

Todo mundo pode fazer? Há contraindicações?

Como não é um procedimento interno, não há muitas restrições e pode ser feito pela maioria das mulheres. No entanto, há algumas ressalvas: não é recomendado fazer o alongamento em cílios que estão com falhas ou que não estão saudáveis, o ideal é tratá-los primeiro.

Além disso, ele não deve ser feito em pessoas que tenham infecções nos olhos ou alguma alergia aos materiais utilizados no processo.

Os fios naturais caem com os postiços? Pode puxar os que estão soltando?

É totalmente normal que os cílios naturais caiam, já que faz parte do ciclo comum. Com isso, pode ser que os fios sintéticos também caiam durante esse processo, principalmente se estiver muito pesado e sem manutenção por um longo tempo.

Porém, ainda que eles estejam soltando, não indicamos que sejam puxados. O ideal é aguardar eles caírem naturalmente ou consultar a profissional responsável pela manutenção.

É preciso dar um tempo entre os procedimentos?

Sim, não é recomendado ficar fazendo vários alongamentos seguidos sem dar um tempo para que os cílios naturais possam “respirar” e se fortalecer. O ideal é conversar com a profissional que faz o alongamento para saber quando esse tempo deve ser dado.

O intervalo pode variar de acordo com a força dos cílios e com a qualidade do trabalho feito e dos produtos utilizados. Mas a pausa deve ser de, pelo menos, 30 dias.


Gostou deste artigo?