Qual a Melhor Fase da Lua para Cortar o Cabelo? Saiba Mais
Atualizado 26 de agosto 2021
Está em dúvida sobre qual a melhor fase da Lua para cortar o cabelo? Será que isso é mesmo verdade? Então, aqui a gente te conta! Neste artigo vamos te mostrar um pouco mais sobre a sabedoria popular de cortar o cabelo durante as fases da lua.
A sabedoria popular de que a Lua influencia no crescimento dos cabelos tem origem na agricultura primitiva. Dessa maneira, associaram o crescimento dos vegetais com o crescimento capilar. Assim, concluiu-se que a melhor fase para cortar o cabelo e fazer ele crescer mais rápido é a lua crescente.
Mas algumas outras fases podem ajudar também na força, na coloração ou no controle da queda. Por isso, se você ficou curioso para saber mais sobre quais fases da lua podem influenciar seu cabelo, é só continuar lendo o artigo!
Qual é a melhor fase da lua para cortar o cabelo?
De maneira geral, a melhor fase da lua para você cortar o cabelo depende do que você quer melhorar nele. Algumas fases são mais propensas para o crescimento, outras para melhorar a queda dos fios.
Por isso, separamos aqui as fases da lua e o que elas podem fazer para ajudar seu cabelo, segundo a sabedoria popular:
Lua crescente: Para o cabelo crescer rápido
Dentre as fases da lua,a mais popular sem dúvidas é a crescente. Cortar o cabelo durante esse período ajuda para que eles cresçam mais rápido. Então, se você quer acelerar o projeto Rapunzel, faça seus cortes durante a lua crescente.
Lua nova: Para queda e para fios finos e ralos
A lua nova marca o início do mês em calendários lunares. Por isso, é associada com a renovação também para os cabelos. Diz-se que cortar o cabelo na lua nova garante que eles cresçam mais cheios e evita os problemas com a queda dos fios.
Então, se você está sofrendo com os cabelos ralos e finos, ou se tem perdido muito cabelo, pode ser uma boa opção fazer o seu corte durante essa época.
Lua cheia: Fios mais fortes e saudáveis
Durante a lua cheia, acredita-se que cortar os cabelos pode fazer com que eles cresçam mais saudáveis e fortes. A lua cheia tem uma relação simbólica com a força, a vivacidade e capacidade completa de funções.
Por isso, se você está com os fios fracos e quebradiços, esta pode ser a melhor época para fazer aquele corte estiloso e ver se a lua realmente pode ajudar na saúde das suas madeixas.
Lua minguante: Para cabelos curtos
A lua minguante é o último período do calendário lunar, tem a ver com finalização de ciclos na simbologia. Por isso é associada com a diminuição do ritmo de crescimento dos cabelos.
Assim, se você é daquelas que gosta dos cortes curtinhos e charmosos, mas sempre usa a frase “meu cabelo cresce como capim”, pode testar a teoria cortando os fios durante a lua minguante.
Qual é a melhor lua para tingir os fios?
Quando a gente pinta o cabelo, o primeiro pensamento é o retoque da raiz e quanto tempo vai demorar para isso acontecer. Dessa maneira, quanto menos os cabelos crescerem mais tempo a tinta ficará intacta, mais tempo você vai demorar para ter que pintar novamente.
Então, diz-se que a melhor lua para pintar o cabelo é a minguante, porque ela teria um efeito sobre o tempo que a tinta fica no cabelo. Segundo a sabedoria popular, pintar o cabelo nessa época garante que a tinta permaneça mais tempo preservada nos fios.
Afinal, a lua realmente afeta o corte de cabelo?
Essa afirmação de que a lua faz o cabelo crescer teve origem na época em que se usavam as fases lunares para o acompanhamento da agricultura. Os antigos reconheciam a influência para as marés e para a colheita.
Em um determinado momento, também começaram a associar que se as plantas e o mar cresciam com a mudança das luas, outras coisas com crescimento natural também poderiam. E assim surgiu o dito de que as fases da lua possuem relação com as mudanças nos cabelos.
Porém, ainda não existe nenhuma comprovação científica de que a lua realmente afete os cortes de cabelo. Se pensarmos na questão de que a mente domina a matéria, a única alternativa é acreditar que: “O poder da palavra faz com que as coisas aconteçam”.