Estrias Vermelhas: Dicas para Prevenir e Acabar com Estrias

Juliana Mafra
Juliana Mafra
Atualizado 19 de agosto 2021

Quando as estrias estão vermelhas, significa que é a fase inicial da inflamação, e nessa fase elas são mais fáceis de serem tratadas. Por isso, saiba como fazer para prevenir e tratar esses tipos de estrias no texto a seguir.

Para a prevenção e tratamento das estrias vermelhas você deve seguir cuidados básicos como: fazer esfoliação no local e hidratação com óleos e cremes indicados. Há outros tratamentos mais complexos e efetivos como microagulhamento, peeling e laser que são capazes de eliminar as estrias vermelhas quase 100%.

Sabendo que as estrias são cicatrizes que se formam pelo estiramento excessivo da pele, e que costumam aparecer em áreas como glúteos, coxas, abdômen e seios, saiba melhor o que causa as estrias vermelhas, o que fazer para tratá-las e como preveni-las.

O que causa estrias vermelhas

As estrias vermelhas aparecem quando há um crescimento rápido em um local específico da pele. Ou seja, a estria é uma cicatriz que surge quando há um rompimento das fibras de colágeno e elastina da pele.

Alguns fatores que favorecem o surgimento de estrias vermelhas são:

  • Aumento de peso ou o emagrecimento rápido;
  • Falta de hidratação na pele;
  • Gestação (quando a pele é esticada em determinadas partes do corpo);
  • Tabagismo;
  • Colocação de prótese mamária;
  • Fatores hormonais;
  • Predisposição genética.

As estrias possuem três fases, a vermelha, roxa e branca. As duas primeiras fases são mais fáceis de tratar porque ainda estão em fase de processo inflamatório, enquanto as roxas necessitam de um tratamento diferenciado.

Estrias vermelhas

As estrias vermelhas (mais recentes) são as primeiras que aparecem, porque elas são a fase inicial da inflamação, que ocorre assim que a estria se forma. Elas ocorrem por haver um esticamento excessivo da pele de uma maneira abrupta.

As estrias têm a cor avermelhada devido ao rompimento recente dos vasos sanguíneos, indicando que ainda há fluxo de sangue naquele lugar e é mais fácil de ser tratado.

Os locais que mais costumam surgir as estrias são a barriga, costas, coxas e bumbum. Mas um ponto positivo é que nesse estágio as estrias são mais fáceis de serem tratadas.

Estrias roxas

As estrias arroxeadas são a fase intermediária da inflamação da estria, que pode apresentar coceiras. As estrias ficam roxas porque ao passar do tempo, a estria envelhece, e o processo inflamatório começa a sumir e a cicatrização acontecer, passando a ter essa cor mais escura.

Assim, o tratamento da estria roxa é mais complexo do que o da vermelha, porque os vasos sanguíneos passam a se estreitar e a formação de colágeno no local fica mais difícil.

O que é recomendado fazer para facilitar a remoção das estrias roxas é a esfoliação ao menos de duas em duas semanas, para estimular a formação de novas células junto a outros tratamentos mais eficazes.

Estrias brancas

Quando as estrias chegam na fase branca, é a fase mais difícil de serem tratadas, porque elas já se atrofiaram e o ciclo da estria já terminou, ou seja já se instalou na pele. A região perde a coloração pela falta de circulação de sangue no local da estria, que já perdeu seus fibroblastos (colágeno e elastina).

Porém, há tratamentos estéticos como o laser e peelings que são eficazes, mesmo que não eliminem 100% delas.

Mas, também há coisas simples que você pode fazer em casa para ajudar na suavização e prevenção dessas estrias brancas, que é a esfoliação e hidratação constante na pele e no local afetado.

O que fazer para acabar com as estrias vermelhas

Existem muitos métodos para acabar com as estrias vermelhas, mas cada tratamento é específico para a necessidade de cada tipo de pessoa, por isso procure um especialista antes, para que ele possa indicar o melhor método para seu caso.

A seguir damos alguns exemplos. Acompanhe.

Microagulhamento

O microagulhamento funciona fazendo microlesões na pele com pequenas agulhas que estimulam a produção de colágeno e formação de células novas e consequentemente a renovação da mesma, reduzindo assim as estrias vermelhas.

O resultado é uma pele mais bonita e hidratada, tornando as estrias cada vez mais finas com o passar do tratamento até serem totalmente eliminadas.

Pode também ser combinado com peelings ou laser para fazer uma produção de colágeno de uma forma mais intensa e completa. Porém esse tratamento não deve ser feito em casa, apenas com profissionais capacitados.

Peeling

O peeling também é uma ótima opção para acabar com as estrias vermelhas e trazer uma renovação para a pele.

Ele funciona através da aplicação de um tipo de ácido na pele, clareando-a, fazendo uma espécie de esfoliação na pele e promovendo uma regeneração, deixando-a com um aspecto mais uniforme e com as estrias menos visíveis.

Laser

O laser é um procedimento muito bom, porque além de ser indicado para estrias recentes como as vermelhas, também é indicado para as mais antigas como as brancas. Ele provoca pequenas lesões na pele para depois as fibras se recomporem e cicatrizarem.

Ele age clareando as estrias, pois estimula a produção de colágeno no local, deixando a pele firme. Assim como o anterior, esse tratamento deve ser feito apenas por dermatologistas/especialistas.

Há alguns tipos de laser que são recomendados para estrias, como o laser ablativo e fracionado e laser não-ablativo. O primeiro é mais forte e tem um resultado mais imediato, o segundo é mais superficial e não machuca a pele, mas requer mais sessões para chegar no resultado esperado.

Outros tratamentos

Há outros tratamentos para estrias vermelhas, porém menos conhecidos, alguns exemplos são:

  • Luz intensa pulsada: Trata os vasos dilatados;
  • Cabine de led: Reduz a inflamação;
  • Carboxiterapia: Age por meio da infusão de gás carbônico nas áreas afetadas pelas estrias.

Tratamentos caseiros para estrias vermelhas

Existem tratamentos caseiros que são capazes de reduzir as estrias vermelhas e prevenir os surgimentos delas. Eles promovem a renovação celular e a hidratação da pele.

Veja algumas opções desses tratamentos caseiros que se mostram eficazes para eliminar as estrias:

Esfoliar a pele

A esfoliação é fundamental se você quer se livrar das estrias em casa, você pode utilizar um creme esfoliante, ou borra de café com sabonete líquido/creme.

Passe o esfoliante nas áreas com estrias e massageie o local em movimentos circulares, porém leves, após isso lave com água.

Para tratar as estrias e prevenir as novas, você deve fazer a esfoliação e depois passar um creme hidratante. Mas lembre-se que apesar de estimular a produção de colágeno na pele, esse tratamento requer empenho e você só vai ver resultados satisfatórios a longo prazo.

Hidratação com creme ou óleo

Ter cuidados básicos na sua rotina de cuidados com a pele é muito importante, por isso para amenizar as estrias é necessário manter a firmeza da pele, a hidratação é o papel fundamental para essa firmeza.

Há cremes com ativos como o ácido retinoico ou glicólico, que removem as camadas de pele morta, e devem ser indicados por dermatologistas. Mas, há também produtos que são indicados somente para hidratação da pele, eles são mais leves, porém ajudam a recuperar a pele com estrias, como:

  • Bepantol: Tem um alto poder hidratante e cicatrizante, por isso você pode contar com ele para tratar as estrias vermelhas, ele regenera a pele e deixa com aspecto mais liso.
  • Óleo de rosa mosqueta: Tem propriedades antioxidantes e emolientes. Que atua como um bom clareador e cicatrizante para as estrias.
  • Óleo de amêndoas: É rico em vitamina E e zinco, que ajudam na hidratação e a aumentar o colágeno da pele. Além de possuir propriedades anti-inflamatórias que ajudam a tratar as estrias vermelhas.
  • Óleo de camelina: Previne o aparecimento de novas estrias, e é rico em ácidos graxos essenciais, como o ômega 3, que traz elasticidade e suavidade para a pele.

Como prevenir novas estrias

As estrias vermelhas são a fase inicial do processo de inflamação da pele, por isso ainda dá tempo de você começar um tratamento mais eficaz e prevenir que venham novas e se transformem em brancas, quando o tratamento é mais difícil.

Então, siga essas dicas para cuidar e prevenir para que novas estrias não apareçam:

  • Pratique atividades físicas regularmente;
  • Beba bastante água para manter a hidratação da pele de dentro para fora;
  • Evite o aumento rápido de peso, que pode causar aquele efeito sanfona (quando a pessoa costuma emagrecer e engordar rapidamente);
  • Busque ter uma alimentação saudável;
  • Hidrate bem a pele com óleos ou cremes;
  • Evite tomar banhos muito quentes, que ressecam a pele e influenciam no surgimento das estrias;
  • Dê preferência aos sabonetes líquidos que ajudam na hidratação da pele, ao contrário dos em barra;
  • Faça esfoliação frequentemente;
  • Não deixe a pele exposta aos raios solares, use protetor solar em passeios como piscinas e praias.

Sabendo de todas essas informações sobre estrias vermelhas, comece a cuidar para tratar as estrias e evitar com que novas apareçam. Mas caso queira um tratamento mais rápido e eficaz, como os citados anteriormente, procure sempre um profissional para que ele avalie o seu caso e possa passar o tratamento mais adequado.


Gostou deste artigo?