Água Inglesa: Para que Serve? Ajuda Engravidar? Saiba Mais

Thaís Martiniano
Thaís Martiniano
Atualizado 19 de outubro 2021

Engravidar é o sonho de muitas mulheres, e hoje, vários produtos são destinados para ajudar nesse objetivo, como a Água Inglesa. Mas você sabe como ela funciona? Será que ela pode ajudar as mulheres a engravidar? Nesse artigo, nós contamos tudo para você.

A Água Inglesa é um fitoterápico à base de diferentes tipos de chá, como a camomila e a canela da china. Ela tem uma função, inclusive recomendada por médicos, na limpeza do útero. Dessa maneira, pode ser mais fácil para uma mulher saudável conseguir a fecundação.

Por isso, a Água Inglesa tem uma excelente função de desintoxicar o corpo e torná-lo mais saudável para abrigar um bebê. Se você quer descobrir tudo o que a Água Inglesa pode fazer para seu sonho de ser mãe, continue lendo até o fim.

Para que serve a Água Inglesa?

A Água Inglesa é uma mistura de diversos chás naturais como quina amarela, carqueja, camomila e canela da china. Como recomendação inicial, ela é usada para abrir o apetite de quem toma.

Mas, os médicos descobriram que ela tem um poder de desintoxicar o organismo muito grande. Além disso, ainda atua na contratura da musculatura do útero. Assim, começou a ser indicada em casos de pós parto ou aborto, para limpar o organismo.

Dessa maneira, ela consegue expulsar as toxinas do útero de maneira eficaz. E por essa limpeza uterina, foi considerada por muitos como um produto para a ajudar na hora de engravidar também.

Como tomar Água Inglesa

A Água Inglesa tem uma recomendação de uso de 30 ml antes das refeições. Ainda, a dose máxima recomendada por dia é de 120 ml. Porém, não se esqueça que essas doses podem variar de acordo com o peso e a idade.

Água Inglesa ajuda a engravidar?

Ainda não existe nenhuma comprovação científica de que a Água Inglesa atue diretamente na capacidade fértil de uma mulher. Mas, ela tem propriedades excelentes para diversas finalidades, que quando se relacionam com a capacidade de engravidar, podem colaborar para este objetivo.

Esta água é excelente para ajudar a desintoxicar o organismo e limpar o útero, sendo usada inclusive em casos de pós parto e aborto. Dessa maneira, ela livra o útero de possíveis toxinas que ele contenha.

Também, é um fato que um organismo sem toxinas colabora para a manutenção da fertilidade em mulheres. Ainda, um útero limpo, tem participação direta no processo de fecundação. Assim, a Água Inglesa teria um papel importante para ajudar na hora da fecundação, mas não da fertilidade.

Portanto, se você é uma mulher saudável e sem problemas relacionados ao sistema reprodutor, ela pode sim ajudar a engravidar. Deixar o útero limpo facilita na hora de realizar esse processo.

Água Inglesa aborta?

Apesar de não haver uma comprovação científica que ligue diretamente o uso de Água Inglesa ao aborto, isso pode acontecer. Alguns ativos que estão presentes nesse composto têm a capacidade de promover contrações do útero.

Essas contrações exageradas do útero podem provocar complicações durante a gravidez ou mesmo casos de aborto. Em alguns “kits aborto” vendidos clandestinamente pela internet, incluem a Água Inglesa ou mesmo vários compostos que fazem parte de sua fórmula.

É sempre melhor se prevenir quanto aos riscos que os medicamentos podem causar ao bebê, sejam eles naturais ou não. Se estiver em dúvida, não hesite em perguntar ao seu médico antes de fazer o consumo.

Água Inglesa faz a menstruação descer?

Antes de responder essa pergunta, precisamos pontuar dois conceitos principais. Existe uma diferença entre causar a menstruação (fazer ela descer) e ajudar no fluxo menstrual (quando ela já existe).

Assim, é preciso que você entenda que a “chegada” da menstruação está ligada a alguns hormônios que as mulheres produzem. De maneira geral, o estrogênio e a progesterona é que regulam nosso ciclo menstrual.

Então, não existe nenhuma relação entre o uso da Água Inglesa e a influência direta nesses hormônios. Por isso, ela não ajuda a “fazer a menstruação descer”. Isso é um mito que foi criado em cima dessa água.

Isso acontece por dois motivos principais: o primeiro, é que a Água Inglesa é tomada por quem quer engravidar. Logo, são mulheres que pararam com os anticoncepcionais. Assim, o fluxo menstrual aumenta, e quem começou a tomá-la atribui isso a ela e não a parar com o medicamento.

Além disso, ela tem alguns ativos que causam a contração do útero. Durante o processo menstrual, nosso útero faz essa contração sozinho, de uma maneira mais “calma”. Quando você toma o chá, estimula ainda mais as contrações, o que também pode colaborar com o aumento de fluxo.

Por isso, foi criado um mito de que a Água Inglesa ajuda a fazer a menstruação descer. Quando na verdade, ela ainda é indicada para consumo no primeiro dia da menstruação, ou seja, quando ela já começou.

Lactantes podem ingerir Água Inglesa?

Como já comentamos, a Água Inglesa é um composto formado de vários tipos diferentes de chás. Não é porque ela seja um produto de origem natural, que não ofereça riscos à saúde quando consumida de maneira irresponsável ou indiscriminada.

Sendo assim, não é recomendado o consumo para mulheres que estão amamentando. Você precisa lembrar que a maioria dos alimentos que consomem também serão consumidos pelo seu bebê.

Assim, ela possui componentes químicos que não devem ser fornecidos através do leite para os bebês. Por isso, mantenha-se só na alimentação natural e se quiser tomar Água Inglesa, aguarde até parar de amamentar.

Quais as contraindicações da Água Inglesa

Apesar de ser um produto de origem natural, a Água Inglesa tem algumas contraindicações. Por ser composta basicamente de vários tipos de chás com propriedades químicas específicas, não devem consumir o produto:

  • Pessoas com problemas de estômago ou intestino;
  • Histórico de reações alérgicas a algum dos componentes;
  • Portadoras de Mal de Parkinson;
  • Mulheres em qualquer período da gestação;
  • Portadores de doenças agudas ou crônicas do fígado.

Mesmo que você não esteja dentro desses grupos, é sempre importante consultar seu médico antes de tomar qualquer medicamento. Lembre-se que sua saúde deve vir em primeiro lugar, e você pode ter algum problema relacionado que ainda não saiba.


Gostou deste artigo?