Mãe Narcisista: Saiba Identificar e Como Lidar com a Situação

Thaís Martiniano
Thaís Martiniano
Atualizado 03 de setembro 2021

Talvez você já tenha ouvido falar sobre narcisismo materno, ou mães narcisistas. O tema é bem popular atualmente, mas você já sabe do que se trata? E como identificar uma possível narcisista? Se quiser descobrir, este artigo é para você!

O narcisismo materno é um distúrbio de personalidade que afeta a maneira como mães enxergam as relações com as filhas. É comum que nesses casos existam humilhações, xingamentos e traumas psicológicos que podem durar até o final da vida. Existe a sensação constante de abandono por parte das filhas, que sofrem com vários tipos de torturas emocionais.

Porém, as características de mães narcisistas podem ser mais complexas do que isso, algumas vezes até ocultas. Por isso, se você quiser entender um pouco mais sobre esse transtorno de personalidade, a gente te conta. Mas vale lembrar que este texto pode ter alguns gatilhos emocionais para quem sofre com esse tipo de situação. Confira!

O que é uma mãe narcisista?

O transtorno de personalidade narcisista é uma doença psiquiátrica descrita pelo DSM-5. Esse é o manual que traz todos os sinais clínicos das doenças mentais reconhecidas pela psicologia. Ele foi nomeado por conta do mito grego de Narciso, que traz uma importante reflexão sobre a vaidade e a egolatria.

Narciso era um jovem muito belo, e um oráculo fez uma profecia de que ele teria uma vida longa, mas jamais poderia olhar o próprio rosto. Arrogante e obcecado por si mesmo, Narciso ignora o aviso do oráculo e contempla seu rosto no reflexo da água de um lago. Assim, se apaixonou pela própria imagem, definhando à beira do lago por inanição.

Dessa maneira, a lenda grega traça um paralelo com os principais comportamentos de pessoas que possuem esse transtorno. O excesso de amor pela própria imagem, a falta de empatia e a egolatria são as características principais. E as mães, como seres humanos que são, também estão suscetíveis a ter esse tipo de distúrbio.

Nesse caso, é comum que essas mães criem relacionamentos abusivos com suas filhas. As crianças permanecem sem ter um referencial adequado de cuidado, uma vez que as prioridades das mães narcisistas são suas necessidades, e não as das filhas. Por isso, muitas vezes essas relações podem deixar marcas que irão durar por muito tempo nas vítimas.

Quais comportamentos definem uma mãe narcisista?

A dinâmica do narcisismo materno é a seguinte: normalmente, a mãe escolhe uma filha (ou filho) para ser o bode expiatório. Essa criança vai ser tratada a vida inteira como uma válvula de escape das frustrações. Entre os tipos de manifestações mais comuns do abuso de narcisistas estão:

  • Esquecer ou deixar de tomar cuidados básicos de higiene, saúde e outros;
  • Necessidade de ser o centro das atenções, mesmo tornando a filha um alvo;
  • Desrespeito pela vivência da filha, desmerecer vitórias e conquistas;
  • Não fornecer orientações e direcionamentos corretos para a filha;
  • Comparações constantes sobre roupas, aparências e características físicas;
  • Sempre se colocar numa posição de superioridade;
  • Ofensas gratuitas e críticas excessivas;
  • Oscilações entre uma falsa preocupação e abusos verbais;
  • Comparações com outros filhas (ou mesmo outras crianças);
  • Mudar as regras da casa de acordo com cada filha;
  • Agressões físicas ocasionais ou persistentes;
  • Manipulação emocional (principalmente quando a filha quer sair de casa);
  • Gaslighting;
  • Podem ocorrer abusos sexuais.

Dessa maneira, existem vários tipos de mães narcisistas, segundo a psicologia. Por exemplo, uma mãe pode agredir a filha durante anos e ser classificada como uma narcisista perversa. Outra mãe pode realizar uma campanha difamatória contra a filha sem precisar usar agressões e ser uma narcisista oculta.

Assim, cada tipo de narcisista pode ter uma ou mais características dessa lista. A mais importante é a de sempre se valorizar acima de tudo. Portanto, as conquistas dela sempre são melhores, tudo o que ela faz é melhor, ela tem as melhores roupas. Dificilmente uma narcisista irá assumir que não é a melhor em algo.

Como lidar com a situação?

Existem algumas maneiras de você conseguir lidar com essa situação, caso você tenha uma mãe narcisista. Na maioria das vezes, o distanciamento pode ajudar a reconstruir sua autoestima e problemas emocionais. Entre os tipos de afastamento físico e emocional, os principais são:

  • Pedra cinza: contato mínimo, sem informações sobre sua vida; distanciamento emocional sem corte total da sua presença;
  • Contato zero: quando você exclui a mãe narcisista completamente do seu convívio, sem encontros pessoais ou conversas mesmo que à distância.

Além disso, é importante também fazer acompanhamento terapêutico com um profissional da psicologia. Alguns traumas e abusos emocionais causados pela convivência com o narcisismo materno podem durar pelo resto da vida. Dessa maneira, eles prejudicam relações de trabalho, amorosas e até mesmo o desenvolvimento pessoal.

Falas comuns de uma mãe narcisista

Mesmo que as mães narcisistas tenham comportamentos diferentes, algumas coisas são praticamente unânimes. Algumas maneiras de depreciar as filhas e deixar claro que elas não são queridas. Veja algumas das principais frases que as narcisistas utilizam para criar essas sensações de rejeição:

  • “Você é preguiçosa e nunca vai ter nada” (pode variar com diferentes ofensas);
  • “Eu deveria ter te abortado”;
  • “Me arrependo de ter filhos/você acabou com a minha vida”;
  • “Você nunca vai conseguir…” (normalmente, são as coisas que você mais quer, mas ela vai tentar te fazer acreditar que você não consegue);
  • “Maldita hora em que eu te coloquei no mundo”;
  • “Por que você não pode ser como (outra pessoa)?”;
  • “Se eu estivesse fazendo isso, teria conseguido”;
  • Outras diversas variações de ofensas graves.

Então, pode ser que as frases variem bastante. Normalmente, as mães narcisistas têm a capacidade de usar contra você o que mais te machuca. Por exemplo, se você tiver problemas com o seu corpo, é quase certo que você irá ouvir críticas constantes, estando magra, gorda ou dentro do peso.

O que pessoas narcisistas causam nos filhos?

A falta de um referencial materno de amor e de cuidados pode gerar diferentes tipos de transtornos ao longo da vida. Crianças precisam de um bom referencial para conseguirem se desenvolver de maneira adequada. Mães narcisistas podem acabar criando nas filhas problemas de autoestima, aceitação e muitos outros mais graves.

Um exemplo disso são filhas que têm uma autoimagem distorcida por conta das críticas em excesso. Você realmente acredita que é feia, gorda, incapaz, insuficiente, que não é querida e não merece ser amada por algum motivo. E isso acaba criando uma imagem irreal, de filhas que muitas vezes são pessoas incríveis, mas acreditam não serem.

Outro ponto importante dentro das relações familiares: é comum que as genitoras que possuam essa doença escolham um filho favorito, quando têm mais de um. Esse indivíduo é conhecido como o filho dourado, que essa mãe usará para fazer uma triangulação e criar conflitos com o bode expiatório.

Porém, dentro de cada núcleo familiar os comportamentos podem variar. Isso porque essas mães têm a necessidade de sempre ferir os bodes expiatórios com o que mais ofende ou machuca. E cada indivíduo tem fraquezas específicas, que a narcisista com certeza irá explorar para se sentir superior.

Dicas para superar uma mãe narcisista

Além do distanciamento físico, as marcas do abuso podem gerar confusões de sentimentos. Então, é preciso trabalhar essa parte dentro de você para continuar seguindo em frente e ter uma saúde mental em dia. Por isso, separamos alguns tópicos com dicas importantes para as sobreviventes do narcisismo materno. Confira!

Não se culpe

A primeira e mais importante dica é essa: não assuma para você uma culpa que não te cabe. A maioria das pessoas romantiza a maternidade, como se mães fossem à prova de erros. Você não precisa se sentir culpada se a sua mãe te maltratou a vida inteira. E principalmente não precisa se culpar por querer distância.

O mais importante no momento é sua saúde mental se manter a melhor possível. A pessoa doente da relação é a sua mãe, e se ela não quer se tratar, qual culpa você tem nisso? Se você acaba se punindo ou deixando a culpa te consumir, está sofrendo duas vezes: uma quando a narcisista te ataca, e outra quando ela te faz acreditar que você merece isso.

Entenda que é normal sentir raiva ou tristeza

Você não precisa estar bem o tempo todo, é importante entender isso também. Reagir a um abuso ou agressão tendo emoções consideradas “ruins” é normal. É um processo de defesa natural que você possui, e que é importante para o seu crescimento pessoal depois que esses sentimentos passam.

Não existe uma maneira de você conseguir lidar com uma emoção e entender os porquês associados a ela, se não deixar que ela flua. Por isso, se você tiver que se sentir com raiva ou triste, não bloqueie esses sentimentos, mas tente entender o motivo pelo qual eles existem e como você pode trabalhar com isso daqui para a frente.

Dê mais valor às relações fora do meio familiar

Se falta amor em casa, está tudo bem em ter outros tipos de relação que supram isso. Você pode escolher passar mais tempo com os amigos, o namorado, o marido, se eles te fazem mais bem do que sua família. Dessa maneira, você pode aproveitar momentos importantes e desvincular um pouco da situação familiar desagradável.

Mas é importante ficar atenta: muitas mães narcisistas usam o abandono como chantagem emocional. Se a sua mãe não está em tratamento, não aceita apoio profissional, tenha cuidado, pois narcisistas não mudam, e essa é uma das maiores verdades. Sem apoio médico, ela vai tentar minar suas relações fora da família a qualquer custo. Não caia nessa cilada!

A maior parte dos discursos são sobre como você a deixou sozinha, como dá mais valor para pessoas de fora. Outras podem tentar forçar um perdão ou propor melhorar a relação de vocês. Por isso, não corte os vínculos que você construiu fora, a menos que sua mãe aceite passar por um tratamento sério.

Encontre formas de superar a rejeição

É difícil entender que o nosso primeiro amor, que deveria ser um dos maiores, é um amor abusivo. Porém, você pode, sim, se reerguer e seguir sua vida de maneira tranquila. O mais importante é aprender como seguir em frente e superar a rejeição. O problema é manter o foco nessa relação, esquecendo de olhar o restante.

Dessa maneira, você pode encontrar novos horizontes fora da relação com sua mãe. Existem vários tipos de motivações que você pode encontrar: sua carreira profissional, seu relacionamento, suas realizações pessoais, etc. Não esqueça nunca que a pessoa mais importante da sua vida é você mesma.

Por fim, não deixe de procurar ajuda se sentir necessidade

Ter uma mãe narcisista é uma enxurrada de emoções conflitantes, difíceis de lidar. Muita gente não vai acreditar no que você passa, ou mesmo vai levar a sério as distorções que ela fizer sobre seu caráter. Portanto, se isso tudo ficar muito complicado de lidar, procure ajuda profissional.

É bom lembrar também que, atualmente, os únicos profissionais que podem te ajudar são psicólogos e psiquiatras. Não acredite em curas milagrosas de métodos não comprovados pela ciência. Sua saúde mental não é brincadeira, e cuidar de maneira errada dos seus conflitos pessoais pode ser muito mais prejudicial para você.


Gostou deste artigo?