Piercing Microdermal: Saiba Tudo Antes de Colocar!

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 24 de maio 2021

O piercing microdermal não é tão comum quanto os outros, mas chama bastante atenção pela delicadeza. Está pensando em colocar um? Saiba tudo sobre ele, os principais cuidados a serem tomados e as melhores orientações.

O piercing microdermal é um piercing com ponto único, sem saída por outro lado, como os outros normalmente têm. Ele se difere justamente por deixar uma das partes escondidas dentro da pele. Mas mesmo sendo um pouco invasivo, se você tomar todos os cuidados e seguir as orientações, ele fica muito bonito na pele.

A forma de cuidar, cicatrizar e remover o microdermal também é diferente dos demais. Então, se você ainda tem dúvidas sobre o piercing, entenda tudo sobre ele antes de colocá-lo. Neste artigo, nós te explicamos os principais detalhes!

Piercing microdermal: entenda como funciona

Como já adiantamos, o piercing microdermal é um piercing que deixa uma das partes alojadas dentro da pele, na camada dérmica, sem um ponto de saída, como precisaria ter se fosse colocado na orelha, no nariz, no umbigo, na sobrancelha e em outras partes do corpo.

A joia usada para a colocação de um microdermal tem duas partes: a âncora (que fica por baixo da pele) e a pedrinha (que fica visível na parte externa do corpo). Na âncora há alguns buraquinhos que são cruciais para a fixação, a intenção é que a pele cresça através deles e a joia se fixe ali.

Além de ser mais suscetível a inflamações e problemas de cicatrização, um piercing microdermal mal colocado pode deixar o processo de retirada muito mais doloroso do que realmente é.

Sendo assim, vale destacar que, apesar de parecer bem simples de aplicar, ele deve ser colocado exclusivamente por um profissional, normalmente um body piercer, que seja qualificado para tal tarefa.

Como o microdermal deve ser colocado?

Colocar um microdermal é mais simples e rápido do que parece, principalmente se o profissional já tiver experiência na aplicação desse tipo de piercing.

Depois de o cliente escolher o local da aplicação, que é bem democrático e pode ser colocado em qualquer parte do corpo, o profissional faz o furo com um instrumento chamado punch, mas alguns também usam agulha ou bisturi, e pressiona um pouco a parte que foi furada para o sangue não jorrar.

O próximo passo é implantar a joia escolhida e ajustá-la conforme ela deve ficar: âncora na parte de dentro e pedrinha na parte de fora. Para finalizar, o body piercer faz a limpeza da parte externa, que normalmente fica com algumas gotas de sangue, e pronto. Basta esperar o processo de cicatrização.

O piercing microdermal dói?

Sentir dor é algo relativo, então pode variar muito de pessoa para pessoa. Como a pele precisa ser cortada para a aplicação do piercing, naturalmente a dor é inevitável. Mas o grau vai depender muito do local onde a joia é colocada, do profissional que faz a aplicação, do tempo levado no procedimento e também de como o cliente lida com a dor.

De qualquer forma, as pessoas que são mais sensíveis podem usar anestésico para fazer a aplicação com mais tranquilidade e sem sofrimento nenhum.

Principais locais para colocar o piercing microdermal

O microdermal pode ser colocado em qualquer parte do corpo, a preferência é sua. Há quem o aplique no peito, nas costas, nas mãos, no braço e até no pescoço, mas o local mais comum de ser colocado é no rosto, um pouco abaixo do olho.

Piercing microdermal

Quais joias podem ser colocadas no microdermal?

Em relação ao material, as joias para esse tipo de piercing precisam ser, necessariamente, de titânio, aço cirúrgico ou polímero biocompatível, justamente porque vai ficar dentro da pele e precisa ser aceita pelo organismo.

Mas no que diz respeito ao design das peças, existe uma variedade enorme de opções e você pode escolher de acordo com a parte do corpo que vai ser colocada e com o seu estilo.

Uma curiosidade é que você não precisa retirar toda a joia caso queira mudá-la. Isso porque a âncora não é retirada da pele, ela fica lá dentro e o profissional apenas desrosqueia a parte da pedrinha e coloca uma nova.

Em quanto tempo o piercing microdermal cicatriza

O índice de rejeição do organismo quanto ao piercing microdermal é alto, mas a cicatrização não é demorada. Na verdade, não existe um tempo exato para que ele cicatrize, porém, normalmente, leva cerca de 3 meses para ficar totalmente cicatrizado.

Todo o processo exige cuidados e dedicação para que cicatrize o mais rápido possível. Seguir as recomendações profissionais e se alimentar adequadamente deixarão a ação muito mais simples e menos demorada.

Como cuidar do piercing microdermal

Como qualquer outro piercing ou procedimento com furos na pele, o microdermal necessita de alguns cuidados especiais para ajudar na cicatrização, evitar inflamações e para que a adaptação seja a melhor possível. Por estar alojado dentro da pele, a atenção precisa ser redobrada.

Para limpar, lave-o com água morna e sabonete antibacteriano. Depois, passe soro fisiológico no local com uma gaze esterilizada, pressionando delicadamente por alguns minutos. Essa limpeza pode ser feita de duas a três vezes ao dia.

Também é recomendado que você não toque o local do piercing com as mãos ou panos sujos. Além disso, tenha cuidado ao secar o rosto para que a joia não enganche na toalha e evite produtos que possam ser nocivos a cortes ainda não cicatrizados.

E o mais importante, fique atenta ao que o seu body piercer recomendou e siga todas as orientações à risca.

Como evitar que o piercing inflame

Além de seguir as dicas de limpeza e de cuidados recomendados pelo profissional, você deve evitar alimentos muito calóricos, processados e gordurosos, não ficar tocando no local perfurado, fazer alimentações ricas em vitaminas e nutrientes, evitar praia, piscina e sauna nos primeiros meses, e não se expor ao sol excessivamente.

Piercing microdermal: como remover?

Assim como a aplicação, a remoção do microdermal precisa ser feita por um profissional, já que envolve mais um corte na área. Porém, se você quiser ou precisar retirá-lo, não se preocupe, é um processo muito rápido e simples para quem já tem prática.

O profissional retira a pedrinha rosqueada na joia e faz um pequeno corte na lateral para retirar a âncora de dentro da pele. Depois disso, é comum que fique uma pequena cicatriz no local em que o piercing estava.

Siga as instruções corretamente

E, por fim, se você está realmente interessada em colocar um piercing microdermal, não deixe de seguir todas as instruções do seu body piercer. Fazendo tudo certinho, a cicatrização e a adaptação vão ser muito mais simples.

Separamos algumas dicas para que o seu microdermal cicatrize de forma bonita e saudável:

  • Procure um profissional de confiança para colocá-lo;
  • Nos primeiros meses, alimente-se de forma saudável e não coma comidas muito gordurosas e cheias de calorias;
  • Faça a limpeza adequada;
  • Tome cuidado para a joia não ficar enroscando nas roupas;
  • Não tente mexer no piercing em casa para não causar problemas;
  • Seu corpo pode rejeitar o piercing. Caso isso aconteça, procure um profissional para fazer a remoção.

Gostou deste artigo?