O Kit Berço é Perigoso? Saiba O Que Usar no Berço do Bebê

Jackeline Lomas
Jackeline Lomas
Atualizado 08 de outubro 2021

Uma dúvida comum entre as mães, seja de primeira viagem ou não, é sobre o uso do kit berço. Mas, você sabe se o kit berço é perigoso ou é recomendado para os bebês? Tire todas as dúvidas nesse texto!

O momento de preparar o cantinho para o tão esperado nascimento é muito importante para os pais, até porque o berço do bebê é o lugar onde ele passará mais tempo. Então, se você é uma mamãe de plantão, com certeza já cogitou em adquirir um kit berço para o seu bebê, mas é importante saber que o kit berço não é o mais indicado para os bebês

Sabendo que o kit berço não é o mais indicado para a proteção do seu filho, podem surgir algumas dúvidas. Então, para ter certeza do que usar no berço do bebê acompanhe conosco essa leitura!

O kit berço é perigoso?

O kit berço não é recomendado pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e nem pela SAP (Sociedade Americana de Pediatria). Isso mesmo, a Sociedade Pediátrica contraindica o uso do kit berço por motivos que, com certeza, vão te convencer.

O kit berço é perigoso para o bebê. Existem três motivos ou riscos que se tem em sua utilização, e são esses riscos que fazem com que os pediatras sejam contra a utilização deste produto para os bebês. São eles:

  • Sufocamento;
  • Trampolim;
  • Apliques do berço.

Além desses três riscos, existe um quarto que alguns pediatras citam para as mamães, que são as alergias.

Por que não utilizar o kit berço

A princípio, a utilização do kit berço é contraindicada por conta dos riscos que trazem para o bebê, que são assustadores e alarmantes para os papais e mamães. Vamos explicar cada um desses riscos:

Sufocamento

O sufocamento é o principal responsável pela não recomendação do kit berço para os bebês.

Por conta do colchão e do material do berço, o bebê pode acabar se virando e ficando preso entre os tecidos ou até mesmo embaixo do protetor. Quando isso ocorre, a criança não consegue respirar e pode sufocar-se por não conseguir se virar novamente.

Trampolim

O segundo risco acontece com o bebê durante o crescimento e aprendizado. Com o tempo, ele aprende que pode usar o berço para se impulsionar.

Nesse sentido, o protetor de berço pode servir como um trampolim, em que ele se apoia para tentar sair do berço, e com isso o bebê pode cair, acarretando em possíveis problemas como quebra da clavícula e até traumatismo craniano.

Apliques do berço

Outro risco considerável é de que o bebê tire os brinquedos que ficam costurados no kit berço e coloque na boca e, consequentemente, se engasgue com eles.

Alergias

Além desses três perigos, devemos nos atentar a quantidade de poeira que o kit berço pode acumular. Sendo assim, o bebê fica muito suscetível a alergias relacionadas à poeira quase todo o tempo.

O que usar no berço do bebê

Apesar desses riscos, para os quais com certeza você deve se prevenir, existem maneiras de deixar o berço do seu bebê mais seguro e confortável.

Além disso, tente deixar que o bebê durma de barriga para cima para evitar que ele acabe virando durante a noite e sufoque. Também, evite deixar o berço muito longe da sua atenção ou em lugares perigosos como perto da cozinha ou janelas.

Você também pode optar por telas de proteção durante o dia para evitar que o bebê escale o berço e acabe caindo.

Fique atenta ao comprar o berço

Ao comprar o berço você deve ter muita atenção nas medidas entre as grades. Isto evitará que ele encaixe os bracinhos e perninhas entre esses vãos. Aliás, muitos pais optam pelos kits berços exatamente para preencher esses vãos dos berços.

Assim, fique atenta ao comprar o berço, garanta que o vão entre as grades não tenha mais que 6,5 cm para que não haja possibilidade alguma de o bebê se encaixar entre elas, com isso o uso do kit berço pode ser descartado sem medo.

Por fim, segurança nunca é demais e, em se tratando do berço do bebê menos é mais. Portanto, você deve tomar todo o cuidado possível prezando pela segurança do recém-nascido.


Gostou deste artigo?