Massagem Relaxante: Conheça os Tipos e os Benefícios

Fernanda Weber
Fernanda Weber
Atualizado 18 de maio 2021

Nosso corpo é nosso bem mais preciso. Afinal, um corpo saudável garante que tenhamos mais qualidade de vida. Assim sendo, os cuidados com a saúde e o bem-estar são fundamentais e, nesse sentido, a massagem relaxante pode ajudar muito.

Isso porque a massagem ajuda a estimular o corpo a trabalhar melhor. Isto é, com os estímulos certos, nosso corpo libera mais hormônios relaxantes e aumenta a circulação sanguínea que, por sua vez, ajuda a diminuir as tensões musculares e as dores do dia a dia.

Dessa forma, se você sente que precisa cuidar mais da sua saúde ou mesmo que precisa relaxar, veja o que é a massagem relaxante. Além disso, vamos te mostrar quais seus benefícios, contraindicações e ainda os principais tipos.

O que é a massagem relaxante?

Em suma, a massagem relaxante é um conjunto de técnicas que ajudam a relaxar o corpo e a estimular a circulação sangue para, assim, eliminar toxinas e trazer equilíbrio energético.

Para tal, aplicam-se movimentos firmes, suaves e constantes com mãos, cotovelos, punhos e antebraços. Além disso, a massagem relaxante faz uso, em algumas técnicas, de pedras quentes, cremes e óleos vegetais para otimizar os resultados.

Existem vários tipos de massagens, como logo vamos te mostrar, mas, mesmo assim, elas estão voltadas para o mesmo objetivo: estimular a produção de hormônios relaxantes.

Assim sendo, uma boa massagem relaxante pode liberar ocitocina e serotonina, por exemplo. Esses hormônios diminuem o estresse e a ansiedade, além de equilibrar o humor e a energia da pessoa.

Quais são os benefícios da massagem relaxante?

Como o próprio nome já diz, a massagem relaxante promove um relaxamento do corpo. Mas não é só isso!

Veja outros benefícios desse conjunto de práticas:

  • Diminui a tensão muscular;
  • Libera hormônios como a ocitocina e a serotonina, por exemplo, que diminuem o estresse, controlam os batimentos cardíacos e melhoram o humor;
  • Corrige problemas causados por má postura ou movimentos repetitivos;
  • Melhora a circulação sanguínea que, por sua vez, diminui o excesso de toxinas no corpo e ajuda a diminuir a tensão;
  • Estimula o corpo a eliminar líquidos, fazendo uma drenagem linfática;
  • Promove a hidratação da pele.

Principais tipos de massagem relaxante

Em suma, a massagem relaxante atua na recuperação do corpo e da mente da pessoa ao promover todos os benefícios que já citamos.

No entanto, nem todas as pessoas precisam do mesmo tipo de tratamento e o que funciona para uma, pode não funcionar para outra.

Assim sendo, existem vários tipos de massagens que você pode considerar na hora de procurar por algum profissional da área. Saiba mais sobre esses tipos, o que são, como funcionam e quais os resultados esperados.

Bambuterapia

Bambuterapia

Essa terapia usa bambus de diferentes tamanhos para promover o relaxamento e o bem-estar corporal.

Ao que tudo indica, a técnica surgiu na França e ajuda a diminuir o inchaço e reduzir as medidas. Isso porque o movimento dos bambus sobre a pele estimula os linfonodos a trabalharem melhor, o que acaba por promover uma drenagem corporal.

Reflexologia

Reflexologia

Em resumo, a reflexologia é uma técnica na qual é feita uma pressão ou fricção em locais específicos do corpo. As mãos e os pés são os locais mais usados pois possuem conexões nervosas com diversos órgãos internos.

Assim sendo, o objetivo é identificar desequilíbrios energéticos e estimular o equilíbrio por meio do mapeamento e desbloqueio de energias negativas.

Para tal, o massoterapeuta aplica movimentos de pressão e fricção nos pés e mãos a fim de saber qual é o ponto exato da dor da pessoa e, assim, ajudar a promover o bem-estar e o reequilíbrio das energias.

Massagem com pedras quentes

Massagem com pedras quentes

Sem dúvidas, a massagem relaxante com pedras quentes é bastante tradicional e oferece inúmeros benefícios para quem adere a esta prática.

Ela é indicada para quem precisa aliviar a tensão e promover o relaxamento muscular. Além disso, quem sofre com ansiedade e hiperatividade também pode usar dessa técnica para equilibrar seu interior e diminuir a pressão sobre os músculos.

Resumidamente, neste tipo de abordagem, as pedras quentes são aplicadas sobre a pele e, aos poucos, espalham seu calor. Nesse processo, os músculos ficam mais relaxados, justamente por conta do calor que emana das pedras.

Shiatsu

Shiatsu

O Shiatsu é uma técnica muito conhecida da medicina oriental. Nessa massagem relaxante, o massoterapeuta aplica pressão com as mãos, os cotovelos e até mesmo com os joelhos em áreas do corpo que demandam atenção.

Dessa forma, ele visa melhorar o fluxo energético, diminuir as dores e aliviar as tensões musculares. Além disso, este procedimento ajudar a diminuir o estresse e a melhorar o fluxo sanguíneo. Afinal, com as energias equilibradas, fica mais fácil lidar com as situações complicadas do cotidiano.

Indicações e contraindicações da massagem relaxante

Com toda certeza, a massagem relaxante é muito indicada para quem tem dores musculares, nas costas ou de cabeça.

Além disso, quem sofre com enxaquecas constantes, dorme mal ou tem alguma doença crônica pode ver sua qualidade de vida melhorar muito com o auxílio da terapia correta.

Mas atenção: antes de sair por aí se submetendo a qualquer tratamento, procure por bons profissionais, que tenham certificado para atuar na área. Lembre-se também de que a massagem relaxante ajuda a complementar outros tratamentos médicos.

Assim sendo, se você sofrer com situações de dores crônicas, por exemplo, sempre procure um médico. A depender da sua condição, a massagem pode piorar seu caso.

Ademais, se você tiver uma infecção, estiver com quadro de febre, possuir uma fratura, quadro de hemorragia, queimadura, câncer, trombose ou feridas abertas, sempre procure um médico.

Mesmo que a massagem relaxante seja sinônimo de bem-estar e qualidade de vida, nos últimos casos que citamos, o ideal é sempre procurar por um especialista médico treinado para tratar essas doenças.


Gostou deste artigo?