Devemos Morar Juntos? 8 Sinais Que Vocês Estão Prontos!

Thaís Martiniano
Thaís Martiniano
Atualizado 03 de agosto 2021

Está querendo morar com seu companheiro e não sabe se vocês estão prontos para isso? Então, aqui nesse artigo a gente te mostra alguns sinais de que já dá para “juntar as escovas de dente”. Quer saber quais são? Este texto é para você!

Dividir uma casa e uma vida pode assustar a maioria dos casais. É difícil saber quando é a hora certa de sair do ninho e se arriscar em vôos mais complexos. Entretanto, alguns sinais podem ajudar na hora de saber se chegou sua vez, como os planos em conjunto que vocês possuem. Identificar quando é a hora certa é meio caminho para o sucesso da vida a dois.

Mas não é somente planejar juntos que te diz se é mesmo o momento de dividirem um cantinho. Portanto, se quiser saber quais são os outros sinais clássicos, é só continuar com a gente lendo este artigo. Aqui te contamos tudo sobre como saber se é a hora de ir morar com o seu amor!

Como saber se vocês estão prontos para morar juntos?

E agora, como saber se realmente é a hora? Existem algumas perguntas clássicas que vocês podem se fazer: vocês dormem a maioria das noites juntos? Passam mais tempo um na casa do outro que sozinhos? Já conhecem as rotinas e as manias? Então, pode ser que a hora de vocês se juntarem realmente tenha chegado.

Assim, morar juntos não é somente fazer a mudança. Além de ser um desejo de ambos, precisa ser algo bem pensado para dar certo. Portanto, alguns sinais importantes precisam ser observados antes de sair do ninho de mala e cuia. Principalmente, conhecer quais os pontos negativos de morar juntos, e como minimizar a influência deles na relação.

Vantagens e desvantagens de morar juntos

Como várias coisas na vida, morar juntos também tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, é importante conhecer quais são para já se preparar. E mesmo com as desvantagens, não quer dizer que elas não possam ser superadas pelo casal. Por isso, separamos os principais pontos positivos e negativos sobre a convivência a dois. Confira!

Vantagens

Morar juntos pode trazer outras vantagens além da possibilidade de vocês ficarem grudados no sofá vendo filmes. Existem outros benefícios além da vida conjugal, e até financeiramente pode ser melhor para o casal. Por isso, confira quais são as principais vantagens de vocês terem uma casa juntos:

  • A experiência pode aprofundar ainda mais a relação e os sentimentos;
  • O estresse da jornada até o casamento pode ser atenuado;
  • Vocês passarão mais tempos juntos de forma natural;
  • Com planejamento, é possível que ambos economizem dinheiro;
  • Vocês terão liberdade e individualidade muito maiores, sem interferência familiar.

Por fim, destacamos que com a experiência a dois é possível, principalmente, praticar a independência e a organização econômica de uma casa. Assumir essas responsabilidades pode ser um crescimento incrível para os dois, em vários fatores.

Desvantagens

Porém, como nem tudo são flores nessa hora, é importante saber quais são os pontos negativos de morar juntos. Existem vários problemas que podem surgir da convivência, e se preparar para eles pode ser a melhor maneira de fazer dar certo.

Por isso, dê a devida importância às desvantagens de morar com o seu amor. Isso vai te tirar da ilusão de que tudo será perfeito e vocês não terão problemas. Veja nossa lista com as principais desvantagens:

  • A convivência integral pode ser difícil no começo;
  • Vocês precisarão aprender a dividir as responsabilidades;
  • Algumas pessoas ao redor podem julgá-los pela decisão (mas basta ignorá-las!);
  • É preciso atenção para que o relacionamento não caia na rotina.

Então, já se prepare para resolverem esses tipos de conflitos juntos, mas não deixe que eles te coloquem uma pressão maior do que o necessário.

8 sinais de que vocês estão preparados para morar juntos

Se você ainda estiver se perguntando se vale a pena ou não dividir um teto com o seu amor, a gente te ajuda nessa hora. Criamos alguns tópicos com sinais básicos de que já chegou sua hora de juntar as escovas de dente. Por isso, confira quais são eles e se estiver com a maioria em ordem, já pode começar a empacotar a mudança!

Vocês fazem planos para o futuro

Um dos sinais mais clássicos é a vontade comum de planejar uma vida. Se vocês estão pensando em vários objetivos juntos, pode ser um bom indicador de que chegou a hora de dar um passo a mais na relação. Aproveitem os sonhos mútuos para já começar a planejar também o cantinho do casal.

Mesmo os momentos ruins da relação acabam sendo positivos

Amar diz muito sobre respeitar os defeitos aceitáveis do outro. Por isso, se vocês têm divergências de opinião ou brigas, mas conseguem conversar sobre isso e aprender um com o outro, sinal verde. Essa é uma das principais habilidades para morarem juntos: usar até os momentos não tão legais para aprenderem um com o outro.

Vocês gostam muito da companhia um do outro

Dividir uma casa, na maioria das vezes, é estar um bom tempo juntos. Então, não adianta fazer as malas se você não gosta da companhia do parceiro. Isso pode criar atritos desnecessários. Portanto, se até os momentos de silêncio te agradam só pela presença do seu amor, pode ligar para o caminhão da mudança.

A rotina é compatível

Este é um sinal bem complexo, porque não é necessário que as rotinas sejam exatamente parecidas. Porém, se o outro não para em casa por conta do trabalho ou dos estudos, pode ser que você se sinta sozinha em alguns momentos. Mas não é uma regra, até porque vocês podem se adaptar para que não falte companhia para ninguém.

Vocês regularmente falam sobre finanças e outros planejamentos

Como comentamos anteriormente, planejar juntos é um sinal importante de que vocês podem estar prontos para terem um cantinho. Porém, quando se trata de finanças, essa situação pode ficar ainda mais evidente. Planejar os gastos em comum é fundamental para conseguir a casa de vocês sem complicações financeiras.

Nenhum dos dois sente que a decisão é apressada demais

Arrumar um lugar para o casal morar é uma decisão em conjunto, e não deve ser o desejo de somente um dos dois. Por isso, se vocês têm a mesma vontade, e nenhum dos dois sente que ainda não é a hora, esse pode ser o momento de começar os preparativos. Aproveitem a mesma energia de mudança e já comecem a procurar a nova casa.

Vocês são um casal, mas cada um tem sua individualidade

Um outro sinal bem importante é quando vocês já passaram da fase do grude e cada um tem suas particularidades. A individualidade é muito importante para os dois, principalmente na hora de morarem juntos. Cada um tem suas preferências sozinhos e a dois. Portanto, se vocês têm suas atividades individuais e se respeitam, ótimo sinal.

As manias do outro são compreendidas e respeitadas

Na hora de juntar as rotinas, nem tudo é só maravilhas. A convivência pode acabar pesando um pouco, principalmente no começo. Você precisa lembrar que são duas pessoas com criações totalmente diferentes vivendo sob o mesmo teto. Então, respeitar as manias um do outro é fundamental. Se isso já existe entre vocês, é um sinal de que morar juntos pode dar muito certo.

Por fim, não adianta apressar as coisas

Então, morar juntos tem vantagens e desvantagens, e não é apenas brincar de casinha. Por isso, é uma decisão importante e que precisa ser bem pensada. Não adianta agir no impulso ou no calor do romance para depois se arrepender. Vários fatores podem ajudar ou prejudicar a vida de vocês na nova casa.

A vida financeira precisa estar em ordem, tanto quanto a vontade de morar juntos. E mesmo assim pode ser que o começo seja complicado, na hora de se adaptar à rotina, manias e vivência um do outro. Portanto, é importante não criar a ilusão de uma vida perfeita e manter a paciência para resolver os possíveis conflitos que vão surgir.

Morar juntos é um investimento em que os dois se arriscam. Pode dar muito certo, e pode não ser tão agradável se acontecer na pressa. Dessa maneira, o importante é vocês terem um sentimento forte, estarem ambos dispostos e não terem medo de dar mais um passo no relacionamento. Portanto, se vocês decidiram que esse é o caminho, boa sorte e que sejam super felizes!


Gostou deste artigo?