Violeta Genciana: Aprenda Matizar o Cabelo Sem Manchar!

Nathália Martins
Nathália Martins
Atualizado 11 de maio 2021

Se você procura uma solução econômica para neutralizar a cor amarelada dos cabelos loiros, a violeta genciana pode ser uma das melhores opções. Mas, como ela também pode facilmente manchar os fios, é preciso tomar alguns cuidados no processo de matizá-los.

A violeta genciana é uma das opções mais acessíveis para matizar os cabelos loiros que encontram-se amarelados. Ela pode ser misturada com o creme de hidratação, shampoo e até mesmo apenas com água para desamarelar os seus fios. Porém, a violeta não deve ser deixada por muito tempo no cabelo, para não manchar.

A manutenção dos cabelos em tons loiros requer constante atenção, do contrário, podem ficar amarelados com o tempo. Para trazer nova vida e cor aos fios, a violeta genciana pode ser uma boa opção. Confira algumas ideias de como aplicá-la de forma segura em casa.

Para que serve a violeta genciana?

A violeta genciana é um composto químico que contém um pigmento violeta em sua fórmula e que é muito conhecido para tratamento de alergias na pele, infecções como a candidíase, e até mesmo para procedimentos cirúrgicos. Isso se deve às suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e antisépticas, o que torna seu uso bastante diversificado.

Mas, como sua cor arroxeada é um pigmento que neutraliza a cor amarela, pois, segundo a colorimetria, ambas estão em lados opostos, ela é uma fonte para solucionar um problema muito comum a todas que têm cabelos loiros: o ganho de cor amarelada nos fios.

Ao longo do tempo, a cor loira dos fios pode oxidar e ficar amarela por diversos fatores: Sol, água quente, uso da chapinha, do secador ou até por uma descoloração mal feita. Isso faz com que a matização seja necessária de tempos em tempos.

No mercado, das opções disponíveis de matizadores para cabelos loiros, a violeta genciana é a mais barata e acessível. No entanto, é preciso certo cuidado ao usá-la, pois pode facilmente manchar os fios devido à ação rápida do pigmento.

Como matizar o cabelo com violeta genciana

A violeta genciana sempre deve ser aplicada diluída ou misturada com outros produtos. Para obter uma matização perfeita e segura, selecionamos 3 formas eficientes para desamarelar os seus fios.

Água com violeta genciana

Essa receita é muito boa, se não a melhor, porque você pode ir analisando se o resultado está de acordo com o que você queria, e se não estiver é só ir mergulhando o cabelo novamente na água até obter esse resultado. Parece pouca quantidade de violeta para este tanto de água, porém ela tem um pigmento muito forte, são necessárias poucas gotas para deixar a água roxa. Então, não coloque mais do que o indicado de violeta genciana, se necessário mergulhe o cabelo mais vezes na água.

  1. Misture de 2 a 3 gotas de violeta genciana com 1 litro de água;
  2. Com os fios já úmidos, mergulhe o cabelo nesta água, por no máximo 10 segundos e retire-os. Repita essa etapa caso deseje que os fios fiquem mais acinzentados, sempre por poucos segundos;
  3. Enxágue normalmente e, se achar que ficou com alguma tonalidade violeta nos fios, é só lavar com um shampoo neutro. Finalize com uma hidratação.

Violeta genciana com creme

  1. Misture 3 colheres de sopa de creme de hidratação branco com 1 a 2 gotas de violeta genciana. Se seus cabelos forem longos, procure respeitar essa proporção para a mistura não ficar muito arroxeada e assim não manchar os fios;
  2. Passe nos cabelos já lavados, deixando agir de 3 até 8 minutos conforme o quão amarelado eles estão;
  3. Enxágue os fios, procurando retirar bem todo o resíduo da máscara.

Shampoo com violeta genciana

  1. Num recipiente de vidro ou plástico, misture a violeta genciana com um shampoo neutro de sua preferência, levando em conta a seguinte proporção: 8 gotas para um shampoo de 400 ml, 6 gotas para um de 300 ml, 4 gotas para um de 200 ml;
  2. Com os cabelos úmidos, aplique o shampoo, massageie e já enxágue em seguida. Se os fios estiverem mais amarelados, deixe agir por 1 minuto ou repita a aplicação, enxaguando logo em seguida;
  3. Finalize com uma hidratação para recuperar os fios do ressecamento.

Cuidados ao usar violeta genciana no cabelo

Como a violeta genciana é um produto altamente concentrado e com muito pigmento, é preciso tomar cuidado para não derrubá-la em qualquer superfície pois ela irá manchar, seja a roupa, pia do banheiro, chão e até mesmo a nossa pele.

Por ser um produto antisséptico, a violeta também é aplicada na pele, em alguns casos. Mas é recomendado que ela nunca seja passada em feridas, assim como no rosto, para não correr o risco de ter manchas irreversíveis.

Para usá-la nessas misturas para matizar os cabelos, recomenda-se de 1 a 3 gotas, no máximo, dependendo da proporção e tamanho dos fios e do tipo de procedimento pelo qual essa violeta genciana será aplicada. Mais do que isso, as chances de manchá-los aumentam.

Mas, caso aconteça de manchar os fios, confira este artigo que explica como tirar a violeta genciana do cabelo.

A violeta genciana faz mal para o cabelo?

A violeta genciana não faz mal aos fios, porém, é um pigmento diluído numa formulação com álcool que pode ressecá-los. Para que o efeito do álcool diminua, uma boa dica é deixar o frasco do produto aberto por alguns dias para que ele evapore e assim sua aplicação nos fios não seja muito forte.

Pelo mesmo motivo, é bom esperar e não fazer a matização, no mesmo dia, em cabelos que passaram pelo processo de descoloração, senão, o álcool presente na violeta genciana poderá irritar ainda mais o couro cabeludo já sensibilizado por esse processo.


Gostou deste artigo?