Como Aumentar o Leite Materno? Confira 8 Dicas Essenciais
Atualizado 20 de agosto 2021
Para muitas mulheres, amamentar não é uma tarefa fácil, principalmente nos primeiros meses de vida do bebê. E se você está tendo dificuldades com a quantidade de leite materno produzido, nós selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a resolver o problema.
Antes mesmo de o bebê nascer, o corpo da mulher já vai se preparando para a amamentação. Depois do parto, alguns hormônios estimulam a produção e, quanto mais o bebê mama, mais leite é produzido. Nos casos em que o leite diminuiu, o ideal é comer bem, se hidratar, descansar e amamentar por livre demanda.
Entretanto, não se desespere antes de saber se realmente o seu leite está diminuindo. Muitas vezes, a quantidade que você produz é adequada para o seu filho e ele fica satisfeito com ela. Saiba como descobrir se o seu leite está sendo suficiente e algumas dicas básicas para aumentar a produção.
O que pode diminuir o leite materno?
Embora seja preocupante para algumas mamães, a produção de leite materno acontece de forma natural e, normalmente, de acordo com a necessidade de cada bebê. Ou seja, quanto mais ele mama, mais leite é produzido. Caso ele não mame muito, a produção também acaba caindo.
Porém, existem algumas situações que fazem com que o corpo produza uma quantidade menor de leite. Separamos algumas delas para te ajudar a descobrir o que pode estar causando a sua diminuição:
- Estresse e ansiedade: O corpo de uma mãe que está muito estressada, sobrecarregada ou ansiosa, acaba liberando algumas substâncias que interferem e atrapalham a produção do leite.
- Pega incorreta ou falta de estímulo: Se o seu bebê ainda não faz a pega correta ou não mama em uma frequência adequada, a mama não é esvaziada e o corpo diminui a produção de leite automaticamente.
- Consumo de álcool: O álcool inibe a prolactina (hormônio responsável pela produção do leite), por isso, a recomendação é que as lactantes não o consumam.
- Uso de medicamentos: Alguns medicamentos possuem substâncias que também interferem na produção do leite materno, inclusive pílulas anticoncepcionais. O ideal é não tomar nenhum remédio sem recomendação médica.
Entretanto, se você não reconhece nenhum dos motivos que listamos, a melhor alternativa é marcar uma consulta com seu médico para saber se a produção de leite realmente está baixa e o que pode estar dificultando o processo.
Como saber se o bebê está mamando o suficiente?
Como dissemos, normalmente, o leite é produzido de acordo com o consumo. Então, pode ser que a quantidade que o seu corpo produz esteja sendo suficiente para o seu bebê.
Para saber se ele está se alimentando bem, você pode observar alguns fatores importantes, como: a quantidade de mamadas, o ganho de peso, o comportamento dele e o som que ele faz enquanto mama, como seu seio fica após cada mamada e a quantidade de xixi e de cocô feita durante o dia.
Esses são os principais pontos que você deve prestar atenção. Se eles estiverem dentro da normalidade, provavelmente, o seu filho está mamando na quantidade adequada.
Dicas para aumentar a produção do leite materno
Você tem notado que a produção do seu leite materno diminuiu? Nós separamos algumas dicas simples que podem aumentar a quantidade de leite que você produz. Confira!
Beber muita água
Todas as pessoas devem beber uma grande quantidade de água diariamente. Mas quando se trata de uma mulher que está amamentando, o consumo deve ser maior ainda. Isso porque as lactantes perdem mais líquidos durante a amamentação, e eles precisam ser repostos.
Para manter a hidratação e o corpo apto para a produção de leite, o ideal é que as mamães tomem de três a quatro litros de água por dia.
Dieta equilibrada
Comer bem também é uma peça-chave para a produção adequada de leite, principalmente porque o gasto de energia entre uma mamada e outra é bem grande.
Não existe uma dieta pronta e restritiva, mas é recomendável que você opte por alimentos saudáveis e ricos em nutrientes. Inclua frutas, verduras, grãos e proteínas magras na sua alimentação diária. Já os industrializados, devem ser evitados.
Esteja descansada
Nem sempre uma mãe que amamenta consegue dormir bem durante à noite, afinal, o bebê acorda algumas vezes para mamar, principalmente nos primeiros meses. Porém, um bom descanso é necessário, já que interfere diretamente na produção de leite.
Nas noites mal dormidas, tente descansar com o seu filho, enquanto ele estiver dormindo. Pode parecer pouco tempo, mas ajuda o corpo a trabalhar em harmonia.
Faça massagem nos seios
Fazer massagens delicadamente nas mamas também pode ajudar no estímulo à produção de leite e ainda evitar empedramentos.
Os toques são bem simples: com as duas mãos, massageie cada uma das mamas (até o mamilo), fazendo movimentos circulares. Se preferir, faça uma compressa morna antes, pois ela vai ajudar a dilatar as glândulas mamárias.
Amamente livremente
Como já citamos, quanto mais leite o seu bebê consome, mais o seu corpo produz. Então, não imponha regras ou determine horários específicos para as mamadas, dê o peito sempre que ele sentir fome.
A livre demanda ajuda a esvaziar a mama e a manter a produção adequada de leite.
Ajuste a “pega” do bebê
Não é incomum que alguns bebês peguem o peito de forma errada na hora de mamar. Caso isso esteja acontecendo, busque formas de fazer o ajuste da pega para que tudo funcione normalmente bem.
Para sugar da forma correta, a criança deve pegar a aréola, e não o bico. O ideal é que a boca dela fique bem aberta e encaixada, assim, ele suga corretamente e estimula a produção de mais leite.
Esvazie a mama
Conclua o ciclo da amamentação! Só assim, o seu corpo vai entender que precisa produzir mais leite. Se o seu filho não mamar adequadamente em cada um dos seios, o organismo entende que precisa reduzir a produção.
Dê leite sempre que ele sentir necessidade, no ritmo dele e na quantidade que ele quiser. Além disso, permita que as mamas esvaziem para que mais líquido seja produzido.
Chá misto da mamãe
Existem chás que podem ajudar no aumento da produção de leite, e o Chá Misto da Mamãe, da Weleda, é um deles. Ele é 100% natural, sem corantes ou conservantes artificiais e pode ser preparado rapidamente.
Na fórmula, há cinco ingredientes importantes: melissa, alcarávia, funcho, erva doce e rosa silvestre.
Ele foi desenvolvido especialmente para as mamães que estão amamentando e precisam ficar calmas, tranquilas e hidratadas. Dessa forma, atua como um complemento e auxilia no estímulo à produção de leite nas mães que estão tendo problemas com a diminuição.