15 Destinos Brasileiros Incríveis para Viajar Sozinha

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 12 de maio 2021

Viajar sozinha é uma oportunidade única de se conectar consigo mesma e curtir a sua própria companhia. Está pensando em embarcar nessa aventura? Neste artigo, nós separamos os melhores lugares do Brasil para você viajar sem precisar de companhia.

Passear para destinos brasileiros é a oportunidade perfeita para valorizar nosso país, conhecer lugares incríveis e gastar menos do que gastaria fora do Brasil. E alguns dos locais incríveis para viajar sozinha são:

  • Alter do Chão (PA)
  • Baixada Santista (SP)
  • Bonito (MS)
  • Caldas Novas (GO)
  • Chapada Diamantina (BA)
  • Curitiba (PR)
  • Fernando de Noronha (PE)
  • Florianópolis (SC)
  • Gramado e Canela (RS)
  • Guarapari (ES)
  • Jericoacoara (CE)
  • Lençóis Maranhenses (MA)
  • Ouro Preto (MG)
  • Paraty (RJ)
  • Praia de Pipa (RN)

Esses lugares são maravilhosos para viajar com toda a família ou amigos, mas também são ótimas opções para quem quer curtir bons momentos em sua própria companhia. Nós separamos tudo o que você precisa saber antes de viajar sozinha e mais detalhes sobre os 15 melhores destinos para você conhecer.

Viajar sozinha: experiência e planejamento

É muito comum encontrar mulheres que pensam que viajar sozinha está totalmente fora de cogitação. Porém, uma viagem solo pode ser uma das experiências mais intensas da sua vida.

É uma ótima forma de aproveitar a sua própria companhia, fazer autodescobertas, conhecer pessoas novas, superar seus limites, explorar novas culturas e criar memórias que serão lembradas para sempre.

Mas vale lembrar que toda a aventura deve ser feita com muita responsabilidade, independentemente de você já ter experiência em viajar sozinha ou não. Para isso, você precisa se atentar a pontos importantes para não transformar uma viagem que tinha tudo para ser uma das melhores em uma experiência traumática.

A primeira etapa que você deve seguir quando estiver pensando em viajar sozinha é fazer um bom planejamento. É preciso pensar em tudo o que você pretende fazer enquanto estiver lá e também em possíveis situações que podem dar errado, porque infelizmente pode acontecer.

Para que você não esqueça dos principais detalhes, nós separamos algumas dicas básicas de planejamento para mulheres que nunca viajaram sozinhas.

Ao escolher um destino, procure saber das experiências que outras mulheres tiveram no lugar

Não deveria ser assim, mas infelizmente há locais em que – principalmente – as mulheres estão menos seguras e, por isso, é de extrema importância saber fatos que já ocorreram naquele lugar.

Uma dica que pode ser bem útil é buscar relatos de mulheres que estiveram no local, afinal, a internet nos permite ter acesso a pessoas de todos os lugares do mundo, mesmo sem conhecê-las pessoalmente. Consiga o máximo de informações que você puder com outras mulheres.

Com o destino escolhido, planeje os roteiros com antecedência

Separar com antecedência os locais que você deseja conhecer é uma das tarefas essenciais para o seu planejamento. A nossa dica é que você pesquise todos os roteiros que pretende fazer, estabeleça uma relação de distância entre cada local e defina o que vai ser feito em cada dia da viagem, sempre com base na quantidade de dias que você vai ficar no destino escolhido.

E lembre-se que o tempo e a forma de deslocamento também são pontos super importantes a serem levados em consideração na hora do planejamento.

Tenha sempre um plano e contatos de emergência

Quando viajamos, nunca queremos que as coisas deem errado, não é mesmo? Mas apesar disso, é preciso ter um “plano B” para o caso de algo sair do controle.

Como você vai estar sozinha, o ideal é que você deixe alguns contatos de emergência separados e em um local fácil de achar. Além disso, é preciso que essas pessoas estejam cientes do local que você está e que você foi para lá sem ninguém.

Também é de extrema importância saber a localização de onde você está hospedada, saber voltar para lá com facilidade e ter uma pessoa com quem você possa entrar em contato quando precisar.

Os 15 melhores destinos brasileiros para viajar sozinha

Um dos momentos mais legais e também o de mais indecisão é escolher o destino para onde você vai. Para te dar uma ajudinha, nós separamos 15 lugares para você viajar sozinha, organizados em ordem alfabética e em estados brasileiros diferentes.

1. Alter do Chão – Pará

1. Alter do Chão – P1. Alter do Chão – Paráará

Se o destino que você busca for praia, Alter no Chão, no Pará, na região Norte do país, pode ser o lugar ideal. O local é um distrito que fica localizado no município de Santarém, às margens do Rio Tapajós, e tem quase 7 mil habitantes.

Alter do Chão é indicado para quem gosta de praias, rios e muito contato com a natureza e com a cultura popular.

Durante o dia, é possível visitar praias famosas como a Ilha do Amor e também os rios que banham a região, as comunidades, as florestas e fazer passeios de barco. À noite, você pode aproveitar a culinária local nos restaurantes do próprio vilarejo, ver os artesanatos na feira e se arriscar no carimbó, uma dança típica do estado.

2. Baixada Santista – São Paulo

2. Baixada Santista – São Paulo

A Baixada Santista, no litoral de São Paulo, é um destino bastante conhecido, principalmente por quem mora no estado. Ela é composta por 9 municípios: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. 8 deles possuem praias, que são muito dignas de visita.

As cidades são vizinhas, então você pode visitar várias praias da Baixada sem problemas. Naturalmente, a principal atração da região é o mar, mas você também vai ter acesso a museus, passeios marítimos, centros históricos, passeio de teleférico, voo livre, feiras, piscina de água natural e ecoturismo.

Por ser um local dividido em vários municípios, o ideal é programar uma viagem de vários dias, se quiser conhecer todos eles.

3. Bonito – Mato Grosso do Sul

3. Bonito – Mato Grosso do Sul

Se a sua intenção é sair do centro urbano e ficar mais próxima da natureza, Bonito, em Mato Grosso do Sul, é uma das melhores opções para isso. O local é cheio de paisagens incríveis e é o destino ideal para quem quer ter experiências diferentes das que têm no dia a dia.

O ecoturismo é o ponto forte da cidade, que faz jus ao nome. Atividades ao ar livre são as melhores atrações do local, que possui lindas cachoeiras, cavernas, trilhas, balneários, aquário e a famosa Gruta do Lago Azul. E você pode fazer flutuação, arvorismo e outras dezenas de atividades.

Há dois fatores bem interessantes por lá: os passeios são agendados e com preços tabelados, além de serem feitos em grupo com acompanhamento de um guia, tornando-se uma excelente oportunidade para fazer novos amigos.

4. Caldas Novas – Goiás

4. Caldas Novas – Goiás

Outro destino no Centro-Oeste do país, dessa vez em Goiás, é Caldas Novas. O sucesso da cidade são as águas, que saem quentes direto da fonte e chegam a até 70º graus em algumas ocasiões, atraindo milhões de turistas anualmente.

Se a sua intenção não for ficar passeando pela cidade durante a viagem, você pode aproveitar os parques aquáticos do local, que são super completos (alguns até com shows ao vivo) e possuem piscinas com temperaturas super agradáveis.

O estilo musical que predomina na cidade é o sertanejo e, por isso, recebe grandes artistas nacionais em algumas épocas do ano. E, durante a visita, você também pode aproveitar o Parque Estadual, o Jardim Japonês e o shopping artesanal.

5. Chapada Diamantina – Bahia

5. Chapada Diamantina – Bahia

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar em Chapada Diamantina, uma das belezas naturais do Nordeste, que fica na Bahia. O lugar é perfeito para mulheres aventureiras e que gostam de estar em contato com a natureza.

A Chapada Diamantina possui uma série de atividades e, com certeza, você vai encontrar várias que fazem o seu estilo. O que não faltam são grutas, cachoeiras, poços e trilhas.

Nem todo mundo sabe, mas a região tem 24 municípios e você precisa escolher em qual deles se hospedar. O principal destino é a cidade de Lençóis, mas você pode decidir alguma outra com base no seu perfil.

6. Curitiba – Paraná

6. Curitiba – Paraná

A capital do Paraná, Curitiba, é um daqueles locais que são urbanos, mas conseguem proporcionar uma ótima experiência para os turistas que a visitam – até os que vão sozinhos. Não por acaso, ela está entre as 10 cidades brasileiras com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Por ser uma cidade com muitas atrações turísticas, dependendo da quantidade de dias que você for ficar lá, é preciso planejar com antecedência os locais de acordo com os seus gostos pessoais. Mas alguns passeios famosos e muito recomendados são o Jardim Botânico, Centro Histórico, Parque Tanguá, Museu Oscar Niemeyer e o Mercado Municipal.

Para animar a noite, o bairro Batel conta com diversos bares e restaurantes para você provar a comida local, conhecer novas pessoas e se divertir.

7. Fernando de Noronha – Pernambuco

7. Fernando de Noronha – Pernambuco

Um dos locais mais atraentes do Nordeste não poderia ficar de fora desta lista. Fernando de Noronha é um arquipélago que fica localizado em Pernambuco e sua beleza é o palco perfeito para uma viagem sozinha de muito contato com a natureza.

O paraíso, que é mundialmente famoso, tem uma diversidade enorme de locais que podem ser apreciados por pessoas de todas as idades. Lá, você pode fazer o Ilha Tour (conhecendo os principais pontos turísticos), mergulhos, observar os animais aquáticos, fazer trilhas, ir a diferentes praias e, claro, aproveitar os famosos bares e restaurantes do local.

Viajar para Fernando de Noronha não é barato, mas se você tem um dinheiro reservado para isso e está disposta a investir em um momento a sós consigo mesma, você não vai se arrepender de escolher este destino.

8. Florianópolis – Santa Catarina

8. Florianópolis – Santa Catarina

Para quem gosta de praia, bons destinos é o que não faltam no Brasil. Um deles é Florianópolis, a capital de Santa Catarina, que, além de possuir belas praias, tem ótimos pontos turísticos para você aproveitar a cidade com diversos programas.

Como não podia ser diferente, Floripa abriga algumas das praias mais bonitas do país, como Jurerê Internacional, Praia da Joaquina e Praia Mole. Mas além do mar, você também pode visitar o Mercado Municipal, o Centro Histórico, as fortalezas, a base do Projeto Tamar na cidade e os mirantes.

Diversão noturna também é o que não vai faltar durante a sua viagem, há diversas opções disponíveis para você aproveitar.

9. Gramado e Canela – Rio Grande do Sul

9. Gramado e Canela – Rio Grande do Sul

A Serra Gaúcha abriga duas cidades que valem muito a pena serem visitadas: Gramado e Canela, ambas são bem próximas uma da outra e, por isso, podem ser rotas de uma única viagem ao Rio Grande do Sul, você só precisa escolher em qual delas se hospedar.

Além de serem super bonitas, tanto no inverno quanto no verão, as duas cidades têm ótimas atrações turísticas e com certeza você vai querer fotografar cada cantinho, de tão receptiva que elas são. Vale lembrar que em Gramado acontecem diversos eventos durante o ano, então, é sempre bom olhar o calendário antes de decidir a época da viagem.

Em Canela, é possível visitar o Parque do Caracol, a Catedral de Pedra, o Castelinho Caracol e os parques que ficam instalados lá. Já em Gramado, as principais atrações são o Centro Turístico, o Mini Mundo, o Parque Lago Negro, o Snowland e o Reino do Chocolate.

10. Guarapari – Espírito Santo

10. Guarapari – Espírito Santo

Guarapari fica no litoral do Espírito Santo e chama a atenção pela quantidade de belas praias que existem no local. Sendo assim, ela se torna uma ótima opção se você quiser viajar para conhecer algumas das praias brasileiras, tranquilas ou mais agitadas.

E quando você quiser sair um pouco do mar, atrações é o que não vão faltar. Você pode passear de escuna, apreciar as feiras de artesanato, fazer trilha, conhecer o Centro Histórico da cidade, visitar os parques e, claro, provar a famosa moqueca capixaba que é servida em vários restaurantes locais.

11. Jericoacoara – Ceará

11. Jericoacoara – Ceará

Não há como negar que as praias são os principais destinos brasileiros e que o Nordeste é palco das mais belas opções. A praia de Jericoacoara, no Ceará, não pode ficar de fora da lista de sugestões para você visitar sozinha. Ela, na verdade, é uma vila de pescadores, que fica em Jijoca, sendo o local ideal para quem quer contemplar a natureza e descansar.

Jeri, como é carinhosamente chamada, não é urbanizada e o caminho é feito por ruas de areia. Como você deve imaginar, sua principal atração são as praias, mas também é possível curtir a viagem indo a lagoas, fazendo passeios de buggy para apreciar a vila, indo às dunas durante o pôr do sol e, se quiser, pode fechar a noite curtindo um bom forró.

12. Lençóis Maranhenses – Maranhão

12. Lençóis Maranhenses – Maranhão

Os Lençóis Maranhenses, que ficam no Maranhão, é um outro destino do Nordeste que merece ser contemplado. As dunas e a quantidade de lagoas que ficam entre elas fazem a paisagem ficar perfeita e, justamente por isso, atrair turistas de todo o país para visitar essas maravilhas naturais.

Três locais dão acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: Atins, Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, sendo que você decide onde quer se hospedar e a escolha impactará no circuito de visitas às dunas.

Um ponto bem positivo para quem for viajar sozinha é a possibilidade de um passeio privativo, durante o qual você vai ter a oportunidade de aproveitar uma das lagoas só para você.

13. Ouro Preto – Minas gerais

13. Ouro Preto – Minas gerais

Se distanciando um pouco das praias, Ouro Preto, em Minas Gerais, é a cidade ideal para quem quer absorver um pouco da cultura e da história da colonização do nosso país. A arquitetura do local faz qualquer turista se sentir no passado e querer registrar cada canto da cidade, que também foi o berço de Aleijadinho.

Lá, há vários museus, igrejas, antigas minas de ouro e o Centro Histórico, todos abertos à visitação. E, além de conhecer um pouco mais da história, também é possível ter acesso às belas paisagens naturais, passear de jardineira e provar as típicas comidas mineiras preparadas em restaurantes do local.

14. Paraty – Rio de Janeiro

14. Paraty – Rio de Janeiro

A cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, também é uma ótima opção para quem pretende conhecer um pouco mais da história do Brasil. Com o título de Patrimônio Mundial, a charmosa cidade colonial encanta quem a vê, tanto pela cultura quanto pela natureza.

As paradas quase obrigatórias na cidade são o Centro Histórico, as igrejas, a Casa da Cultura e o teatro. Mas você também pode ir às belas praias urbanas, fazer passeios de barco, lancha ou escuna e apreciar a natureza e as comidas do local.

Se você é ligada à cultura, uma boa alternativa é visitar a cidade na época da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) ou na de outras festividades que acontecem por lá.

15. Praia de Pipa – Rio Grande do Norte

15. Praia de Pipa – Rio Grande do Norte

Finalizamos a nossa lista com outro local praiano de encher os olhos: Pipa, em Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. Como já era de se esperar, as praias são os destinos principais do local, mas há mais atrações por lá: as piscinas naturais, o Mirante das Tartarugas, as dunas e a Baía dos Golfinhos também são atividades bem atrativas.

A noite badalada chama a atenção de que quem passa por lá e você pode ir aos restaurantes experimentar as comidas da cidade nordestina e depois sair para dançar e fazer novos amigos.

Mas afinal, para qual destino devo ir primeiro?

Você deve ter percebido que o Brasil é recheado de lugares incríveis e que cada um deles tem um atrativo que nos faz querer visitar, certo? Porém, como não dá para ir a todos eles de uma só vez, o ideal é você definir o que você espera da sua próxima viagem.

Para te ajudar a decidir, você pode responder algumas perguntas objetivas, mas que podem fazer toda a diferença na hora da escolha, como: Quanto posso gastar? Quero um clima quente ou frio? Pretendo ficar na minha região ou sair dela? Serra ou mar? Prefiro um local urbano ou com natureza?

Depois de responder todas essas perguntas, com certeza vai ficar muito mais fácil definir a ordem de prioridade de locais que você deve visitar primeiro.


Gostou deste artigo?