Milium Sebáceo: Entenda o Que é e Como Tirar do Rosto

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 25 de junho 2021

Você notou que alguns carocinhos surgiram na sua pele ou na do seu bebê? Essas bolinhas podem ser miliuns sebáceos e existem formas de tratamento e prevenção. Neste artigo, conheça um pouco mais sobre o problema e como se livrar dele.

Os miliuns sebáceos são pequenos cistos brancos ou amarelos que surgem, geralmente, em algumas regiões do rosto. Existem várias causas viáveis para o aparecimento deles e é possível tirá-los com limpeza de pele, pomadas, peelings e outros procedimentos feitos por dermatologistas ou esteticistas.

O milium pode surgir em pessoas com qualquer tipo de pele e de todas as idades, inclusive em bebês com poucos dias de vida. Saiba o que é, como tratá-lo e a melhor forma de se prevenir para evitar que ele apareça.

O que é milium sebáceo?

Como dissemos, um milium sebáceo é um pequeno cisto composto por queratina. Ele atinge a camada superficial da pele e se forma devido ao acúmulo de células mortas e de queratina, que causa a obstrução das glândulas sebáceas e as referidas bolinhas.

Algumas pessoas o confundem com espinhas ou cravos, mas ele é um pouco diferente. Mede de 1 a 3 mm, tem a cor branca ou amarelada, pode coçar ou não e, geralmente, não aparece sozinho, vindo acompanhado por vários outros.

Pode ser que o milium surja em diferentes partes do corpo, mas o local mais comum para o seu aparecimento é no rosto, principalmente ao redor do nariz, perto dos olhos, nas bochechas e no queixo.

Não existe uma causa única para a formação desses cistos, eles podem ser causados por excesso de oleosidade e impurezas na pele, fatores genéticos, exposição excessiva ao sol, uso de alguns medicamentos, após realizar procedimentos feitos a laser, entre outros.

Milium em bebês

Não é incomum que também apareçam miliuns em grande parte dos bebês recém-nascidos, o chamado milium primário. Normalmente, os pequenos cistos aparecem próximos ao nariz, aos olhos e também no couro cabeludo ou nos braços.

O possível causador é a retenção de gordura na pele e entupimento das glândulas sebáceas. Mas não há com o que se preocupar, já que eles são inofensivos e somem naturalmente com o passar dos dias ou das semanas, sem precisar de medicamentos ou de tratamentos específicos.

Qual é o tratamento adequado para miliuns sebáceos?

O tratamento para miliuns sebáceos não é urgente e nem sempre é necessário, pois eles não são maléficos para o corpo. Porém, se você optar por tratar, deve ir a um dermatologista para que ele indique a melhor forma.

O profissional pode fazer a retirada com o auxílio de agulhas no seu próprio consultório ou recomendar outros tipos de tratamento, que podem ser limpeza de pele, cremes esfoliantes, pomadas, alguns tipos de peelings ou uso de cosméticos e ácidos específicos.

Dá para remover miliuns sebáceos em casa?

Alguns dermatologistas afirmam que não é impossível retirá-los em casa, mas também não é recomendado, já que um material inadequado ou um movimento em falso pode machucar a pele, causar cicatriz ou infeccionar o local.

O ideal é que, se os miliuns estiverem incomodando esteticamente e você resolver retirá-los, procure um dermatologista para que ele indique a melhor maneira de fazer o procedimento.

Como prevenir o surgimento de miliuns sebáceos?

Como dissemos, ainda não existem causas totalmente definidas para o surgimento dos miliuns pelo corpo. Por isso, não é tão simples assim dizer com certeza a melhor forma de preveni-los.

Porém, como a principal suspeita é que eles são formados por um entupimento causado pelo acúmulo de células mortas, listamos algumas maneiras de você cuidar da sua pele e evitar o surgimento de miliuns sebáceos nela:

  • Tenha uma rotina diária de limpeza do rosto para a remoção de impurezas;
  • Evite exposição excessiva ao sol e utilize protetor solar todos os dias;
  • Utilize produtos específicos para o seu tipo de pele;
  • Faça esfoliações na frequência recomendada para retirar as células mortas;
  • Se tiver a pele oleosa, use produtos que diminuam a oleosidade e promovam uma limpeza profunda.

Ainda que você siga todos esses cuidados, pode acontecer de surgirem miliuns em sua pele. Todavia, se eles não lhe causam incômodo estético, você pode ficar despreocupada.


Gostou deste artigo?