Como Saber se a Vitamina C Oxidou? Fique Atenta aos Sinais!
Atualizado 26 de agosto 2021
A vitamina C é um dos ativos queridinhos das mulheres, pois proporciona uma série de benefícios para a pele e atua como um excelente aliado no dia a dia. Porém, um dos seus pontos fracos é a rápida oxidação. Quer saber se a sua já oxidou? Nós separamos os principais sinais indicadores.
Por ser quimicamente instável, a vitamina C pura oxida facilmente quando entra em contato com a luz, água, altas temperaturas e até com o ar. Depois disso, ela perde algumas propriedades e não oferece mais os mesmos benefícios. Há 3 sinais que mostram que a vitamina C oxidou: a cor, o cheiro e a textura.
Normalmente, quem usa o ativo, já sabe que ele oxida e que isso altera algumas características do produto. Porém, nem todas as pessoas conseguem identificar os sinais que aparecem enquanto ocorre a oxidação. Por isso, listamos as principais mudanças e dicas para evitar que ela oxide.
Como saber se a vitamina c oxidou?
Como dissemos, a vitamina C em sua forma pura – também conhecida como ácido L-ascórbico ou ácido ascórbico – é super sensível e vulnerável. Por isso, ela oxida facilmente quando entra em contato com temperaturas elevadas, com a água, com a luz ou com o oxigênio.
Quando ocorre a oxidação, ela pode perder algumas das suas propriedades e, consequentemente, a eficácia que tinha no início.
Você não sabe se a sua vitamina C oxidou? Nós respondemos às principais perguntas sobre a oxidação para sanar todas as suas dúvidas.
Sua vitamina C ficou mais escura
Se a sua vitamina C está mais escura, bem amarelada ou com a cor próxima ao marrom, provavelmente, ela já oxidou. A mudança de cor é uma das principais características da oxidação e fica bastante evidente quando acontece.
Caso a cor do seu ativo tenha sido apenas ligeiramente alterada, pode ser que ele ainda não tenha oxidado. Por ser extremamente sensível, é normal que a coloração sofra alguma alteração e o produto continue com a mesma eficácia, desde que a mudança não seja muito visível.
A vitamina C ficou mais grossa?
Outra mudança notória que ocorre na vitamina C após a oxidação é em relação à textura. Geralmente, se ela é mais aquosa, fica mais encorpada e mais grossa do que era. Já em outros casos, ela pode ficar mais líquida ou oleosa do que costumava ser normalmente.
A mudança vai depender muito da textura que ela apresentava antes de oxidar. Por isso, sempre preste atenção no ativo e perceba se aconteceu alguma alteração evidente na sua densidade.
O cheiro da sua vitamina C ficou diferente?
Por fim, fique atenta ao cheiro da sua vitamina C. Normalmente, o ativo tem um aroma bem leve, muitas vezes, até imperceptível. Quando ela oxida, ela também muda nesse quesito e ganha um odor totalmente diferente, bem mais forte e fora do normal.
Dicas para evitar que a sua vitamina C oxide
Infelizmente, é bem comum que a vitamina C oxide e perca a sua eficácia com o passar do tempo. Porém, existem alguns cuidados que você pode ter com o produto para que a oxidação não aconteça ou que seja evitada pelo máximo de tempo possível.
Separamos dicas essenciais de uso e armazenamento para você não dar adeus ao seu ativo antes de usá-lo por completo:
- Feche bem o frasco após cada uso;
- Evite ficar abrindo a embalagem sem necessidade. Deixe para ter acesso a ela apenas quando for utilizá-la;
- Guarde a sua vitamina C em um local escuro e longe da luz (principalmente do sol);
- Caso o seu aplicador seja conta-gotas, não o encoste no rosto ou em outros pontos da pele;
- Fique atenta ao prazo de validade, pois quanto mais perto de vencer, maior a chance de oxidação e ineficácia;
- Não guarde o frasco em um local quente ou abafado;
- Não a coloque em locais que ocorram mudanças recorrentes de temperatura, como o banheiro, por exemplo;
- Dê preferência a embalagens que protejam o ativo do contato com o ambiente.