Rejeição no Relacionamento: 10 Melhores Dicas para Superar

Juliana Mafra
Juliana Mafra
Atualizado 20 de maio 2021

Sofrer rejeição no relacionamento, não é fácil. Conhecemos alguém, as coisas não acontecem do jeito que imaginamos e somos rejeitados. Mas e agora? O que fazer para superar essa dor? Com alguns conselhos desse texto aprenda a passar por isso.

Para superar a rejeição, o melhor a se fazer é não ter medo desse sentimento. Procure também não ficar se culpando e martirizado sobre o que poderia ter sido. O mais importante é se dar um tempo para viver o período de luto, depois procurar fazer outras atividades, ter a companhia de pessoas queridas e seguir em frente na vida.

Sendo assim, entenda que vai ser um período difícil e ruim que você vai ter que passar na vida. E precisará fazer coisas que te coloquem de volta nos trilhos. Para te ajudar, separamos as melhores dicas para você conseguir superar essa fase. Acompanhe.

Não tenha medo da rejeição

Naturalmente o ser humano tem a necessidade de pertencer, seja no trabalho, na escola, com os amigos e amorosamente. E é normal se sentir abalado após uma rejeição, com a autoestima baixa, porque ela dá a falsa percepção de que não somos bons o suficiente.

A rejeição por parte amorosa costuma ser uma das mais difíceis. Porém, passar por esse período ruim na vida, que todos os seres humanos vão passar cedo ou tarde, é necessário que esse sentimento desapareça aos poucos.

O que vai fazer diferença é a forma com que lidamos com a rejeição, enxergando que novas oportunidades nos esperam na vida. E sempre é tempo de recomeçar.

Não se culpe

Muitas vezes, a rejeição pode não ter nada a ver com você, e sim significar que a outra pessoa está em um estado de espírito diferente, buscando novas coisas. Ou até mesmo ela pode estar com inseguranças ou medos da vida, por isso tende a desistir das coisas. Sendo assim, uma série de fatores contribuem para isso acontecer.

Por isso, é comum quando ouvimos um "não", nos sentirmos sem valor, mas não leve a rejeição para o lado pessoal. Porque um relacionamento deve ser composto de esforços de ambas as partes, e da aceitação do jeito de um e do outro.

Dicas para lidar com a rejeição no relacionamento

A seguir algumas dicas para você lidar melhor com a rejeição e conseguir superar essa fase mais rápido.

Viva o luto

Para superar as coisas tristes da vida, precisamos "viver o luto", que quer dizer vivenciar a tristeza e o sofrimento, para nos recuperarmos completamente. Porque isso é um processo natural da vida e querer fingir que a dor não está lá, só vai piorar tudo.

Por isso, seja sincera com seus sentimentos e permita-se sentir as dores. Não seja dura consigo mesma, e aceite que você é um ser humano, e vai passar por momentos ruins como todo mundo. Dê o tempo necessário para sentir as dores, porque isso vai te ajudar no processo de cura.

Você sabia que chorar faz bem? Ao chorar nós ativamos o sistema nervoso parassimpático que recompõe o corpo ao estado de equilíbrio, aliviando o estresse e a dor emocional.

Respeite a falta de correspondência do outro

A falta de correspondência do outro, não quer dizer um ataque pessoal a você. Aquela pessoa que você teve uma paixão não é obrigada a corresponder os seus sentimentos. Como você também não é obrigada a corresponder os de outras pessoas.

Às vezes, a vida de cada um toma rumos completamente diferentes, não tendo os mesmos planos, nem os mesmos sonhos. E isso também ajuda a desmotivar o sentimento. Dessa forma, sempre tente aprender com a situação e não coloque a culpa de tudo em si mesma, muitas vezes o outro é que está em busca de outras coisas.

Portanto, respeite o espaço do outro. E se a pessoa te afirmou que não tem interesse em você, não confronte ela e nem se humilhe, tente seguir sua vida.

Eleve a sua autoestima

Quando nos sentimos rejeitados muitas vezes pensamos que não somos suficientes ou bons o bastante. E o melhor jeito de não ter esse sentimento é se cuidando mais, tendo hábitos mais saudáveis, dando mais valor a si mesmo.

O que ajuda muito é fazer uma lista de suas qualidades e defeitos, e de como você pode melhorar. Tente valorizar suas qualidades, não é porque uma pessoa não gostou de você, que as outras também não vão gostar. E não se esqueça que você deve ser a pessoa mais importante para si mesmo.

Também saiba que uma pessoa que sabe se valorizar, automaticamente, vai ser mais valorizada pelas outras. Por isso, tente cuidar do seu psicológico e do seu exterior, cuide do corpo, vá no cabeleireiro, compre roupas novas, faça tudo para dar um gás na sua autoestima.

Não torne a pessoa o centro das suas atenções

Você pode sentir muito a dor da rejeição, por estar muito focado naquela pessoa. E ela não precisa ser a mais importante do mundo, não precisa ser aquela que você não sobrevive sem. Você deve ter os pés no chão e saber que pode viver sem aquele amor.

Existem 7 bilhões de pessoas no mundo e você vai encontrar alguma que vai retribuir o seu amor e valorizar você. Por isso não aposte todas as fichas em uma só pessoa. Tenha em mente que existem muito mais oportunidades de você se apaixonar e de ter seu amor correspondido.

Siga a sua vida

Como já dissemos é normal ter um momento de luto, para recuperar as energias. Mas depois tente viver sua vida, e redirecionar sua energia para outras fontes, como seus amigos, seu trabalho, sua família.

Siga em frente mesmo que seja um processo lento. Tente se reerguer aos poucos, tente aprender com o que aconteceu, para sair mais madura dessa situação.

Lembre-se que a rejeição não te define, você está no comando. Isso significa que você pode garantir oportunidades até melhores na vida. Se aquilo não aconteceu do jeito que você queria, tem um motivo maior por trás, e talvez era melhor não acontecer mesmo. Por isso se liberte e siga sua vida.

Não crie muitas expectativas

Às vezes criamos muitas expectativas sobre a pessoa que estamos nos relacionando, e isso é um dos principais motivos para o fim de um relacionamento. Porque as pessoas não precisam atender a isso, e você pode se frustrar. Muitas vezes o relacionamento que você tanto sonhou, na verdade só existe na sua cabeça.

Por isso, lidar com a rejeição é também lidar com as expectativas não atendidas. Tenha consciência de seus comportamentos, porque a rejeição, na maioria das vezes, se trata sobre o que fazemos e não quem somos.

Tenha novos hobbies

Participar de novas atividades na vida tem o poder de ampliar sua mente para o mundo para não ficar apenas focada em uma coisa. Tente achar alguma atividade que vai ser prazerosa para você e vai trazer benefícios para sua vida. Como atividades físicas, fazer algum curso, ou alguma viagem.

Pode parecer difícil no começo, mas faça um esforço por você mesma e logo você vai estar se acostumando. Lembre-se: ocupar a mente com outras coisas é essencial, para superar.

Ter novos hobbies e aprender novas habilidades pode te ajudar a curar desse sentimento de rejeição, porque você vai estar focada em outras coisas, e vai ter oportunidades de conhecer novos lugares e novas pessoas.

Passe mais tempo com os amigos

É muito importante que após o período de luto da rejeição, você passe algum tempo com os amigos. Ter pessoas que você gosta ao seu lado pode ser muito benéfico para sua saúde mental. Eles podem te dar conselhos, falar de suas experiências e te dar apoio.

Portanto, conversar com os amigos ou membros da família, é muito benéfico, com eles você pode desabafar sobre o que aconteceu, e se distrair com outras atividades.

Racionalize o sentimento

Às vezes, fantasiamos muito uma relação, e na vida real, no dia a dia, não era do jeito que imaginamos, por isso, coloque os pés no chão.

Você pode estar ignorando todas as coisas ruins do relacionamento, porque as coisas soam melhores depois que nós perdemos, começamos a ignorar os desentendimentos, as brigas e lembrar só das coisas boas.

Não tenha necessidade de atenção

Querer sair como vítima da situação pode ser muito tentador, porque você vai ter mais atenção, mais apoio, mas isso é um comportamento autodestrutivo. Porque ao revisar os fatos acontecidos no relacionamento, vamos ficar com raiva, se sentindo inferiorizados, e isso não vai ajudar.

Você também pode ter a tendência de querer procurar pessoas que no fundo você sabe que não vai dar certo. Porque muitas vezes essa necessidade de atenção faz com que você faça escolhas erradas. Por isso, procure pessoas que combinem com seu jeito de ser.

É bom medir os dois lados e ter responsabilidades sobre nossas ações também, mesmo se sentindo a prejudicada. Não fique remoendo as lembranças, não fique toda hora contando e recontando o que aconteceu, siga em frente.


Gostou deste artigo?