Colágeno Verisol ou Hidrolisado: Conheça o Melhor para Pele
Atualizado 19 de outubro 2021
O colágeno é uma proteína conhecida por ajudar a dar sustentação e elasticidade para a pele. Mas você já parou para pensar qual é o melhor colágeno para isso? O Verisol ou Hidrolisado? Descubra neste texto.
O colágeno mais indicado para a pele é o Verisol, porque ele é feito exclusivamente para tratá-la. Ele melhora a hidratação, promove a elasticidade, reduz rugas, linhas de expressão, e ajuda em outras coisas. Mas o hidrolisado também não fica muito para trás e também promove alguns benefícios para a pele.
Contudo, neste texto mostramos as principais diferenças entre o colágeno hidrolisado e o Verisol, como escolher o melhor colágeno para comprar, qual a quantidade indicada para ingerir diariamente, e o melhor horário para tomar. Confira.
Qual o melhor tipo de colágeno para a pele
O colágeno é uma proteína encontrada na pele, cabelos, ossos, unhas, articulações e cartilagens. Ele é muito importante porque promove a sustentação, elasticidade e firmeza da pele, e ajuda a proteger a estrutura dos tecidos do nosso corpo e fortalecer as articulações.
Ele é produzido por nossas células desde o nosso nascimento, mas com o tempo a produção de colágeno vai reduzindo naturalmente, e por isso é necessária a suplementação, para manter a saúde da pele, unhas, cabelos e ossos.
Costuma ser muito utilizado por praticantes de esportes, pessoas que querem cuidar da beleza e pessoas idosas. Os principais tipos de colágeno disponíveis são: colágeno hidrolisado tipo 1,2 e 3 e o Verisol.
Dentre essas opções, o mais indicado para quem quer cuidar da pele é o Verisol, porque ele tem efeito mais rápido e é desenvolvido exclusivamente para a pele. Mas isso não quer dizer que o colágeno Hidrolisado não funciona, digamos que ele tem benefícios mais amplos para saúde, servindo para a pele e também para outras coisas.
Diferença de colágeno Verisol e hidrolisado
A seguir mostramos como cada colágeno atua no corpo e quais são suas principais diferenças.
Colágeno hidrolisado
O colágeno hidrolisado é um suplemento feito de colágeno, que passa pelo processo de hidrólise, quando as moléculas são quebradas em partes pequenas para serem absorvidas mais facilmente pelo organismo.
Ele não repõe o colágeno perdido, mas estimula a sua produção. Esse tipo de colágeno além de melhorar a saúde da pele, também atua melhorando as cartilagens e ossos.
Se você já ouviu falar sobre o termo "peptídeos de colageno", saiba que ele é praticamente o mesmo que o colágeno hidrolisado, o que acontece é que são palavras usadas alternadamente para designar o mesmo produto. Sendo que os peptídeos de colágeno se referem ao produto final.
Portanto, o colágeno hidrolisado possui três tipos, sendo o 1 e o 3 mais para a pele, enquanto o 2 é mais relacionado a problemas na articulação.
Colágeno hidrolisado tipo 1
Esse tipo de colágeno é o mais comum em nosso corpo, ele é produzido em mais abundância dentro do nosso organismo. Sendo encontrado na cartilagem fibrosa, nos tendões, no tecido conjuntivo frouxo comum e denso.
O colágeno tipo 1 forma fibrilas longas que ajudam a dar grandes resistências aos tendões e juntas. E fornece elasticidade para a pele, é inclusive muito bom para a saúde dos cabelos e unhas. Por isso, é o mais indicado entre os hidrolisados para dar saúde à pele.
Colágeno hidrolisado tipo 2
É produzido pelas células condrócitos, que estão presentes no tecido cartilaginoso, ele aparece na cartilagem elatina e na hialina, nos olhos e nos discos intervertebrais. Esse colágeno é muito semelhante ao primeiro, porém é mais indicado para as cartilagens e articulações ao invés da pele.
Por isso, quem tem artrite pode se beneficiar desse colágeno, porque ele pode ajudar a diminuir as dores e fortalecer o organismo. Geralmente, o colágeno tipo 2 é o mais caro entre todos.
Colágeno hidrolisado tipo 3
O colágeno tipo 3 é encontrado na pele, nos vasos arteriais, nos órgãos internos como no útero da mulher e nos intestinos. Ele é o que mais sofre redução no corpo e o mais indicado para tratar a saúde de modo geral.
Também é o mais indicado para suplementação, que pode ser consumido tanto em formato hidrolisado ou in natura, para ter benefícios na saúde e beleza. Esse tipo de colágeno geralmente é encontrado junto (no mesmo produto) com o tipo 1.
Colágeno Verisol
O colágeno Verisol é uma combinação de peptídeos bioativos de colágeno aproveitados por meio de um enzimas patenteadas. Ele possui possui partes únicas da proteína de colágeno hidrolisado, que são exclusivamente feitas para atuar nas células da pele, por isso sua absorção consegue ser mais rápida.
Ele é indicado para pessoas que querem melhorar o aspecto da pele e mantê-la jovem, porque ajuda contra o envelhecimento da epiderme. O Verisol funciona melhor do que outros tratamentos superficiais, como cremes antirrugas, porque ele age de dentro para fora, nas camadas mais profundas da pele.
Então, o fato dele ser uma molécula pequena, faz com que ao ingerirmos, ele consiga ser melhor absorvido e aderido, ajudando na saúde da pele, e também no crescimento e fortalecimento das unhas e cabelos.
Ele possui uma vantagem em relação ao colágeno hidrolisado, percebida por quem usa por mais de 8 semanas, porque atua diretamente nas células da pele. Por isso, em pouco tempo já é possível ver uma melhora.
Quais os benefícios do colágeno para a pele?
Os principais benefícios são:
- Ajuda no processo de cicatrização;
- Melhora a firmeza da pele;
- Fornece mais elasticidade;
- Trata os efeitos da flacidez;
- Previne o envelhecimento;
- Ameniza rugas e linhas de expressão;
- Melhora a hidratação da epiderme;
- Previne o aparecimento de estrias e celulites.
Para ter seus benefícios completos, é indicado procurar colágenos que já acompanham vitaminas, como por exemplo a vitamina C, porque as vitaminas ajudam na absorção do colágeno. Outra dica é tomar junto com suco de limão ou laranja.
Quando começar a tomar colágeno?
É recomendado começar a tomar o colágeno a partir dos 25 anos, quando os fibroblastos (colágeno e elastina) diminuem a sua produção, com isso a pele começa a envelhecer mais rápido. Por isso, esse é o momento ideal para começar, e ajudar a aumentar a produção de colágeno.
Mas, ele é imprescindível para pessoas da terceira idade, porque é a fase da vida onde os problemas de saúde mais aparecem, e por isso, a suplementação se torna cada vez mais importante.
Lembrando que o colágeno também é recomendado para pessoas que possuem problemas nas articulações, ou que querem acelerar a cicatrização de feridas, e manter a firmeza da pele.
Outras indicações ao uso de colágeno são para pessoas que costumam se expor muito ao sol, e que fumam. Porque, costumam ter envelhecimento precoce da pele, e o colágeno é responsável pela renovação celular da mesma.
Quanto de colágeno devo tomar por dia?
O colágeno hidrolisado precisa ser ingerido de 8 a 10 gramas por dia, para obter resultados satisfatórios. Enquanto a ingestão do Verisol é de somente 2,5 gramas por dia, por ser aderido mais facilmente e ter o resultado mais rápido.
O colágeno pode ser usado por meio de cápsulas, gomas, sachês ou pó e não há contraindicações para seu uso.
É indicado ingerir o colágeno à noite?
O horário mais recomendado para tomar colágeno é à noite, ou logo após o jantar, porque os componentes do colágeno têm melhor absorção pelo organismo.
Mas se você quer emagrecer é indicado tomar o colágeno 30 minutos antes das principais refeições como almoço e jantar, porque ele dá saciedade ao corpo, o que faz a pessoa comer menos em seguida.
Para quem pratica atividades físicas, o que é muito recomendado, o ideal é tomar o colágeno de 30 a 40 minutos antes dos exercícios.
Como saber se o colágeno é verdadeiro?
Para descobrir se o colágeno que você quer comprar é de qualidade, você deve buscar por aqueles que digam, em sua embalagem, ser Peptídeos bioativos de colágeno.
Ao comprar o colágeno Verisol verifique se ele possui o selo de Verisol, que é patenteado. Também, verifique no rótulo do produto, ele deve possuir 2,5g de Verisol na porção sugerida pelo rótulo.
Você também pode verificar o certificado de qualidade da análise de concentração do produto, que elimina a chance do produto ser alterado (que diminui sua qualidade).
Agora que você já sabe qual o melhor tipo de colágeno para pele, escolha aquele que mais trará benefícios para você. Mas lembre-se, para saber com propriedade qual vai ser mais vantajoso para seu tipo de problema, consulte um médico ou nutricionista.