Unha Francesinha: 6 Técnicas Fáceis para Fazer Sozinha

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 06 de outubro 2021

A francesinha é a alternativa perfeita para quem gosta de unhas bonitas, simples e delicadas. Porém, nem todo mundo consegue fazê-la corretamente. Quer aprender a fazer em você mesma? Nós selecionamos técnicas fáceis e rápidas para começar a praticar!

Mesmo tratando-se de um traço simples, muitas pessoas encontram dificuldades para fazer a unha francesinha sozinha. Entretanto, existem algumas técnicas que facilitam a reprodução, com a ajuda de carimbos caseiros, fitas, do pincel do esmalte e até dos próprios dedos das mãos.

Vale ressaltar que nem todo mundo acerta logo na primeira vez. Mas escolhendo a técnica certa, um esmalte ideal e algumas tentativas depois, com certeza, é possível fazer uma francesinha perfeita. Confira as melhores dicas e coloque a mão na massa!

Como fazer francesinha sozinha em casa

A unha francesinha é um clássico e combina com eventos dos mais simples até os mais sofisticados. E para garantir que você fique com as unhas perfeitas sem sair de casa, nós selecionamos seis técnicas fáceis para você fazer sozinha.

Escolha a que mais se adequa a você e comece a praticar a partir de agora! Ah, e se quiser ousar, adapte as técnicas para fazer inglesinhas, as francesinhas com esmaltes coloridos.

1. Francesinha com carimbo

Existem alguns carimbos especiais para fazer francesinhas perfeitas e proporcionais. Porém, nem todos funcionam tão bem quanto prometem.

Para resolver esse problema, você pode improvisar e fazer o seu próprio “carimbo” caseiro. Basta pegar uma esponjinha de cozinha (ou de maquiagem) ou uma bexiga um pouco cheia, com água dentro.

Em todos os casos, embrulhe o objeto com papel filme, deposite um pouco de esmalte nele e carimbe a ponta das unhas. Só isso! De forma bem simples, a sua francesinha vai ficar perfeita.

2. Francesinha com fita

Fazer francesinha com fita adesiva é uma das técnicas mais simples que existem e também a mais utilizada. Porém, o ideal é que você não coloque base e nenhum outro esmalte por baixo dela, assim a fita não irá arrancar o trabalho feito anteriormente.

O passo a passo é bem básico: corte dez pedaços de fita adesiva e cole em todas as unhas, deixando de fora apenas a parte que você vai pintar. Passe duas demãos de esmalte branco nas pontas de cada unha, espere secar e retire as fitas. Para finalizar, passe duas demãos de esmalte renda (ou uma de cintilante e outra de renda) e as suas unhas já vão estar prontas!

3. Francesinha com o polegar

Que tal fazer sua francesinha sem usar objeto nenhum? Apenas com um dos dedos, é possível caprichar nas unhas.

Para isso, deposite um pouco de esmalte no seu polegar e aplique na ponta de cada unha, arrastando para o lado. É preciso ter um pouco de cuidado para não tremer as mãos. Mas com um pouco de prática, dá super certo.

E para que os traços fiquem em tamanhos proporcionais, deposite a mesma quantidade de esmalte no polegar para fazê-los em cada unha.

4. Com o pincel do esmalte cortado

Se você tem a mão firme e gosta de fazer a francesinha com pincéis mais finos, nem precisa gastar dinheiro. Sabe aquele esmalte que já acabou e vai para o lixo? Pegue o pincel dele, higienize bem e corte metade das cerdas, deixando-as da largura que você quer a sua francesinha.

Com o pincel fininho, fica muito mais fácil fazer os traços do mesmo tamanho, mesmo que você precise parar a francesinha no meio da unha.

5. Francesinha unindo as laterais

Para algumas mulheres, a parte mais difícil da francesinha é fazer todo o traço sem tremer ou borrar. Mas se você quer resolver esse problema e gosta da francesinha curvada – que lembra um sorriso –, existe uma forma simples de fazê-la.

Com o pincel do próprio esmalte, faça um traço diagonal em uma das laterais da unha e depois faça o mesmo na outra lateral. Para finalizar o "sorriso", una os dois pontos com um traço reto no meio da unha. Simples e sem truques!

5. Francesinha sorriso unindo as laterais

6. Com o próprio pincel do esmalte

Apenas olhando, pode parecer super difícil fazer a francesinha com o pincel do próprio esmalte, mas não é tão complicado quanto parece.

Existem duas formas que você pode tentar e ver a que mais se adapta com você. A primeira é dando leves batidinhas na unha com a ponta do pincel, sempre seguindo o tamanho que você deseja para o seu traço.

E a segunda é a mais tradicional: passe o pincel de uma ponta da unha até a outra, formando uma linha reta. Pode ser que você sinta dificuldade em fazer os traços do mesmo tamanho. Se isso acontecer, faça uma pequena marcação antes de começar cada um deles.

Escolha sempre os esmaltes corretos

Selecione bem os esmaltes que você vai usar nas unhas, pois eles farão toda a diferença. Normalmente, três são essenciais: a base, o branco para fazer a francesinha e o “renda” para servir de cobertura.

Mas, se quiser ir além, você pode colocar um esmalte perolado em cima da base e continuar o processo normalmente. O esmlate perolado deixa o "renda" mais bonito e uniforme, sendo muito indicado após a base.


Esmalte perolado




Enquanto não tiver prática ou utilizar algum método que possa estragar o esmalte base, o ideal é que você faça a francesinha primeiro, e só depois passe os dois por cima. A escolha fica a seu critério e não vai fazer muita diferença. De qualquer forma, a francesinha, com certeza, vai ficar incrível!


Gostou deste artigo?