Como Lidar com a Sogra? 7 Dicas para Melhorar a Relação

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 01 de outubro 2021

Em alguns casos, é comum que, mesmo após anos de relacionamento, a mulher e a mãe do parceiro sintam dificuldades para manter uma boa relação. Está passando por esse problema? Nós trouxemos boas dicas de como lidar com a sogra da melhor forma!

Nem todas as mulheres se dão bem com a sogra, e isso é mais comum do que parece. Porém, você pode reverter a situação e tentar melhorar esse relacionamento. Para isso, busque uma aproximação, tente entender os motivos dela, defina os seus limites e, sempre que for necessário, converse com o seu companheiro.

É importante ressaltar que não é porque vocês são nora e sogra que precisam se odiar ou se amar incondicionalmente. Como acontece com qualquer outra pessoa, a relação deve ser espontânea e ocorrer de forma natural. Confira algumas dicas para que o relacionamento dê certo, sem precisar “forçar a barra”.

Por que sua sogra não gosta de você?

Se você parar para pensar, com certeza, vai se lembrar facilmente de pessoas e até piadas que relatam as dificuldades de se relacionar bem com a sogra. Tanto por parte dos homens quanto das mulheres. Porém, algumas vezes, a ideia de que todas as sogras são complicadas não passa de um estereótipo.

Não se apegue ao fato de que, só porque ela é mãe do seu companheiro, não gosta de você. Embora existam vários casos assim, não é uma regra. E também não existem poucas exceções. É possível que a nora e a sogra se deem muito bem ou, pelo menos, não tenham problemas.

Entretanto, isso não exclui o fato de que, em alguns casos, a convivência pode ser bem difícil, principalmente se nenhuma das duas estiverem dispostas a dar o braço a torcer. O motivo mais comum é o medo que a mãe tem de que o filho se afaste, não a veja mais com os mesmos olhos ou não se importe mais com ela. Em outras palavras, são apenas ciúmes.

Dicas para lidar com a sogra

Mesmo que você e a sua sogra não sejam próximas, o ideal é que vocês, pelo menos, tenham uma convivência agradável e fiquem longe de problemas. Mas se até agora ela não demonstrou que vai fazer algo para mudar a situação, talvez seja a hora de você agir.

Quer dar os primeiros passos para ter um bom convívio? Confira sete dicas para lidar com a sua sogra e deixar a relação de vocês mais harmoniosa!

Seja o lado leve da balança

Para que a situação seja resolvida, é necessário que alguém levante a bandeira branca. E que tal esse alguém ser você? Mostre para a sua sogra que não está ali para competir e nem quer interferir na relação dela com o filho.

Sabe os comentários maldosos, as piadinhas e as cutucadas? Ignore. Ficar discutindo ou rebatendo só dá mais motivos para ela cultivar intrigas. Com certeza, uma hora ou outra, ela vai perceber que está brigando sozinha.

Mas claro, não permita que ela crie situações extremas, a ponto de atrapalhar o relacionamento entre você e o seu companheiro.

Procure entender ela

Em alguns casos, as atitudes da sua sogra não são apenas para te atingir. Pode ser estranho ler isso, mas é verdade. Como dissemos, algumas mães são tão apegadas com os filhos que acabam sentindo ciúmes do relacionamento que eles têm com outra mulher.

Sendo assim, por mais que seja difícil, tente se colocar no lugar dela por alguns minutos. Leve em conta a relação de mãe e filho que eles tinham antes, e como ela ficou depois que você apareceu. Não se culpe, mas tente entender alguns comportamentos dela.

Busque ter um bom relacionamento

Faça um esforço e tente se aproximar da sua sogra, de forma natural. Não precisa ser nada grandioso ou especial, foque no dia a dia. Essa é a melhor maneira de estreitar os laços entre vocês sem forçar a barra.

Prepare uma refeição que ela gosta, chame-a para sair, assistam a programas/filmes/séries juntas e convide-a para ir à sua casa. Solte a criatividade e encaixe-a em alguns programas da sua rotina.

Evite que ela saiba dos desentendimentos do casal

Mesmo que a relação entre vocês melhore, tente não desabafar com ela sobre os problemas entre você e o seu companheiro. Caso contrário, ela pode se sentir no direito de opinar no relacionamento de vocês.

Desentendimentos passageiros são normais e, provavelmente, vocês logo se resolverão. Não abra margens para que a sua sogra tome partido (de um lado ou de outro) e acabe piorando ainda mais a situação.

Não deixe de ir na casa da sogra

Talvez você não se sinta confortável em frequentar a casa da sua sogra. Mas, a menos que ela diga que não te quer lá, continue acompanhando o seu parceiro nas visitas. Faça a sua parte e deixe as coisas correrem normalmente. Afinal, você não vai precisar morar lá.

Se não quiser, não precisa ir todos os dias ou em todos os eventos familiares, mas não deixe de ir pelo menos algumas vezes. Evite situações que possam desgastar o seu casamento e te colocar na posição de "culpada".

Defina os seus limites

Você não pode (e nem deve) acatar tudo o que a sua sogra disser. Sempre que ela estiver passando dos limites, deixe claro que você não está confortável com a situação. Não precisa brigar ou ser mal educada, mas mostre sua insatisfação.

Lembre-se que se esforçar para ter uma boa relação é diferente de ceder a todos os gostos dela. Em alguns casos, ela pode usar isso para te manipular ou entrar em assuntos que deveriam ser resolvidos pelo casal.

Seja clara com o seu namorado/marido

Normalmente, quando há um desentendimento entre nora e sogra, o homem fica entre “a cruz e a espada”, sem saber de que lado ficar. Por isso, não peça para o seu companheiro assumir o papel de juiz.

Entretanto, converse francamente com ele sobre toda a situação e deixe claro o que está te fazendo mal. Não fique xingando ou fazendo uma lista de defeitos da sua sogra, foque em acontecimentos. Dessa forma, fica mais fácil para ele entender o que está havendo.

Não o coloque contra ela, porém, deixe claro o motivo de estar chateada. Também não espere uma atitude imediata da parte dele, afinal, ela é a mãe e, com certeza, ele precisará de um tempo para digerir tudo antes de agir.

Você pode escolher como quer enfrentar esse relacionamento

Pode ser que mesmo que você se esforce bastante, siga todas as dicas e lute por um relacionamento mais harmonioso, a sua sogra não demonstre nenhum sinal de que deseja conviver de forma pacífica. Nesse caso, não insista e nem tente fazer milagres.

Ter uma boa relação e se dar bem com a sogra é o que a maioria das mulheres desejam, porém, nem sempre é possível. E, se você já fez tudo o que podia, a culpa não é sua. Não tente uma aproximação com alguém que não dá a mínima para você.

Deixe o seu parceiro ciente do que está acontecendo e siga em frente. O mais importante é que o casal esteja bem e não se deixe abalar por intrigas com a família de nenhum dos dois. Foquem no relacionamento de vocês e não nas pessoas que não torcem por ele.


Gostou deste artigo?