Dolomita: O Que É e Como Usá-la na Pele e no Cabelo

Thaís Martiniano
Thaís Martiniano
Atualizado 12 de maio 2021

Você já ouviu falar sobre o que é dolomita? E como será que ela pode ajudar nos cuidados com a pele e o cabelo? Neste artigo, vamos comentar um pouco mais sobre o que é a dolomita e de que maneira você pode incorporar esse ativo nos seus cuidados estéticos.

Dolomita é um mineral composto de carbonato de cálcio e magnésio, bem utilizado atualmente para procedimentos estéticos. A dolomita tem vários benefícios em sua utilização, nas diferentes formas de consumo desse mineral. Pode ser aplicada na pele em forma de máscara e no cabelo durante hidratação.

Se você ficou interessada nas vantagens que a dolomita pode trazer para sua saúde e beleza, a gente te conta mais sobre! Por isso, é só continuar lendo este artigo até o fim para conhecer os milagres que a dolomita pode fazer em sua pele e cabelos.

O que é a dolomita?

A dolomita é um composto mineral que está presente em grande quantidade na natureza, nas rochas sedimentares. A dolomita tem vários tipos de usos diferentes dentro dos processos industriais, na arte da decoração e na produção de compostos químicos industriais.

Antes, era muito usada como pedra ornamental, agora é um dos ativos mais populares nos tratamentos estéticos do momento. Suas propriedades químicas têm funções que podem ajudar e muito no tratamento da pele, cabelos e até no metabolismo.

Quais os benefícios da dolomita para pele e para o cabelo?

Além dos diversos usos que a dolomita tem na indústria, suas propriedades estéticas também foram evidenciadas. O carbonato de cálcio e o magnésio estão presentes na regulação de várias funções do corpo, como os batimentos cardíacos e ajudam no fortalecimento de ossos e músculos.

Na aplicação de máscaras para a pele, a dolomita tem como principal característica a ação antiinflamatória. Assim, ela pode garantir a diminuição da acne e da inflamação causada pelas espinhas, além de ser muito eficaz para remover manchas e olheiras.

Ainda, tem ação calmante e analgésica, o que pode ajudar na irritação das peles mais sensíveis. As propriedades alcalinizante, calmante e tonificante diminuem os efeitos do envelhecimento, ajudando a manter a pele firme e saudável.

Nos cabelos, a indicação da aplicação da dolomita é também em máscaras para hidratação. As propriedades que ela possui podem ajudar no controle da oleosidade do couro cabeludo e no combate à seborréia. Prevenindo também a queda e ajudando no fortalecimento dos fios.

Como fazer máscara com dolomita?

A dolomita é vendida na forma de pó ou incorporada em fórmulas já prontas de produtos cosméticos. A preparação da máscara usando a versão em pó é bem fácil, então criamos um passo a passo simples para te ensinar como preparar:

  1. Primeiramente, misture o pó de dolomita com água ou soro fisiológico até adquirir uma consistência uniforme (vá colocando o líquido aos poucos);
  2. Então, aplique a mistura com ajuda de um pincel (não use as mãos para aplicar);
  3. Deixe agir por 20 minutos no rosto;
  4. Faça uma boa lavagem com água fria (remova todo o produto do rosto);
  5. Finalize com um hidratante de sua preferência.

Como usar dolomita no cabelo?

O processo para aplicar a dolomita no tratamento dos cabelos é quase o mesmo do rosto. Então, criamos um tutorial bem fácil para você aprender como usar a dolomita nos cabelos!

  1. Primeiramente, faça a mistura do pó com a água até virar uma pasta;
  2. Então, aplique a mistura no cabelo usando pincel;
  3. Deixe agir por 30 a 60 minutos;
  4. Lave o cabelo até remover todo o produto;
  5. Continue com a sua rotina de lavagem dos cabelos normalmente.

Vale lembrar que você pode aplicar o produto com os cabelos secos ou molhados, sem a necessidade de lavagem antes.

Quem pode fazer máscara com dolomita no rosto e no cabelo? Com que frequência?

A dolomita é indicada para pessoas com manchas na pele, que querem hidratação, redução de espinhas, além de ajudar a reduzir olheiras e estrias avermelhadas. Também é indicada para quem tem muitas marcas de expressão e flacidez da pele.

Para os cabelos com problema de oleosidade e seborreia, a dolomita é uma ótima opção. Ainda, quem tem problemas com a queda de cabelos, ou está com os fios quebradiços e sem vida, pode usar a dolomita como tratamento.

A dolomita é contraindicada em casos de sensibilidade aos compostos minerais (magnésio e carbonato de cálcio). Também não é recomendada a utilização desse ativo em pessoas que sofrem de insuficiência renal. Na dúvida? Consulte um especialista.

Algumas máscaras de dolomita vêm com outros ativos na composição, por isso é preciso ficar atenta, sobretudo pessoas alérgicas e com peles sensíveis. O uso em gestantes, lactantes e crianças deve ser avaliado por médico.

Para o rosto, a dolomita pode ser utilizada a cada 15 dias ou até semanalmente. Já nos cabelos, a indicação é que a dolomita seja utilizada a cada 15 dias.


Gostou deste artigo?