Pele do Bebê: Saiba Como Cuidar e Mantê-la Saudável!

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 24 de agosto 2021

Desde os primeiros dias de vida, a pele de um bebê precisa de atenção especial, já que é muito sensível e ainda está em desenvolvimento. Por isso, selecionamos alguns cuidados que devem ser tomados para manter a do seu filho sempre saudável.

Para cuidar da pele de um bebê é preciso adotar alguns cuidados especiais e contínuos, tanto na hora do banho quanto depois dele. Além de ficar atenta à hidratação, também é preciso se preocupar com a proteção solar, controle de insetos, tratamento contra assaduras e as unhas do seu pequeno.

É normal que as mamães tenham dúvidas sobre o assunto, principalmente se forem de primeira viagem. Entretanto, é necessário conhecê-lo bem para não prejudicar o desenvolvimento saudável do bebê. Saiba mais sobre os cuidados necessários e os produtos que farão toda a diferença no dia a dia.

A pele do bebê precisa de cuidados especiais?

Provavelmente, você já percebeu que a pele do bebê é mais delicada e sensível do que a de um adulto. O motivo é simples: ela ainda não está totalmente desenvolvida e, consequentemente, é mais fina, frágil e muito mais suscetível a problemas causados por fatores externos.

Por isso, é essencial que a pele das crianças receba cuidados especiais e específicos dos primeiros meses de vida até, pelo menos, os dois anos (que é quando ela fica mais madura).

Ser delicada, usar produtos específicos e manter a hidratação são passos essenciais para um bebê saudável e longe de doenças cutâneas.

Como deve ser o banho do bebê?

Por ser recorrente, a hora do banho reúne alguns aspectos que precisam de cautela para não sensibilizar a pele dos bebês.

O primeiro ponto a ser observado é a temperatura da água, que precisa estar de acordo com o clima e a estação do ano. No geral, ela deve ficar entre 36 ºC e 37 ºC, mas você pode analisar e deixar um pouco mais fria, se for necessário. O importante é não ultrapassar a temperatura recomendada para não causar queimaduras na pele do bebê.

Também é válido ressaltar que não é preciso dar mais de um banho por dia, principalmente com o uso de cosméticos. Durante a higienização, opte por produtos suaves e que não sejam agressivos para a pele dos pequenos.

Shampoos e sabonetes com pH fisiológico, testados dermatologicamente, sem componentes químicos e com ingredientes naturais são os mais indicados e limpam suavemente sem agredir.

Como manter a pele do bebê hidratada?

Principalmente nos períodos mais quentes e mais frios do ano, é essencial hidratar a pele do bebê para evitar ressecamento, descamação e outros problemas que a desidratação causa em pessoas sensíveis.

Existem loções hidratantes destinadas exclusivamente para bebês. Normalmente, elas possuem uma fórmula suave que pode ser usada todos os dias e ajudam a manter a pele dos pequenos hidratada e protegida por mais tempo.

Mas lembre-se que um hidrante infantil deve ser hipoalergênico, sem fragrância e desenvolvido especialmente para crianças.

E se você quiser contribuir ainda mais com a hidratação, ofereça uma quantidade relevante de água diariamente, opte por sabonetes com ativos hidratantes e evite banhos muito quentes para não causar ressecamentos indesejados.

Protetores solares

Como você deve imaginar, a delicadeza e a baixa pigmentação da pele de um bebê a tornam muito mais sensível aos raios ultravioleta. Com isso, o uso de protetores solares se torna imprescindível, mas apenas para bebês com mais de seis meses de vida.

Crianças com idade inferior devem tomar sol apenas nos momentos em que ele é menos agressivo, como antes das 10h e depois das 16h. Mas não é recomendado exagerar no tempo de exposição, pois de 15 a 30 minutos já é possível tomar um banho de sol sem prejuízos. E, quando for necessário, use chapéus e roupas com proteção UV para proteger o pequeno.

Já os bebês que têm mais de seis meses devem utilizar protetores solares com fórmulas específicas para a sua idade, com proteção contra os raios UVA e UVB, que sejam à prova d’água e tenham FPS superior a 30.

Selecionamos algumas das melhores opções disponíveis que são destinadas a crianças e se adaptam super bem na pele sensível. Confira!


La Roche-Posay Anthelios Dermo-Pediatrics FPS 60

O Anthelios Dermo-Pediatrics FPS 60, da La Roche-Posay, tem alta proteção contra os raios UVA e UVB, não tem perfume ou parabenos e é resistente à água e à transpiração. Feito especialmente para uso infantil, ele é indicado para todos os tipos de pele e pode ser aplicado tanto no corpo quanto no rosto.


Mustela Protetor Solar FPS 50+

Com resistência à água e à transpiração, o Protetor Solar FPS 50+, da Mustela, conta com alta proteção UVA e UVB, tem uma textura leve e é enriquecido com ingredientes naturais. Ele também não tem perfume e nem sai quando a pele entra em contato com roupas ou com a toalha.


Nivea Kids Sensitive FPS 60

O Nivea Kids Sensitive FPS 60 é um protetor solar sem perfumes, corantes ou conservantes que é resistente à água e tem alta proteção contra os raios UVA e UVB. Formulado para peles extremamente sensíveis ao sol, ele também minimiza o possível surgimento de alergias.


Repelentes

Uma das formas de evitar picadas de insetos nos pequenos e a contração de doenças é usando repelente. Porém, assim como o protetor solar, apenas bebês com mais de seis meses podem usá-lo. Enquanto isso, o ideal é apostar em outras formas de proteção, como o uso de mosquiteiros, roupas adequadas e telas protetoras.

Geralmente, os repelentes são feitos à base de DEET ou Icaridina (dois ativos que protegem de insetos). Mas, pelo menos até os dois anos de idade, ambos devem ter baixa concentração (de 10% e 20%, respectivamente).

Selecionamos três bons repelentes que foram desenvolvidos exclusivamente para crianças e que vão proteger a pele do seu filho da ação dos insetos que causam alergias e doenças. Acompanhe!


SBP Baby

Prometendo seis horas de proteção, o repelente SBP Baby é hipoalergênico, não tem fragrância e possui uma fórmula suave com Icaridina e manteiga de karité. Segundo a fabricante, ele já pode ser usado em bebês com mais de dois meses, porém, o ideal é perguntar ao pediatra antes de usá-lo no seu filho.


Granado Bebê Longa Duração

Como o nome já indica, o Granado Bebê Longa Duração protege a pele do seu filho por mais tempo – até oito horas – e foi desenvolvido especialmente para peles sensíveis. Além de ser hipoalergênico e de rápida absorção, a sua fórmula conta com Icaridina nanoencapsulada, lipídios e ômega 9.


Off! Baby

O repelente Off! Baby protege a pele sensível por até seis horas, não tem perfume e possui Icaridina em sua composição. Ele pode ser usado em bebês com mais de três meses, mas indicamos que consulte o pediatra antes de aplicá-lo no seu filho.


Como lidar com as assaduras?

Infelizmente, o aparecimento de assaduras é muito comum nos bebês, já que eles precisam usar fraldas e elas reúnem calor, umidade e bactérias, resultando em irritação, coceira e inflamação na pele.

O tratamento das assaduras pode ser feito com pomadas de fácil acesso. Porém, a prevenção é sempre o melhor remédio, pois evita transtornos ao pequeno, que fica bastante incomodado com a inflamação na pele.

Para evitá-las, não use fraldas muito apertadas no seu filho, não o deixe molhado por muito tempo, permita que o bebê fique um tempinho sem fralda, retire os restos de produtos nas “dobrinhas” das partes íntimas e faça a higienização corretamente sempre que for trocar as fraldas.

Quais os cuidados necessários com as unhas do bebê?

Desde o primeiro dia de vida, um bebê já tem unhas grandinhas que precisam ser aparadas para não machucar a si mesmo ou causar acidentes inesperados. O problema é que as mãozinhas ainda são pequeninas, os dedos são frágeis e muitas mães ficam com dúvidas sobre o que deve ser feito com as unhas que crescem tão rápido.

Nesse quesito, os cuidados são básicos: corte-as uma vez por semana (sempre com uma tesoura sem ponta para não correr o risco de machucá-lo), lixe para que elas não fiquem com pontas e mantenha as unhas do pé sempre aparadas.

Além disso, tenha bastante cuidado na hora do corte e, se preferir, aproveite os momentos em que ele estiver dormindo ou mamando para evitar que se mexa muito.


Gostou deste artigo?