Como Fazer Co-Wash Corretamente? Saiba Como Começar!
Atualizado 28 de setembro 2021
Normalmente, quem está com os cabelos ressecados e quer recuperá-los aposta em uma série de procedimentos que prometem ajudar nessa tarefa, e o co-wash é um deles. Neste artigo, confira como funciona essa técnica e como fazê-la corretamente na sua casa.
O co-wash é uma técnica de lavagem dos cabelos apenas com condicionador, sem o uso de shampoo, já que a maioria deles possui substâncias que podem fazer mal aos fios, inclusive ressecá-los. Fazer co-wash é bem simples, basta utilizar o condicionador para lavar as madeixas, da mesma forma que o shampoo seria usado na lavagem.
Apesar de ser bem simples, algumas pessoas têm dúvidas sobre a correta aplicação do condicionador durante o co-wash. Por isso, nós respondemos os principais questionamentos sobre o assunto para você não errar durante a aplicação da técnica nos seus fios.
O que é co-wash?
Como já adiantamos, o co-wash é uma técnica de lavagem dos cabelos sem a presença de shampoo. Fugindo do costume, apenas o condicionador é utilizado para fazer a limpeza dos fios. O termo é resultado da redução das palavras “conditioner washing”, que em português é traduzido para: “lavagem com condicionador”.
Nem todos sabem, mas apesar de deixar os cabelos limpinhos e com um cheiro agradável, os shampoos possuem substâncias como parabenos, sulfatos, petrolatos e silicones em sua composição.
Esses elementos podem agredir os fios, ressecá-los, retirar importantes nutrientes e óleos naturais, causar quedas e, alguns deles, como os derivados do petróleo, podem até ser cancerígenos.
Geralmente, pelo que nos é ensinado desde que somos pequenos, acreditamos que o shampoo é o produto que devemos usar para fazer a limpeza dos fios. Porém, o condicionador também possui substâncias que limpam os cabelos, mas tem menos componentes químicos em sua fórmula e é capaz de preservar os óleos naturais.
Quantas vezes posso fazer co-wash por semana?
Não há uma regra ou uma quantidade exata de vezes por semana para você fazer co-wash. Essa decisão vai depender exclusivamente de você e da adaptação dos seus fios com a técnica de lavagem.
Se você costuma lavar os cabelos todos os dias (ou quase), nada te impede de fazer co-wash sempre, já que ele é menos agressivo. Mas enquanto estiver em fase de adaptação com a técnica, você pode ir intercalando as lavagens, fazendo alguns dias com shampoo e outros apenas com o condicionador, até seu cabelo ficar totalmente adaptado e sem um aspecto “estranho” quando for lavado sem o shampoo.
Caso queira ou caso tenha cabelos oleosos, você pode fazer co-wash apenas uma vez por semana ou intercalar e lavar as outras vezes necessárias com shampoo. Porém, como dissemos, depende exclusivamente de você, da sua adaptação e da sua rotina.
Quem pode fazer co-wash?
Por não conter nenhum produto diferente ou que prejudique os cabelos, o co-wash pode ser feito por qualquer pessoa. Porém, é preciso que você conheça bem os seus cabelos antes de começar a aplicar a técnica e veja se ela realmente vai fazer bem a eles.
Um dos pontos que você deve prestar atenção é que, diferente do shampoo, o condicionador preserva a oleosidade natural dos fios, logo, não é muito indicado para quem tem cabelos oleosos.
Sendo assim, essa técnica é uma ótima opção para os cabelos secos e é mais recomendada para pessoas que tenham cabelos cacheados, crespos, ressecados, quimicamente tratados, tingidos ou descoloridos.
Pode fazer co-wash em cabelo oleoso?
Não há nada que impede uma pessoa com cabelo oleoso de testar o co-wash, porém ele não é indicado para esse tipo de cabelo, mas pode ser usado em dias alternados com o shampoo.
Como dissemos, com usos excessivos, o shampoo pode retirar os óleos naturais dos fios e ressecá-los. Ao contrário disso, fazer uma lavagem apenas com o condicionador vai manter a oleosidade natural, que não sairá dos seus cabelos.
Como fazer co-wash corretamente
Você já deve ter percebido que fazer co-wash é bem simples e que ele pode ser feito por qualquer pessoa, pois segue a mesma rotina de lavagem com shampoo. Mas nós separamos um passo a passo detalhado para quem deseja fazer a técnica em casa da forma correta. Confira:
- Molhe os cabelos como de costume antes de fazer a lavagem. Nunca com água muito quente;
- Retire o excesso de água para que o condicionador possa penetrar nos fios;
- Aplique o condicionador nos cabelos, da raiz até as pontas, na mesma quantidade que você aplicaria de shampoo;
- Massageie as mechas e o couro cabeludo suavemente para fazer a limpeza;
- Enxague para retirar todo o produto dos fios.
Posso fazer co-wash e hidratação?
Com o co-wash, os seus cabelos vão ficar naturalmente mais hidratados. Mas ainda assim, você pode fazer uma hidratação normalmente após a lavagem.
Nesses casos, o condicionador vai fazer a limpeza dos fios e, depois disso, você já pode aplicar a sua máscara de tratamento e hidratá-los como de costume, seguindo a sua rotina capilar.
Como saber se um produto é liberado para co-wash?
Além de seguir o passo a passo correto para a aplicação, também é preciso ficar atenta aos produtos que serão usados durante a técnica.
Nós destacamos que os shampoos fazem mal aos fios por causa dos componentes químicos que estão na sua fórmula, e de nada adiantaria se você fizesse co-wash com um condicionador feito com as mesmas substâncias. Por isso, fique bem atenta aos rótulos do condicionador para evitar problemas, principalmente no seu couro cabeludo.
Utilize um produto que ofereça benefícios para os fios, que tenha um agente de limpeza na composição e que seja livre de substâncias como sulfatos, cera, óleos minerais, silicones insolúveis, petrolato, parafina líquida e vaselina.