Posso Passar Leite de Rosas no Rosto? Faz Mal à Pele?

Juliana Mafra
Juliana Mafra
Atualizado 12 de maio 2021

O Leite de Rosas é um cosmético usado por muitas mulheres desde os anos 20, então é recomendado desde antigamente para manter a beleza da pele. Mas será que é indicado passar o leite de rosas no rosto?

Produtos agressivos, como o Leite de Rosas que contém substâncias como álcool em sua fórmula, não são recomendados para utilizar no rosto. Porque sua fórmula adstringente pode retirar excessivamente a oleosidade do rosto, inclusive a camada de proteção, trazendo ressecamento e irritação para a pele.

Por isso, descubra mais porque não é recomendado utilizar o Leite de Rosas no rosto, quais danos ele provoca na pele e qual a verdadeira finalidade dele.

O Leite de Rosas é bom para pele?

O Leite de Rosas pode, primeiramente, ajudar a desengordurar a pele, mas depois de usar por um tempo, ele desequilibra o microbioma dela, que são as bactérias e fungos do bem que ajudam a protegê-la.

O Leite de Rosas contém algumas substâncias que são agressivas para a pele. Sendo o principal ingrediente o álcool, que causa extremo ressecamento na pele, e assim com a pele fragilizada e com o tempo produzindo mais sebo que o necessário, surgem espinhas e outras irritações da cútis.

E ao remover completamente o óleo da pele com produtos que contêm álcool e outros ingredientes agressivos, faz surgir outros danos como: acelerar o envelhecimento da pele, torná-la mais frágil e, assim sendo, mais prejudicada por radiação UV e poluição, além de desidratar e prejudicar a elasticidade da pele.

Por isso, produtos adstringentes e desinfetantes não são bons para pele, porque eles têm ingredientes que desestruturam a queratina e removem excessivamente o sebo. E o óleo da pele é produzido para a proteção da mesma, controlando a perda de água e mantendo a hidratação natural.

Para que serve o Leite de Rosas

O leite de rosas pode aparecer em diversas pesquisas dizendo que é recomendado usar na pele, porque antigamente nossas avós utilizavam para remover maquiagem, tratar a pele e outras coisas. Mas saiba que elas só utilizavam por não ter outras opções.

Por isso, entenda que o Leite de Rosas é antes de tudo um desodorante, que serve tanto para as axilas e corpo para manter limpo e combater o mau odor (você passaria um desodorante no rosto?).

Portanto, pela presença de álcool, não é indicado utilizá-lo no rosto. Há diversas outras alternativas como sabonetes, demaquilantes, limpadores faciais e produtos que servem para tratar a pele de forma suave sem agredi-la. Ele pode ser usado por todo o corpo e também nos pés, atuando como cicatrizante e antisséptico.

Leite de Rosas é bom para espinhas?

Apesar de ser recomendado em muitos sites, o Leite de Rosas não é bom para espinhas, ele pode dar a sensação de estar tratando a pele, de estar tirando toda a oleosidade, pelo poder adstringente do álcool, mas acontece justamente o oposto.

Ele pode desregular o microbioma da pele, devido a sua composição, e ressecar excessivamente, causando o efeito rebote, que é fazer a pele produzir mais oleosidade para suprir a oleosidade perdida e assim surgir um ambiente mais propício para cravos e espinhas.

O óleo que nosso rosto produz existe por um motivo, ou seja, para a proteção da pele e o controle da perda de água transepidermal.

Leite de Rosas clareia a pele?

Outro mito bastante propagado por aí é que o Leite de Rosas é capaz de clarear a pele. Ele pode até ter ação cicatrizante em manchas e marquinhas e limpar a pele retirando as sujeira e também por o aspecto do líquido ser branco, assim dando a sensação de clareamento. Mas ele não possui nenhum ativo em sua fórmula que tenha ação clareadora de fato.

Entenda o porquê do Leite de Rosas não ser indicado

O Leite de Rosas não é indicado para a pele por causa das substâncias presentes no produto, como o álcool, que é um componente muito agressivo, capaz de causar ressecamento. Há também outras substâncias que são perigosas, como a clorexidina, que elimina as bactérias boas da pele desestruturando seu sistema imunológico.

Além de outros ingredientes que podem ser considerados agressivos. A lista completa de ingredientes do Leite de Rosas é: álcool, água, digluconato de clorexidina, óxido de zinco, sorbitol e fragrância.

Substância Efeito
Álcool Compromete a camada de gordura que protege a derme, contribui para o ressecamento da pele e irritações em peles sensíveis.
Digluconato de clorexidina Por ser bastante alcalino, pode causar irritações e eliminar bactérias boas da pele.
Óxido de Zinco Adstringente, antisséptico e antibacteriano.
Sorbitol Álcool encontrado em frutas e plantas.

Ao saber que o Leite de Rosas não é recomendado para utilização no rosto, por causar ressecamento excessivo e outros problemas, por que você não investe em um produto que realmente vai limpar, tratar sua pele e que não vai prejudicá-la? Dê preferência a produtos sem agentes agressivos como o álcool, e lembre-se que às vezes o barato sai caro. Não vale a pena economizar com produtos baratinhos que podem trazer transtornos a sua pele.


Gostou deste artigo?