Como se Curar da Dependência Emocional? 7 Dicas Incríveis

Juliana Mafra
Juliana Mafra
Atualizado 27 de maio 2021

A dependência emocional se caracteriza pelo apego e dependência excessiva por outra pessoa. Logo, se você se sente assim por alguma pessoa, preparamos esse artigo com algumas dicas para você conseguir se curar disso. Confira.

Para começar o processo de cura da dependência emocional, primeiro você deve reconhecer que você tem os sintomas dela. Depois comece a fazer coisas básicas como reservar um tempo só para você, para exercitar sua individualidade. E começar a tomar suas próprias decisões, desenvolvendo sua autonomia.

Para saber mais dicas e detalhes para se curar da dependência emocional, continue o texto. Nele mostramos quais são os sintomas da dependência emocional e como superá-la para conseguir seguir em frente.

O que causa dependência emocional

A dependência emocional é caracterizada como uma relação de apego afetivo exagerado, que pode ocorrer tanto em relacionamentos amorosos, como com amigos e familiares. Ela acontece quando é depositada no outro a necessidade de preencher o próprio vazio.

A dependência faz com que a pessoa desenvolva alguns sintomas psicológicos sérios, como a depressão e ansiedade. Sendo causados, por sempre depender de outra pessoa para se sentir feliz, amada e realizada.

Normalmente a dependência emocional é causada por pessoas que sempre tiveram um bloqueio na vida, e falta de liberdade. Seja na infância, quando ocorre uma superproteção, ou passa por uma situação traumática, até a fase adulta.

Principais sintomas da dependência emocional

Principais sintomas da dependência emocional

Esses são os sintomas relacionados a dependência emocional:

  • Carência exagerada;
  • Excesso de insegurança;
  • Excesso de ciúme;
  • Medo da rejeição;
  • Baixa autoestima;
  • Medo da solidão;
  • Exigir atenção a todo momento;
  • Dificuldade de discordar da pessoa;
  • Sempre procurar a resposta no outro;
  • Dificuldades ao tomar decisões sozinho(a);
  • Não ter interesse por outras amizades e relações;
  • Querer fazer tudo pela pessoa, para mantê-la sempre por perto;
  • Não querer planos pessoais que não envolvam a outra pessoa.

Como se livrar da dependência emocional

Separamos algumas dicas para você conseguir superar a dependência emocional. Confira

Reconheça a sua dependência

O primeiro passo para se livrar da dependência emocional, é identificar os sintomas em você. Ter consciência de que você se sente dependente e precisa de ajuda. Por isso, tente entender qual o significado de cada relação na sua vida, de forma positiva e negativa.

Se você possui algumas das características que te qualificam como dependente emocional, como não conseguir enfrentar a vida sozinha e nem prezar pela sua individualidade, procure aceitar que você tem isso e comece a mudar sua visão sobre a vida, tentando realizar coisas que vão te ajudar a superar essa fase.

Destine um tempo para você

É muito importante ter as pessoas que você gosta por perto, mas também é necessário reservar um tempo só para você. Para descobrir o que você quer, para pensar sobre seus objetivos de vida, para se cuidar e fazer coisas que vão lhe proporcionar prazer.

Lembre-se que mesmo fazendo parte de um relacionamento ou de uma família, você é um indivíduo, uma pessoa diferente, como todos são. E tem seus gostos pessoais, e precisa exercitar sua individualidade, para poder amadurecer.

Não pense que é egoísmo querer priorizar as suas vontades e escolhas, isso é saudável, e todo ser humano precisa aprender a lidar com as coisas sozinho. Por isso, recupere seu espaço individual.

Tome as suas próprias decisões

Uma das coisas mais importantes para se livrar da dependência emocional é começar a tomar suas próprias decisões para praticar sua autonomia. Não deixe que a busca pela aprovação do outro te impeça de agir. Também não tenha medo de dizer “não”, para dar foco às coisas que são necessárias para você.

Embora nos relacionamentos seja importante querer ouvir a opinião da outra pessoa, para ajudar a decidir as escolhas da relação, tente não usar isso de muleta para transferir todas as responsabilidades da sua vida para o outro.

Sempre tente ver como costuma ser sua relação com as outras pessoas, se você sempre leva em conta a opinião delas e deixa seus sonhos e vontades de lado, então é necessário mudar isso. Compreender que você é capaz de decidir qual rumo sua vida tomará é um passo para você conseguir ser independente.

Não idolatre outras pessoas

Pode parecer que aquelas pessoas que estão em seu convívio são pessoas sem defeitos e que tudo dá certo para elas. Porém todas as pessoas têm suas fraquezas, defeitos e inseguranças.

Sendo assim, cuidado para não colocar as pessoas em um pedestal e idealizá-las demais, porque isso aumenta nosso sentimento de inferioridade, parecendo que nunca chegaremos ao nível delas. Lembre-se que ninguém é perfeito.

Por isso, tente ver o lado bom das pessoas e valorizá-las, mas sem idolatrá-las, porque isso só faz você se sentir insegura em relação a elas e isso pode aumentar sua dependência.

Outra coisa importante é não se deixar de lado para elevar o ego dos outros. Tente focar em você, para que cada vez mais você consiga assumir o controle da sua vida e conquistar as coisas que tanto quer.

Deixe o passado para trás

Ao passar por muitas situações na vida, principalmente as traumáticas, acabamos muitas vezes nos sentindo apegadas a elas. Mas lembre-se que as experiências que você viveu, mesmo as negativas, devem servir apenas para te ajudar a decidir o que você deve ou não fazer daqui em diante. E não ser um empecilho que te impede de agir.

Portanto, tente deixar o passado para trás, tente fazer a diferença e progredir no seu presente para garantir um bom futuro, que são os únicos que você pode fazer alguma coisa. Não deixe as mágoas, ressentimentos ou medos que você viveu te paralisar. Tente não ficar apegado ao que aconteceu no passado.

Procure ajuda de um profissional

Depois de tentar todas as coisas para se livrar da dependência emocional, se você sentir que não superou isso, ou não consegue passar por isso sozinha e se sente cada vez mais pior consigo mesma, o mais indicado é procurar ajuda de um profissional.

O psicólogo vai tratar do seu caso mais profundamente, identificar melhor o que precisa ser feito e te passar um tratamento personalizado, para você conquistar sua independência emocional.

Aprenda a lidar com os seus sentimentos

Aprender a lidar com os sentimentos é a parte mais importante, porque você deve saber identificar os seus sentimentos e emoções.E, para isso, você precisa olhar para as suas ações e analisar o seu comportamento, para então dominar as suas emoções.

Além disso, quando a inteligência emocional é bem trabalhada, ela favorece o seu relacionamento com as pessoas, seja no trabalho ou no relacionamento pessoal, e também melhora a sua saúde física e mental.

Você pode começar por coisas simples, como: não deixar que um problema no seu dia acabe estragando todo o resto, ou então, não ficar sempre culpando as outras pessoas por tudo, pois o cargo de dependência emocional é cômodo e você precisa tentar sair disso.


Inteligência positiva


Ao terminar o texto você conseguiu identificar se possui algumas das características de dependência emocional? Que tal aplicar as dicas do texto em sua vida, e ser cada vez mais independente.


Gostou deste artigo?