Manchas de Espinhas no Rosto? Saiba como se Livrar Delas!

Juliana Mafra
Juliana Mafra
Atualizado 14 de maio 2021

As espinhas surgem a partir de uma inflamação nas glândulas sebáceas da pele, e depois de cicatrizadas podem se tornar manchas que podem ser difíceis de sair, mas para isso há soluções. Confira neste texto como se livrar das manchas de espinhas.

As principais formas de se livrar das manchas de espinhas no rosto são por meio de cuidados diários, como o uso do protetor solar e a esfoliação da pele. Ou com produtos que possuem ácidos, como os dermocosméticos despigmentantes e clareadores. Outras opções são os tratamentos estéticos como o laser e o peeling.

Sendo assim, neste texto mostramos como se livrar das manchas de acne, com cuidados diários e com produtos com ácidos que podem ajudar as manchas a clarearem, e alguns tipos de procedimento estéticos que são bons para removê-las. Acompanhe!

Dá para se livrar das manchas no rosto causadas por espinhas?

As espinhas são uma forma de inflamação na pele, e quando elas estão no processo de cura, novas células se formam. Por isso, surgem as manchas, a partir das células enviadas que ativam a produção de melanina para ajudar a restaurar a pele.

Elas surgem também por muitos fatores que influenciam o aumento da melanina da epiderme, como a exposição ao sol, espremer a espinha ferindo a pele ou alterações hormonais.

Mas com o tempo as manchas ficam mais claras e até podem desaparecer completamente. Entretanto, para não precisar esperar um longo tempo, você pode acelerar esse processo com métodos caseiros, produtos, tratamentos dermatológicos e estéticos.

Por isso, se você tem a pele oleosa e acneica, comece a cuidar da sua pele o quanto antes para evitar o surgimento de espinhas e, posteriormente, de manchas.

Faça esfoliação na sua pele

Fazer uma esfoliação na pele ajuda a remover as células mortas e auxilia na renovação da epiderme. Além disso, ainda ajuda a uniformizar a tonalidade do rosto, estimula a circulação sanguínea e ajuda, inclusive, a pele a estar mais apta para receber cremes e outros tratamentos.

A esfoliação deve ser feita a cada 2 semanas (de 15 em 15 dias), respeitando o processo de renovação celular da pele, e ajudando a eliminar as manchas de acne. Mas procure sempre fazer de uma forma suave para não machucar o rosto.

Para você saber como fazer a esfoliação, apresentamos duas dicas que podem ser experimentadas em casa:

Esfoliação com iogurte natural e aveia em flocos

Ingredientes:

  • 2 colheres de aveia em flocos
  • 1 embalagem de iogurte natural

Modo de preparo:

  1. Misturar os ingredientes e aplicar no rosto limpo com movimentos circulares, esfregando em toda a área com manchas. Em seguida, lavar o rosto com água morna e sabonete, e depois aplicar um creme hidratante indicado para seu tipo de pele.

  2. Você também pode fazer a esfoliação com outros ingredientes naturais como o açúcar e mel, sendo que os passos são os mesmos. Mas lembre-se sempre de hidratar a pele após a esfoliação.

Esfoliação com máscara esfoliante para o rosto

Se você preferir, ao invés de fazer seu esfoliante com produtos naturais, você pode comprar uma máscara esfoliante de uma marca confiável e aplicar conforme instruções do fabricante.

Alguns exemplos de esfoliantes são o Neutrogena Acne Proofing e o sabonete líquido esfoliante Asepxia, que são produtos com ingredientes que desobstruem os poros, limpam profundamente a pele e reduzem a acne, pela presença de princípios ativos como o ácido salicílico, que desinflama as espinhas e acelera o processo de clareamento das manchas.

O que é bom para tirar manchas do rosto?

Para tirar as manchas de espinhas do rosto, você pode recorrer a algum desses tratamentos estéticos, como:

Dermocosméticos despigmentantes e clareadores

Você pode acelerar o processo de clareamento das manchas com produtos especificamente criados para ajudar nessas questões, como os dermocosméticos despigmentantes e clareadores. Esses produtos possuem ingredientes ativos que interrompem a síntese da melanina nas manchas de acne na pele.

Há várias opções de marcas que podem ser facilmente encontradas em farmácias. Mas procure sempre avaliar se o produto é adequado para a sua pele e comprar de marcas confiáveis, como o Pigmentclar Serum, da La Roche-Posay, o Normaderm Skin Corrector, da Vichy, ou o Pigmentbio Foaming Cream, da Bioderma.


La Roche-Posay Pigmentclar Serum


Vichy Normaderm Skin Corrector


Bioderma Pigmentbio Foaming Cream


Algumas opções de ativos que são são ótimos para clarear as manchas:

  • Ácido retinóico (vitamina A): é ótimo anti-idade, mas também ajuda para retirar e prevenir as manchas;
  • Ácido Glicólico: faz uma esfoliação natural na pele, removendo a camada externa dela e é ótimo para peles oleosas;
  • Ácido azelaico: contribui para o clareamento das manchas, mas também inibe o surgimento das bactérias que se agrupam nas lesões de acne;
  • Ácido tranexâmico: inibe a síntese de melanina, reduzindo as manchas e o melasma;
  • Hidroquinona: este é um medicamento e só deve ser utilizado com a indicação de um dermatologista, pois se usado incorretamente pode agravar ainda mais as manchas;
  • Vitamina C: ela é importante para prevenção, mas o seu uso frequente também pode ajudar a clarear e uniformizar o tom da pele;
  • Ácido kójico: tem ação suave na pele e remove as manchas dentro de 4 a 8 meses.

Mas também preste atenção para não usar esses produtos indevidamente, pois podem remover muito o pigmento da pele, resultando em manchas brancas. Por isso, é sempre bom consultar um dermatologista para indicar os melhores produtos e o melhor jeito de usar.

Tratamentos estéticos

Se os cremes e receitas naturais não trazem o resultado esperado, a próxima opção é investir em tratamentos estéticos com profissionais, que são alternativas mais rápidas e eficientes.

Confira as opções:

  • Laser: O laser é um tratamento que funciona alterando as fibras de colágeno da pele, removendo a pele morta, fazendo ela ficar mais lisa e eliminando cada vez mais as manchas de espinhas no rosto.
  • Luz pulsada: A luz pulsada elimina as bactérias que estão relacionadas à acne e combate a inflamação, além de clarear as manchas provocadas por ela. Também aumenta em 50% a quantidade de fibras de colágeno e elastina, deixando a pele mais firme.
  • Peeling: O peeling funciona por meio da aplicação de substâncias com alguns tipos de ácidos tópicos no rosto, então a pele cria uma casca e descama, nascendo uma nova camada de pele no lugar.
  • Microagulhamento: É um tipo de tratamento esfoliante avançado que tem o objetivo de eliminar as imperfeições e deixar a pele com a aparência lisa e uniforme. Ele funciona passando um pequeno rolinho cheio de microagulhas (dermaroller) por toda área do rosto.

Cuidados diários

Crie uma rotina diária de cuidados para a pele, a fim de prevenir o aparecimento de espinhas, principalmente se sua pele é oleosa e acneica.

  • Sabonete: Utilize um sabonete para para pele com espinhas, recomendado por dermatologistas, para dar uma amenizada nas manchas.

  • Protetor solar: Para prevenir e tratar as manchas, o ideal é utilizar um protetor solar diariamente. Porque ele impede os danos causados pelo sol na pele. Escolha algum específico para seu tipo de pele. Os melhores são em gel, pois não possuem óleo em sua fórmula.

  • Alimentação: Ter uma alimentação rica em vitamina E, com alimentos como as castanhas e nozes, que são ricas em nutrientes que melhoram o aspecto da pele. Alimentos como o peixe, nozes e azeite contêm ácidos graxos e ômega 3, que ajudam no processo de regeneração celular. Frutas e legumes que possuem cor alaranjada, como a cenoura, mamão e abóbora, contêm substâncias que são antioxidantes e ajudam a diminuir os danos causados pelo sol.

A partir de agora, sabendo como tratar as manchas de espinhas do rosto, escolha uma dessas dicas para se livrar delas e consulte um dermatologista para indicar o melhor tratamento para seu caso.


Gostou deste artigo?