7 Dicas de Maquiagem para Iniciantes e Passo a Passo Fácil

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 12 de agosto 2021

Não dá para negar que uma bela maquiagem faz toda a diferença no look, não é? Mas se você ainda é iniciante e não sabe por onde começar, não se preocupe. Separamos dicas incríveis para você dar os primeiros passos e fazer a sua própria make.

Mesmo sem experiência e com poucos produtos, é possível fazer uma maquiagem bonita e completa. Seguindo um passo a passo básico, a sua make vai ficar perfeita: hidratação e preparação da pele, preenchimento das sobrancelhas, preparação dos olhos e finalização com o batom.

Também é possível fazer uma maquiagem mais elaborada e com mais etapas, porém, esses são os passos mais simples para quem ainda é iniciante e está começando a se arriscar. Quer saber mais? Confira as nossas dicas infalíveis para aprender a se maquiar.

Dicas importantes de maquiagem para iniciantes

Provavelmente, você já está ansiosa para colocar a mão na massa e aprender todos os truques necessários para fazer uma boa maquiagem, certo?

Mas, antes de começar, nós separamos sete dicas super importantes e essenciais que vão fazer toda a diferença na hora de escolher os produtos e colocar os ensinamentos em prática. Confira!

Escolha os produtos corretamente

Os produtos são protagonistas e fazem total diferença em qualquer make. Por isso, antes de comprar os seus, pesquise bastante e, se necessário, peça ajuda para quem entende do assunto.

Escolha os produtinhos de preparação da pele (base, corretivo, pó...) sempre de acordo com o seu tom para que eles não fiquem mais claros e nem mais escuros (exceto o contorno). Além disso, os tons de batons, sombras e iluminador também precisam combinar com a sua pele.

Os pincéis devem ser específicos para cada aplicação. Os mais essenciais são os de pó, base (que pode ser substituído pela esponjinha), blush e dois para sombra (um para depositar e outro para esfumar).

Escolha a base de acordo com o seu tipo de pele

Como você deve saber, a base serve de "fundo" para a maquiagem e, por isso, precisa estar bem aplicada no rosto. Sendo assim, escolha uma de acordo com o seu tipo de pele. Existem bases para peles oleosas, que são matte, e para peles [secas ou maduras], que são hidratantes.

Talvez, você tenha dificuldade em encontrar o tom de base ideal, mas não se desespere, algumas marcas realmente não atendem todas as tonalidades. Nossa dica é que você teste alguns tons e, se for preciso, misture dois deles para chegar na cor perfeita.

Aplique o corretivo em formato de triângulo invertido

O corretivo é basicamente o que sugere: um produto destinado para corrigir imperfeições, cobrir pequenas manchas e as temidas olheiras. Por isso, o ideal é que você o aplique de uma forma que faça a cobertura completa.

Para disfarçar as olheiras, desenhe um triângulo invertido abaixo dos olhos e espalhe com leves batidinhas. Assim, a cobertura fica mais natural e não destaca ainda mais as imperfeições que estão na sua pele.

Mantenha um cuidado diário com a pele

Não pense que um resultado impecável depende só da maquiagem. A sua pele precisa estar preparada, protegida e saudável para receber os produtos e entregar o melhor resultado possível.

Não abra mão de uma rotina diária de skincare, mesmo nos dias em que você não for usar maquiagem.

Lenço embaixo dos cílios inferiores para aplicar a máscara

Aplicar máscara nos cílios inferiores sem borrar pode ser um desafio para quem não tem experiência. Usar um lenço de papel é uma boa técnica para driblar a insegurança e evitar manchas de rímel na pele já preparada.

Para isso, coloque-o embaixo dos olhos – entre os cílios e a pele – e aplique a máscara sem medo. O lenço vai atuar como uma “barreira” e o resto da sua make vai continuar intacta.

Utilize lápis de boca

Uma excelente dica para quem tem dificuldade de passar o batom sem borrar, é investir em um lápis labial. Além de ajudar a contornar os lábios corretamente, ele pode aumentar a boca e evitar possíveis “estragos” na make ao passar o batom.

Usá-lo é simples: passe-o nos lábios seguindo o contorno original da sua boca e, depois, preencha com um batom do mesmo tom ou com um gloss para finalizar.

Deixe as sobrancelhas naturais

Caso você ainda não tenha prática em preencher as sobrancelhas ou as suas não tenham muitas falhas, a melhor alternativa é deixá-las naturais. Corrigir as sobrancelhas nem sempre é fácil, pois exige bastante cuidado para não exagerar na marcação ou preenchê-las de forma excessiva.

Passo a passo para uma maquiagem perfeita

Agora que você já conhece as dicas mais importantes para que a maquiagem dê certo, chegou a hora de colocar os aprendizados em prática. Montamos um passo a passo de uma make simples, bonita e bem fácil de fazer.

Separe os seus melhores produtinhos, selecione os pincéis e vamos lá!

Hidratação e proteção para a pele

Os primeiros passos sempre devem ser a limpeza, hidratação e proteção da pele. Assim, a make não fica com um aspecto marcado ou desidratado.

Opte por um hidratante específico para o seu tipo de pele, aplique um bom hidratante labial para os lábios não ficarem ressecados e não esqueça do protetor solar.

Para complementar essa etapa, passe um primer facial em todo o rosto. Ele vai ser o responsável por prolongar a duração da maquiagem, disfarçar os poros, amenizar as linhas de expressão e ajudar a proteger e hidratar a pele.

Preparação da pele

Como a preparação da pele envolve diferentes etapas, fizemos uma lista (na ordem de utilização), citando cada uma delas:

  • Base: Escolha uma base no tom da sua pele e, com o pincel ou com a esponjinha, aplique-a por todo o rosto, aos poucos, dando leves batidinhas, até que fique uniforme.
  • Corretivo: Aplique um corretivo do seu tom nas manchinhas e abaixo dos olhos (na forma de um triângulo invertido), depois espalhe com leves batidinhas com a ajuda do pincel ou da esponja. Caso a sua pele não tenha imperfeições visíveis, o corretivo pode ser opcional.
  • Pó: Para selar a base e o corretivo e deixar a pele mais sequinha, aplique o pó facial no rosto e espalhe com o pincel específico. O ideal é que você não exagere na quantidade e “varra” o excesso para fora do rosto.
  • Contorno: O contorno é opcional, mas contribui muito para um bom resultado. Escolha uma cor que combine com seu tom de pele, nem muito escura e nem muito clara. Com o pincel, aplique abaixo das maçãs do rosto e nas laterais do nariz. Mas tome bastante cuidado para não exagerar na quantidade de produto depositado.
  • Blush: Defina a cor do blush (que pode ser opaco ou cintilante) e aplique suavemente nas maçãs do rosto, sempre esfumando para não marcar as bochechas.
  • Iluminador: Se você gosta de uma make mais iluminada, chegou a hora de dar o toque especial. Aplique um iluminador em áreas estratégicas, como: acima das bochechas, no nariz, na ponta de cima dos lábios e abaixo das sobrancelhas.

Preenchimento das sobrancelhas

Quando estão bem feitas e preenchidas, as sobrancelhas valorizam o formato do rosto e contribuem muito para o resultado final da maquiagem. Porém, como dissemos, essa não é uma etapa totalmente indispensável.

Se você tem sobrancelhas sem falhas, não precisa mexer nelas. Mas se você notar que pode melhorá-las, faça um contorno leve e a preencha de forma natural, com uma sombra ou um lápis específico para esse fim.

Preparação dos olhos

No início, pode ser que você sinta dificuldade em preparar os olhos da forma correta, mas após algumas tentativas, com certeza, vai pegar o jeito. Confira as duas etapas principais:

  • Sombra: Se você não tem costume de usar sombra, escolha uma paleta com tons nudes e neutros. Comece a aplicação pelo canto externo e vá esfumando para dentro, seguindo o formato original do seu olho. Uma boa dica é misturar dois tons, um para marcar o côncavo e o outro, para preencher a pálpebra móvel.
  • Rímel: O rímel faz toda a diferença no olhar e é ótimo para quem tem poucos cílios. Aplique nos pelos superiores e inferiores, mas não exagere na quantidade de camadas para que os cílios não fiquem com um aspecto artificial.

Finalização com batom

O último passo e um dos mais importantes é o batom. Ele vai ser o responsável pela valorização dos seus lábios, então, capriche na escolha da cor. Para facilitar, faça a delimitação com o lápis labial e, só depois, preencha com o batom. E, caso você não goste de cor nos lábios, aposte em um gloss e deixe a maquiagem mais iluminada.


Gostou deste artigo?