Shampoo a Seco: Veja Como Usar e Quais os Melhores

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 09 de agosto 2021

Sabe aqueles dias que são super corridos e você precisa do cabelo limpo, mas está sem tempo de lavá-lo? O shampoo a seco, provavelmente, é a melhor solução possível para momentos como esse. Entenda o motivo!

O shampoo a seco é um produto feito para limpar o cabelo, mas sem precisar de água. Diferente do shampoo tradicional, para usá-lo, basta aplicar no couro cabeludo, massagear para facilitar a penetração e pentear os fios. Existem diferentes opções no mercado e, uma delas, com certeza, é a ideal para você.

Entretanto, é importante ressaltar que, apesar de ser bem mais prático, você não deve usá-lo com frequência, já que ele faz apenas uma limpeza superficial dos fios e do couro cabeludo. O shampoo a seco é apenas uma alternativa emergencial para quando você precisar das madeixas limpas e sem oleosidade rapidamente.

O que é e para que serve o shampoo a seco?

Como já adiantamos, o shampoo a seco é um produto, geralmente em spray ou em pó, que serve para limpar os fios sem o uso de água. Mas apesar do nome, ele proporciona apenas uma limpeza temporária e não deve ser usado habitualmente nas lavagens semanais.

Ele é o “quebra-galho” perfeito para os dias mais corridos, com compromissos inesperados e sem tempo para fazer a lavagem. Suas principais funções são absorver a oleosidade dos fios, oferecer mais opacidade e promover a sensação de cabelos limpos e leves.

Como usar um shampoo a seco?

É comum que as pessoas que nunca utilizaram o shampoo a seco tenham dúvidas quanto ao seu uso. Porém, usá-lo é bem simples e, em poucos minutos, os cabelos já ficam limpos, cheirosos e sem oleosidade.

Confira o passo a passo simples de como passar o shampoo a seco nos fios:

  1. Penteie o seu cabelo e divida-o em algumas mechas;
  2. Agite o shampoo e o aplique na raiz, entre uma mecha e outra. É importante não encostar no couro cabeludo (coloque-o de 15 a 20 cm de distância) e nem exagerar na quantidade;
  3. Massageie a raiz por alguns segundos para que o produto possa penetrar;
  4. Deixe o shampoo agir por alguns minutos;
  5. Para concluir, penteie normalmente os fios e finalize como preferir.

Mas não se empolgue com a praticidade. O shampoo a seco não faz a lavagem adequada das madeixas e deve ser usado só em ocasiões emergenciais. Não exagere na quantidade de vezes e nem o utilize como substituto do shampoo tradicional.

Os 7 melhores shampoos a seco

Gostou das vantagens do shampoo a seco e quer aproveitá-las? Nós separamos as sete melhores opções do mercado para você não perder tempo e escolher o seu. Confira!


1. Dove Care On Day 2

O shampoo a seco Care On Day 2, da Dove, é uma opção super acessível para quem deseja ter cabelos sem oleosidade, cheiroso e sem resíduos em apenas alguns minutos. Ele é indicado para todos os tipos de cabelo e promete brilho e refrescância instantâneos.


2. Phytoervas Controle de Oleosidade Gengibre e Menta

Enriquecido com as propriedades do gengibre e da menta, o shampoo a seco Controle de Oleosidade, da Phytoervas, reduz a oleosidade e ainda renova os fios enquanto age. O produto tem propriedades adstringentes e não possui aditivos químicos.


3. Truss Detox Dry Shampoo

O Truss Detox Dry Shampoo retira a sujeira, neutraliza os odores e elimina a oleosidade com as ações bactericida, adstringente e anti-inflamatória. E, para completar, ele ainda possui vitamina E e complexo natural derivado da melaleuca e de Salix alba em sua composição.


4. Eudora Siàge Shampoo a Seco

Com a promessa de não deixar os fios com o aspecto branco, o shampoo a seco Siàge, da Eudora, não só reduz a oleosidade do cabelo, como também proporciona mais maciez, movimento e volume natural. Ele é ideal para cabelos mistos e oleosos.


5. Nick Vick Shampoo a Seco Hortelã e Melissa

Cabelos limpos e refrescantes em apenas três minutos é a promessa do shampoo a seco Hortelã e Melissa, da Nick Vick, que carrega a fragrância das duas plantas que dão nome ao produto. O shampoo também protege, hidrata, revitaliza o brilho e dá leveza aos fios.


6. L'Occitane au Brésil Shampoo a Seco Patauá Hidratação Equilibrante

6. L'Occitane au Brésil Shampoo a Seco Patauá Hidratação Equilibrante

Feito com óleo de patauá, que nutre e repõe as fibras do cabelo, o shampoo a seco Hidratação Equilibrada, da L'Occitane au Brésil, é perfeito para reduzir a oleosidade da raiz e dos fios, deixando-os também mais limpos, leves e macios.


7. Ricca Cuca Fresca Shampoo a Seco Menta

Além de deixar um cheiro excelente de menta nos cabelos, o shampoo a seco Cuca Fresca, da Ricca, elimina toda a oleosidade, proporciona mais volume às madeixas e as deixa mais leves e soltas, como quando elas estão limpinhos.


Dúvidas comuns sobre o shampoo a seco

Embora o shampoo a seco não seja exatamente uma novidade, muitas pessoas têm dúvidas quanto ao seu uso, vantagens e desvantagens. Por isso, respondemos aos questionamentos mais comuns em relação ao produto!

Aplicar shampoo a seco substitui a lavagem com shampoo normal?

Não. Apesar de o shampoo a seco ser muito útil e prático de usar, ele não pode e nem deve substituir o shampoo comum, uma vez que não faz a lavagem adequada dos fios e do couro cabeludo. Faça a lavagem a seco apenas em momentos de emergência.

Faz mal usar shampoo a seco?

Se não for usado em excesso, o shampoo a seco não faz mal. Como dissemos, ele deve ser usado esporadicamente, e não todos os dias. Usá-lo em uma frequência muito grande pode causar irritações, obstruir os poros, deixar os fios muito secos e até favorecer o aparecimento de fungos e bactérias.

Pode fazer chapinha com shampoo a seco no cabelo?

Se você preferir, pode. Porém, se você fizer na ordem contrária (primeiro a chapinha e depois o shampoo), o resultado será muito melhor. Isso porque, além de retirar a oleosidade dos fios, o shampoo a seco também dá mais volume e movimento aos fios.

Caso você passe a chapinha depois da aplicação do produto, corre o grande risco de retirá-lo do cabelo e trazer a aparência oleosa e o aspecto de sujo novamente.

O shampoo a seco tem contraindicações?

Não existem muitas contraindicações para o shampoo a seco, já que ele não é extremamente agressivo. Contudo, evite o uso frequente desse tipo de shampoo se o seu cabelo for muito seco, se tiver muitas caspas ou se o seu couro cabeludo estiver irritado ou descamando.

Por fim, cuidado para não cometer erros ao usar shampoo a seco

Você já deve ter percebido que, se for utilizado da maneira correta, o shampoo a seco pode se tornar um grande aliado nos dias corridos em que o cabelo precisa de socorro. Porém, é necessário ter cuidado para não usá-lo de forma errada ou exagerada.

Para evitar erros, fique atenta às recomendações descritas no rótulo, escolha um shampoo específico para o seu tipo de cabelo, coloque apenas a quantidade necessária e não o utilize em uma frequência muito grande.


Gostou deste artigo?