Como Parar de Roer as Unhas? Confira as 9 Melhores Dicas!

Juliana Mafra
Juliana Mafra
Atualizado 18 de maio 2021

Roer as unhas é um hábito que pode parecer inofensivo, mas que pode trazer consequências sérias! Por isso, neste texto mostraremos quais são os males de roer as unhas e as melhores dicas para parar com essa compulsão. Acompanhe!

Para parar de roer as unhas, primeiro você precisa identificar quais são os gatilhos que te levam a fazer isso. Pode ser por ansiedade, nervosismo ou estresse. E, em seguida, aplicar algumas técnicas que vão te ajudar a se ver livre desse problema, como, por exemplo, usar produtos específicos para esse fim.

Portanto, para saber quais as melhores dicas que vão te ajudar a parar com esse hábito, continue lendo o texto. Explicaremos tudo detalhadamente a fim de te ajudar a parar de roer as unhas!

Roer as unhas faz mal?

O hábito pode ser visto apenas como uma mania inocente, mas roer as unhas pode trazer vários malefícios para a saúde. Alguns exemplos são:

  • Surgir ferimentos na pele dos dedos e nas cutículas, que podem facilitar a infecção por bactérias e fungos;
  • Fazer as unhas crescerem de forma estranha e danificar a pele ao redor delas, deixando um aspecto deformado nos dedos, que pode causar constrangimentos;
  • Ter mais doenças, pelo fato de colocar a mão na boca várias vezes, facilitando a entrada de vírus e bactérias no organismo, o que pode desencadear várias enfermidades;
  • Ajudar a desenvolver problemas gastrointestinais, como gastrites e gastroenterites;
  • Deixar seus dentes desgastados, deixando-os mais frágeis, estragando seu sorriso e, no futuro, podendo desencadear até problemas na mandíbula.

As 9 melhores dicas para parar de roer as unhas

Parar de roer as unhas não é uma tarefa fácil. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a se livrar dessa compulsão.

As 9 melhores dicas para parar de roer as unhas

Cuidado com os gatilhos

Para começar a roer as unhas, muitas vezes existe algum gatilho por trás que te levou a isso. Pode ser por ansiedade, estresse ou tédio. Um exemplo é estar concentrado em alguma tarefa difícil e querer descarregar a ansiedade e as tensões nas unhas. Por isso, identifique quais são seus gatilhos e encontre soluções para lidar melhor com eles.

Passe esmalte ou base nas unhas

Tente fazer suas unhas semanalmente, porque quando você começa a cuidar mais das delas e cria o hábito de fazê-las em casa ou no salão, passando esmalte ou base, você vai dar mais valor e a vontade de roê-las vai diminuir.

Hidrate as unhas e as cutículas

Hidratar as cutículas ajuda a diminuir seu ressecamento, e hidratar as unhas ajuda a deixá-las mais fortes. Usar hidratantes nessas áreas evita o surgimento daquelas pequenas "pelinhas" nas cutículas que causam vontade de tirar com os dentes e que, eventualmente, podem desencadear o hábito de roer as unhas.

Lixe as unhas quebradas ou lascadas

Uma das causas de roer as unhas é nossa tendência perfeccionista, de deixar tudo certinho, ao ver aquela lasquinha, aquela pontinha solta na unha, e ter vontade de arrancar com os dentes para deixar tudo alinhadinho.

Logo, ao lixar as unhas, você não vai ter esse problema. Uma dica é: sempre andar com uma lixa, para você cada vez mais esquecer do hábito de roer as unhas.

Experimente unhas postiças

Ao cobrir as unhas com unhas postiças ou em gel, você tem menos chances de roê-las, além de deixar a aparência delas mais bonitas. Porque, além de ficar com receio de estragar as unhas, você terá um motivo para cuidar delas por ter investido dinheiro.

Tente usar produtos específicos para esse fim

Existem, atualmente, várias opções de esmaltes inibidores do hábito de roer as unhas. Eles são incolores e possuem gosto ruim, e são feitos exclusivamente para esse fim. Eles secam nas unhas, deixando-as com gosto desagradável.

Procure distrações

Para substituir o hábito de roer unhas, procure algumas distrações como ouvir música, dançar e praticar algum hobby. Você também pode usar aquelas bolas anti-stress para manter sua mão ocupada e depositar toda sua ansiedade e energia na bola, ao invés das unhas.

Faça exercícios físicos

Como muitas vezes roer as unhas é causado por ansiedade, fazer exercícios físicos aumenta a liberação de neurotransmissores como serotonina e endorfina, que trazem a sensação de felicidade e, consequentemente, você se vê livre do estresse e da ansiedade, que são possíveis causas da vontade de roer as unhas.

Procure tratamento para ansiedade ou outros problemas psicológicos

Como já dito anteriormente, o hábito de roer as unhas pode estar relacionado com a ansiedade. Por isso, se nenhuma das estratégias anteriores funcionar, o problema pode ser mais grave e o ideal é procurar um psicólogo ou psiquiatra para prescrever algum medicamento ou terapia.

Não desista e mantenha o foco

Ao iniciar essa jornada de parar de roer as unhas, podem ocorrer vários deslizes no meio do caminho. Mas o mais importante é você manter o foco e tentar não cair em tentação novamente.

Você também pode estabelecer pequenas metas, como tentar não roer as unhas da mão direita por uma semana, depois da mão esquerda, até conseguir não roer mais nenhuma.

Outra maneira de ajudar você a parar com esse hábito é contar para as outras pessoas. Isso vai te dar um gás a mais para parar e, eventualmente, mostrar as suas unhas recuperadas.

Sabendo de todos os prejuízos de roer as unhas e conhecendo dicas para ajudar a solucionar esse problema, tente aplicar algumas delas em sua rotina.


Gostou deste artigo?