Fraldas de Pano e Ecológicas: Saiba Por que e Como Usar

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 27 de agosto 2021

Há alguns anos, o uso de fraldas de pano vêm se popularizando novamente, mas algumas pessoas ainda não conseguem abrir mão das descartáveis. Quer conhecer bons motivos para optar pelas ecológicas? Nós explicamos tudo sobre elas.

De fato, as fraldas descartáveis são bem mais práticas e simples de usar, porém, elas acabam gerando prejuízos ao meio ambiente e ao bolso dos papais. Como uma excelente alternativa, as fraldas de pano e ecológicas são mais econômicas, diminuem a quantidade de lixo, evitam assaduras e duram bastante tempo.

Muitas mamães ficam receosas em comprá-las por terem dúvidas quanto à forma de uso e de lavagem das peças. Você é uma delas? Então, vem conferir os principais benefícios, o modo de lavar e as melhores dicas de uso para esse tipo de fralda.

Por que usar as fraldas de pano?

Se você está grávida ou já tem um bebê casa, obrigatoriamente, vai precisar comprar fraldas. Geralmente, a maioria das pessoas compram as descartáveis, que são práticas, eficientes e fáceis de usar.

Entretanto, elas contam com algumas desvantagens: causam grandes danos ao meio ambiente, são difíceis de se decompor (cada uma leva, em média, 450 anos), podem causar alergias em bebês mais sensíveis, aumentam as chances de assaduras e – a longo prazo – geram grandes despesas aos pais.

Um exemplo de quanto lixo é produzido com fraldas descartáveis em comparação com um estoque de fraldas de pano ou ecológicas. Por que usar as fraldas de pano

Como alternativa, existem as fraldas de pano, também chamadas de fraldas ecológicas. Elas são super confortáveis para o bebê, não causam alergias na pele, são mais sustentáveis, diminuem as chances de assadura e acabam gerando menos despesas, já que podem ser reutilizadas várias vezes, desde que recebam os cuidados necessários.

Em contrapartida, elas precisam de mais trocas durante o dia (dependendo do absorvente utilizado) e devem ser lavadas após o uso. Mas esse não é um grande problema, já que elas podem ir à máquina de lavar sem causar danos.

Como usar as fraldas ecológicas

Embora tenham características diferentes, as fraldas descartáveis e as de pano desempenham a mesma função, então, o modo de usar os dois modelos é bem parecido. A grande diferença é que as ecológicas precisam de absorventes e um pouco mais de atenção para não ocorrer vazamentos quando o bebê fizer xixi ou cocô.

Como dissemos, não há nenhum segredo na utilização das fraldas de pano. Porém, fizemos um passo a passo simples e fácil para quem nunca utilizou fraldinhas ecológicas no bebê. Confira:

  1. Lave todas as peças antes de utilizá-las pela primeira vez;
  2. Coloque de um a quatro absorventes dentro do bolso da fraldinha (eles também são de tecido e os mais comuns são feitos de microfibra, melton, cânhamo ou fibra de bambu). Estique-os até que eles preencham toda a fralda, para evitar vazamentos;
  3. Arrume os elásticos e ajuste a fralda na cintura e nas perninhas do seu bebê (geralmente, elas possuem vários botões).Mas não aperte muito para não ficar desconfortável;
  4. Depois do uso, reserve e espere acumular algumas fraldinhas para fazer a lavagem.

Nos primeiros usos, até que você adquira prática, pode ser que as fraldas vazem. Mas não se preocupe, esse problema é facilmente resolvido depois que você obtém mais experiência.

Quando trocar a fralda de pano?

Apesar de ter uma ótima absorção, principalmente quando os absorventes possuem mais de uma camada ou são noturnos, a fralda de pano precisa ser trocada na frequência adequada para não ficar muito molhada e incomodar o bebê.

O ideal é que você fique de olho e troque sempre que ela estiver suja ou começando a ficar molhada. De modo geral, a frequência de troca vai depender de cada criança, mas a cada três ou quatro horas pode ser o suficiente.

As fraldas ecológicas são difíceis de lavar?

A necessidade de lavagem é uma das principais barreiras que desmotivam algumas pessoas na adesão das fraldas ecológicas. Enquanto alguns alegam uso excessivo de água, outros falam do tempo gasto com as lavagens.

Naturalmente, as lavagens exigem o uso da água, porém, nem se compara com a quantidade de recursos que são gastos e dos prejuízos resultantes da produção e da decomposição de uma fralda descartável.

Elas gastam muito mais água para serem feitas, produzem mais dióxido de carbono (CO2), levam centenas de anos para se decompor, exigem alta extração de recursos e resultam em uma quantidade enorme de lixo nos aterros sanitários.

Além disso, não é preciso muito tempo para lavar as fraldinhas de pano. Você pode juntá-las em um cesto até que tenha uma quantidade razoável, fazer um pré-enxágue e colocar todas elas na máquina de lavar. No fim, você economiza recursos naturais e dinheiro.

Como lavar as fraldas ecológicas

Como dissemos, fazer a higienização das fraldas ecológicas é muito simples e não leva muito tempo. Confira os principais passos para uma lavagem fácil e correta:

  1. Se o bebê fizer cocô e ele for durinho, despeje no vaso. Caso contrário, pule essa etapa;
  2. Depois de cada uso, reserve a fraldinha em um cesto ou em um baldinho;
  3. Quando for lavar, retire o absorvente de dentro da fralda;
  4. Antes de colocar na máquina, enxágue as fraldas sujas de cocô em água corrente e esfregue um pouco (pode ser com uma escova de dente, reservada apenas para esse uso) até tirar todo o excesso;
  5. Adicione de 1 a 2 colheres de sabão na máquina (dependendo da quantidade de fraldas), escolha um ciclo com enxágue duplo e espere a lavagem ser concluída;
  6. Depois, basta colocar para secar e utilizá-las normalmente.

Após a lavagem, pode ser que as fraldas sujas de cocô continuem manchadas. Para resolver esse problema, basta estender as fraldas e os absorventes no sol, ele irá ajudar a tirá-las.

Dicas para usar a fralda ecológica

Por si só, as fraldas de pano já duram bastante tempo e podem ser reutilizadas diversas vezes, sem que a qualidade seja prejudicada. Entretanto, para que elas tenham uma longa duração e possam ser úteis por bastante tempo, é preciso tomar alguns cuidados.

Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para que você tenha uma experiência positiva com as fraldas ecológicas:

  • Fraldas de pano não são baratas, por isso, o ideal é que você compre aos poucos e vá testando absorventes, marcas e modelos. Dessa forma, fica mais fácil encontrar a opção perfeita e evitar gastos desnecessários de dinheiro;
  • No geral, as fraldas de pano só atingem a sua máxima absorção após cinco lavagens. Isso porque, normalmente, os tecidos vêm impermeabilizados. Então, lave a fraldinha sem sabão antes do primeiro uso;
  • Um bebê suja, em média, sete fraldas por dia (a depender da quantidade de trocas). Por isso, tenha, no mínimo, o dobro de fraldas para não precisar lavar com muita frequência;
  • Invista em uma bolsa impermeável para colocar as fraldinhas sujas quando estiverem fora de casa. Ela é bem discreta, fácil de transportar e bloqueia o mau cheiro;
  • Fique atenta na hora de colocar o absorvente na fralda e o estique bem, de elástico a elástico nas laterais, para que não ocorra vazamentos;
  • Pode ser que mesmo após a lavagem a fralda apresente algumas manchinhas. Nesses casos, não se preocupe, pois a exposição ao sol ajuda a tirá-las;
  • Para o período da noite, prefira os absorventes noturnos ou que tenham mais camadas para ajudar na absorção.

O que nunca fazer ao usar fraldas ecológicas

Por fim, listamos algumas coisas que você NÃO deve fazer para não prejudicar a qualidade e a eficácia das fraldinhas ecológicas do seu bebê:

  • Lave as fraldas na máquina, mas não seque. Permita que a secagem ocorra naturalmente, no sol ou na sombra;
  • Não coloque as peças de molho para não danificá-las;
  • Não utilize amaciante na lavagem para não impermeabilizar as fraldas;
  • Evite torcer ou esfregar com muita força;
  • Não passe as fraldas de pano;
  • Não faça o pré-enxágue logo após o uso. Faça apenas alguns minutos antes da lavagem para as peças não mofarem;
  • Não use cremes ou pomadas para assaduras para não ocorrer a impermeabilização do tecido;
  • Não utilize água quente durante as lavagens.

Gostou deste artigo?