Óleo de Rícino Cresce o Cabelo? Confira os Seus Benefícios!

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 21 de maio 2021

Você sabia que o óleo de rícino pode ser um ótimo aliado para ajudar no crescimento dos seus cabelos? Neste artigo, conheça todos os benefícios que ele oferece e os motivos para aplicá-lo com frequência nos fios.

O óleo de rícino é extraído das sementes de uma planta chamada mamona e passou a ser muito usado em cosméticos capilares por contar com vitamina E, sais minerais e nutrientes que aceleram o crescimentos dos cabelos e proporciona outros benefícios para os fios, como hidratar e selar as cutículas.

Além desses benefícios, o óleo de rícino traz outras vantagens para quem está em busca de um produto que auxilie no crescimento e diminua a queda dos cabelos. Entenda porque e como usá-lo no seu dia a dia.

O óleo de rícino faz o cabelo crescer?

Dentre os vários benefícios que o óleo de rícino oferece está o crescimento capilar. Ele é um ótimo aliado para o crescimento e o fortalecimento dos fios e, por isso, está presente na composição de vários produtos para os cabelos.

O óleo de rícino é composto por substâncias que fazem bem não só aos cabelos, mas também para a saúde e para a pele. Ele conta com ácidos graxos, como ômega 6 e ômega 9, vitamina E e sais minerais, que estimulam e nutrem os folículos capilares (que são as estruturas em formato de bolsas onde fica a raiz dos cabelos).

Por conta disso, além de auxiliar no crescimento dos cabelos, também pode ser um bom ajudante para o crescimento da barba, das sobrancelhas e até dos cílios.

Sendo assim, se você está em busca de um tratamento que ajude no crescimento e no fortalecimento dos seus fios, pode inserir o óleo de rícino no seu cronograma capilar, pois ele será um grande aliado para os seus cabelos, inclusive com comprovação de eficácia.

Por que o óleo de rícino faz o cabelo crescer?

O óleo de rícino é extraído da semente da mamona e, por isso, é comum que algumas pessoas também o chamem de óleo de mamona em algumas regiões.

Essa planta é facilmente encontrada em países tropicais e subtropicais e, para que o óleo seja extraído dela, as sementes passam por uma limpeza e são prensadas a frio ou a quente.

Depois de extraído, ele pode ser usado como substituto de derivados do petróleo, em tintas e na matéria-prima para a fabricação de poliamida, poliuretano, poliésteres e outros materiais.

E, apesar de não haver uma grande quantidade de estudos científicos que comprovem a eficácia do óleo de rícino e o liguem diretamente com o crescimento capilar, ele já foi testado e é frequentemente utilizado em cosméticos e outros produtos que estimulam o crescimento do cabelo.

Como já adiantamos, isso acontece porque ele é rico em ácidos graxos, que são responsáveis por fornecer nutrição aos fios e ao folículo capilar, local onde fica a raiz do cabelo.

Um outro ponto levado em consideração é que o óleo de rícino tem potencial para combater fungos e bactérias que impedem o crescimento dos fios.

Benefícios do óleo de rícino

Além de ser um importante aliado para ajudar no crescimento dos cabelos, o óleo de rícino possui outras características que podem trazer muitos benefícios não só para os fios, mas também para a pele e para a saúde do corpo em geral.

Benefícios do óleo de rícino

Confira 10 benefícios do óleo de rícino que vão além do crescimento capilar:

  • Ele hidrata e nutre os fios de cabelo;
  • Tem propriedades antibactericidas e antifúngicas;
  • Auxilia no combate a caspa;
  • Ajuda a evitar a queda dos cabelos;
  • Conta com propriedades laxantes e pode regular o intestino;
  • Ajuda a hidratar a pele do corpo e do rosto;
  • É anti-inflamatório;
  • Ajuda no combate a acne;
  • É rico em vitamina E;
  • Tem ômega 6 e ômega 9 em sua composição.

Quanto tempo demora para o cabelo crescer?

Por suas propriedades, o óleo de rícino é muito usado para auxiliar o crescimento dos cabelos, porém, não há nenhum estudo ou comprovação que afirme especificamente quanto tempo demora para o cabelo crescer após a utilização do óleo de rícino.

Porém, de acordo com um estudo feito para um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco (Fasf), em Minas Gerais, o óleo de rícino passa a ser mais eficaz para o crescimento capilar quando é utilizado por, pelo menos, 60 dias.

A pesquisa foi realizada com 30 voluntárias, 15 delas usaram um tônico à base de óleo de rícino e as outras 15 usaram placebo. Após a utilização do tônico, se chegou à conclusão de que com 30 dias de uso não houve um crescimento significativo, mas após 60 dias de utilização do tônico, o crescimento dos fios foi notório.

Apesar disso, não é uma regra. No estudo realizado, o crescimento foi notório após 60 dias, mas nada indica precisamente que o seu cabelo crescerá no mesmo período de tempo, até porque, vai depender muito de como e com que frequência ele é utilizado.

O óleo de rícino oferece riscos?

Nem todos sabem, mas na semente da mamona contém uma proteína tóxica chamada ricina, que é capaz de entrar nas células e matá-las, por se ligar aos ribossomos e causar a parada total da produção de proteínas. Sendo assim, mesmo em pequena quantidade, as sementes da mamona podem levar à morte.

Por esse motivo, muitas pessoas podem ter dúvidas sobre os riscos contidos no óleo de rícino, já que ele é diretamente extraído da semente da mamona. Porém, a boa notícia é que o óleo não traz risco nenhum à saúde e pode ser usado sem medo.

A explicação é simples: por ser um óleo, ele não se mistura com a ricina durante a extração e, consequentemente, se torna totalmente seguro para uso. Apesar disso, alguns médicos não recomendam que mulheres grávidas ou lactantes (que produzem leite e amamentam) utilizem o óleo, já que pode induzir o parto ou causar intoxicações ao bebê.

Pode passar óleo de rícino na raiz do cabelo?

Nada te impede de aplicar o óleo de rícino em todo o cabelo, até porque, como dissemos, ele é capaz de nutrir e hidratar os fios. Assim como também não há nenhuma restrição em passá-lo na raiz dos cabelos e no couro cabeludo.

Pelo contrário, no estudo feito para testar a eficácia do tônico à base de óleo de rícino, a orientação era que ele fosse usado pelas voluntárias, sem nenhum outro produto, diretamente no couro cabeludo para estimular o crescimento.

Como usar o óleo de rícino no cabelo?

Por ser bem versátil, não há uma única forma de passar o óleo de rícino nos cabelos. Na internet, há diversas receitas para o uso do óleo, incluindo ele puro ou misturado com outros cosméticos.

Mas se a sua intenção é fazer o seu cabelo crescer mais rápido, a nossa recomendação é que você o passe puro diretamente no couro cabeludo para surtir o efeito desejado.

Como há diversas formas de usá-lo, separamos 3 delas para que você escolha a mais adequada para sua necessidade:

Como usar o óleo de rícino de um dia para o outro

  1. Lave os cabelos apenas com shampoo no período da noite, ou se preferir aplique nos cabelos sujos;
  2. Aplique o óleo de rícino no couro cabeludo e massageie por cerca de 15 minutos;
  3. Durma com o óleo nos cabelos;
  4. No outro dia de manhã, lave-os normalmente com shampoo e condicionador.
  • O indicado é repetir a aplicação 3 vezes na semana. Essa foi a receita utilizada no estudo para o TCC da Fasp que citamos durante o texto.

Como usar o óleo de rícino no shampoo

  1. Separe um frasco para preparar a mistura;
  2. Coloque 250 ml de um shampoo sem sal de sua preferência;
  3. Acrescente 1 colher de sopa de óleo de rícino,;
  4. Misture todos os ingredientes no frasco;
  5. Deixe a mistura descansar de um dia para o outro;
  6. Depois de pronto, sempre que for usá-lo, massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos.
  • Você pode usar esse shampoo dia sim e dia não, ou normalmente e com a mesma frequência que você usa qualquer outro.

Gostou deste artigo?