Dia da Noiva: O que Fazer e Dicas para Ser Inesquecível
Atualizado 22 de junho 2021
O casamento é um dia muito especial para a maioria das mulheres e, para se preparar para o tão sonhado “sim”, muitas delas investem no dia da noiva para deixar tudo ainda mais extraordinário. Neste artigo, confira algumas dicas do que fazer para a data ser incrível.
O dia da noiva é um dos momentos mais marcantes antes da subida ao altar. E para deixar a data ainda mais inesquecível, você pode se arrumar junto com as suas amigas, contratar bons profissionais para te ajudar e investir em formas de relaxar para a celebração.
O mais importante é você lembrar que essa etapa, assim como a hora do casamento, é um momento de descontração, então, nada de levar suas preocupações e inseguranças para o ambiente. Por isso, separamos as melhores formas de você relaxar, se divertir e ficar linda para subir no altar.
O que é o dia da noiva?
O dia da noiva se refere aos momentos (geralmente, horas) em que a noiva passa por produções de beleza e outros preparativos para o grande acontecimento do dia: o casamento. Ele é a oportunidade perfeita para reunir a noiva com as madrinhas, mãe, sogra e amigas para se arrumarem juntas e descontrair a tensão.
Como é um momento íntimo, não há regras ou padrões para serem seguidos. É possível adaptar o dia da noiva ao seu estilo e fazer o que você desejar além do cabelo, unhas e maquiagem, como massagens, brindes, banho de ofurô e um lanchinho especial.
O mais importante é você estar com quem você ama, se divertir e se sentir ainda mais preparada para subir no altar e dizer o tão esperado "sim" para a vida de casada.
Celebre com as madrinhas ou amigas
Não é uma obrigação, mas uma das formas de se sentir mais à vontade é estar perto de pessoas que você já conhece e que te fazem bem. Por isso, se tiver a oportunidade, chame as madrinhas, as amigas mais íntimas, a mãe e a sogra para passarem o dia todo juntas e compartilhar os momentos mais mágicos que a data reserva.
Há diversos locais que aceitam a celebração em conjunto e ainda oferecem pacotes especiais que incluem a noiva e todas as acompanhantes por um único valor (que pode ser dividido entre as participantes). A escolha vai depender apenas do seu gosto pessoal e do orçamento que você dispõe.
O dia da noiva pode ser feito em um salão de beleza, em um spa, em um hotel, no ambiente do casamento – se houver um espaço separado – ou até em casa, com a presença de profissionais.
Dia da noiva em casa
O local para o dia da noiva é muito importante, já que precisa ser tranquilo, afastado dos convidados e sem interrupções. Porém, o que vai deixar o dia especial são as pessoas que estarão com você e os profissionais que irão te ajudar. Logo, não há problemas em fazer a preparação em casa para economizar dinheiro.
Se a sua casa tiver um espaço legal para acomodar bem as suas acompanhantes e profissionais, pode ser o local perfeito. Mas se não for tão espaçosa assim, você pode conversar com uma amiga ou outro familiar que possa ceder um espaço.
Lembre-se apenas de que você precisará contratar, com antecedência, os profissionais que participarão do momento. No geral, é preciso de maquiadores, manicures, cabeleireiros, profissionais de estética e uma pessoa que possa preparar e, quem sabe, até servir algumas bebidas e aperitivos.
Não esqueça da alimentação
O dia do casamento é tão especial e cheio de emoções que não é difícil esquecer de se alimentar e só se dar conta disso quando o estômago reclamar. Porém, não permita que isso aconteça com você, para que não sofra mal-estar ou outros problemas causados pela falta de alimentação.
Planeje algumas comidinhas e bebidas antecipadamente. Se for em casa, não esqueça de encomendar e deixar tudo certo para que você não tenha que se preocupar depois. E se for em outro local, cheque antes com o responsável para não ser pega de surpresa em cima da hora.
E o mais importante: evite comer comidas muito pesadas e consumir muito álcool.
Quando a noiva deve começar a se arrumar?
O tempo que a noiva levará na preparação vai depender muito do tipo de produção, dos profissionais e da quantidade de procedimentos que ela irá fazer. O importante é que tudo seja feito com tranquilidade e sem pressa, para que tudo saia conforme o planejado.
Recomendamos que você converse com os profissionais que irão participar do seu dia e faça uma média de tempo que deve levar para você ficar totalmente pronta. Mas, mesmo calculando, comece, pelo menos, cinco horas antes do casamento para o caso de surgirem imprevistos.
O que é preciso fazer no dia da noiva
Como dissemos, o dia da noiva é uma comemoração muito pessoal e não existe nenhum padrão. Sendo assim, você pode colocar em prática os sonhos que sempre quis realizar, afinal, esse é um momento único.
Porém, para as noivinhas que têm dúvidas do que querem e estão precisando de uma forcinha, nós listamos quatro atividades que, normalmente, são feitas no dia da noiva:
Manicure e pedicure
Talvez a noiva tenha outros afazeres durante a semana, por isso, é melhor fazer as unhas dos pés e mãos somente no dia. Dessa forma, também evita que o esmalte descasque ou que as unhas quebrem.
Escolha uma profissional de sua confiança e opte por cores claras e neutras para combinar com a ocasião e te deixar mais elegante.
Cabelo e maquiagem
Os dois itens são indispensáveis e atuarão como complemento do vestido. Por isso, escolha com cautela e lembre-se que eles ficarão registrados, através das fotos, para sempre.
Converse com os profissionais com antecedência, deixe a sua proposta bem clara e leve fotos de referência. Um outro passo super importante é fazer um teste de penteado e maquiagem alguns dias antes para ter certeza que será como você quer e que não vai ser preciso fazer adaptações em cima da hora.
Banho de ofurô ou imersão de rosas
Para a maioria das noivas, as horas que antecedem o casamento são de extrema ansiedade e friozinho na barriga. Por isso, o ideal é pensar em formas de relaxar e mandar a insegurança para bem longe.
O banho no ofurô é um banho em água quente com pétalas de rosas, óleos essenciais e sais aromáticos, que tem a intenção de deixar a noiva mais relaxada e com a pele macia e perfumada.
Massagem relaxante
A mesma lógica de descontração se aplica à massagem relaxante. Mas, para isso, você deve contratar um profissional que saiba o que está fazendo. Feita da forma correta, ela pode diminuir a pressão, a ansiedade, o estresse e até os batimentos cardíacos.
Com certeza, vai ser uma ajuda e tanto para os momentos de inquietação.
O que não fazer no dia da noiva
Para além dos procedimentos que a noiva deve fazer no grande dia, há também aqueles que devem ser evitados e feitos alguns dias antes para não causar “dores de cabeça” inesperadas.
Separamos algumas coisas que não devem ser feitas no dia da noiva:
Nada de surpresas
Evite procedimentos estéticos como sobrancelha, depilação, esfoliação e outros tratamentos que possam deixar a pele avermelhada ou irritada. Além disso, não deixe para testar novos produtos, corte de cabelo ou maquiagem em cima da hora.
Cuidado com os comes e bebes
Não coma alimentos muito pesados (ou leves demais) para não causar problemas antes ou durante o casamento. E também tenha muito cuidado com as bebidas que você e suas amigas irão consumir durante a preparação. Algumas pessoas são sensíveis ao álcool e podem ficar “alegres demais” antes da hora.
Planeje-se com antecedência
Não deixe nada para ser finalizado por você de última hora. Isso atrapalha a sua preparação e pode trazer problemas para um momento que deveria ser destinado para relaxar.
E, por fim, pode até parecer uma tarefa impossível por causa da ansiedade, mas programe-se para dormir cedo no dia anterior para evitar olheiras e cansaço excessivo. Tente dormir ao menos oito horas para conseguir descansar bem.
Dicas para um dia perfeito
Antes de curtir o dia da melhor forma possível, é preciso que você deixe tudo certo antes para não ter que se preocupar com nada. E para te ajudar, separamos alguns detalhes essenciais que você deve planejar com antecedência para ter um lindo dia da noiva:
- Determine um orçamento: Se é você mesma que está planejando o casamento, provavelmente já deve ter percebido que há um orçamento para todas as etapas. E com o dia da noiva não seria diferente, por isso, veja quanto você pode gastar com a celebração e saiba qual é o seu limite.
- Confirme com as amigas: Converse com suas amigas, madrinhas, mãe e outras convidadas e combinem se a preparação vai ser feita em conjunto. Decida isso antes de definir a programação do dia, assim, você consegue saber o que fazer e quem realmente estará lá.
- Escolha o local: Com um orçamento e as pessoas definidas, fica mais fácil escolher um local para realizar o dia da noiva. Como sugerimos, você pode optar por um spa, hotel, salão de beleza ou até fazer na sua casa.
- Defina os procedimentos: Por ser um dia só seu, você deve escolher quais procedimentos quer fazer. Há os padrões, como maquiagem, cabelo e unhas, mas também há os opcionais, como massagens, ofurô, imersão de rosas e etc.
- Contrate bons profissionais: No grande dia não há como você fazer tudo sozinha, então, a maioria das coisas estará nas mãos de especialistas. Sabendo disso, contrate profissionais de sua confiança e que sejam bons, assim, a chance de dar tudo certo é muito maior.
- Defina o horário: Faça uma média do tempo que será gasto com todos os procedimentos e acerte com os profissionais e com as suas convidadas. Tentem seguir os horários à risca para não deixar os preparativos para cima da hora.