Tatuagem Inflamada: Saiba Porque, Sintomas e Como Evitar

Thaís Martiniano
Thaís Martiniano
Atualizado 14 de junho 2021

Está se perguntando por que uma tatuagem pode inflamar? Quer saber como evitar que ela inflame? Então, este artigo é perfeito para você. Nele, vamos te mostrar as principais causas de inflamação da tatuagem, além de como identificar e prevenir a inflamação.

A inflamação é um processo natural do corpo frente a uma lesão. Porém, alguns fatores podem aumentar esse grau de inflamação e causar problemas. Como a falta de higiene, alimentação e exposição ao sol, que tem influência direta na cicatrização da tatuagem. Ações simples, como limpeza diária, podem evitar problemas inflamatórios.

Porém, ainda existem várias outras medidas simples que você pode realizar para evitar inflamações graves na tatuagem. Quer saber quais são? Então, continue com a gente que nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre uma tatuagem inflamada.

Por que a tatuagem pode inflamar?

Quando a gente pensa em tatuagem, muitas vezes lembramos só da parte estética e esquecemos do restante. É um procedimento que causa lesões na pele, e como outros cortes e machucados, também precisa ter o cuidado necessário para não se tornarem problemas maiores.

Não existe nenhuma tatuagem que não fique inflamada, o processo é natural do corpo. Toda vez que você machuca sua pele, o corpo reage produzindo uma pequena inflamação. É assim que seu sistema imunológico se defende da entrada de bactérias e outros agentes. E a tatuagem é feita através de pequenas lesões, para que a tinta penetre na pele.

Porém, o grau de inflamação pode ser um problema. Quanto mais agentes nocivos têm contato com a lesão, mais o corpo aumenta a inflamação. É mais ou menos como um show: quanto mais gente no local, mais seguranças são necessários para evitar qualquer problema.

Por isso, algumas exposições desnecessárias podem aumentar esse grau de inflamação, e até promover infecções. Na hora de cicatrizar, o que mais pode fazer com que a tatuagem fique inflamada é a falta de limpeza adequada, exposição ao sol e ingestão de alguns alimentos que prejudiquem o processo de cicatrização, como carboidratos.

Além disso, a forma como o tatuador lida com a higiene e antissepsia da sua pele na hora de fazer a tatuagem também interferem na inflamação. Dessa maneira, se ele não tem os cuidados básicos de limpeza dos materiais e da pele, pode ser um grande problema na hora da cicatrização.

Principais sintomas de inflamação da tatuagem

Existem algumas diferenças básicas entre a inflamação e a infecção de uma tatuagem. Cada uma delas tem uma resposta diferente no corpo, e características distintas também. Dessa maneira, listamos os principais sintomas de uma tatuagem inflamada:

  • Vermelhidão intensa no local da tatuagem;
  • Aumento de temperatura no local;
  • Dor moderada ou intensa;
  • Edema (inchaço) no lugar;
  • Redução dos movimentos no local.

Vale lembrar, que uma inflamação, mesmo grave, não apresenta pus no local. Se você notar que tem pontos amarelados na tatuagem, ou pus aparente, isso significa que você tem uma infecção associada. Ou seja, as bactérias conseguiram entrar nas lesões, e o corpo está tentando se defender.

Assim, se a inflamação não melhorar ou piorar no decorrer dos primeiros 7 dias é muito importante que a tatuagem seja avaliada por um dermatologista ou clínico geral, já que pode indicar a presença de uma infecção ou, até, de uma alergia à tinta. Não brinque com a sua saúde e se precisar procure um médico o mais rápido possível.

Como saber se é uma infecção ou alergia

As duas têm causas e sintomas diferentes, que precisam ser tratados de maneiras distintas. O processo de cicatrização de uma tatuagem dura em média 15 dias, dependendo do tamanho. Por isso, se você perceber que os dias estão passando e os incômodos aumentando, talvez seja a hora de começar a se preocupar.

Após fazer a tatuagem é normal que a pele passe por um processo inflamatório para depois cicatrizar, mas se o processo inflamatório já passou e você continua sentindo incômodo, pode ser que seja uma alergia a tinta ou até uma infecção. Mas para isso, você precisa entender quando está com uma alergia e quando está com uma infecção.

Principais sintomas de alergia na tatuagem:

A alergia também é um processo do sistema de defesa do corpo, quando ele entende que alguma coisa pode causar dano. No caso da tatuagem, algumas pessoas têm essa reação por conta da tinta. É como se os soldadinhos que defendem o corpo entendessem que a tinta é um possível bandido, e querem expulsar do organismo.

Porém, essa é uma reação de hipersensibilidade, quando as células de defesa exageram. Dessa maneira, são enviadas muitas células de defesas para uma pequena lesão. A reação do corpo é exagerada e os sintomas também podem ser:

  • Vermelhidão em excesso no local;
  • Coceira moderada ou intensa;
  • Formação de bolhas no local;
  • Descamação da pele onde a tatuagem foi feita.

Por isso, é importante que você, ao perceber os primeiros sintomas, já procure um médico. O tratamento para diminuir os sintomas de alergia é bem diferente de uma inflamação ou infecção. Portanto, não minimize os efeitos que podem ser causados, procure ajuda assim que necessário.

Principais sintomas de infecção na tatuagem:

Já comentamos nesse post que a inflamação é um processo natural do corpo toda vez que a gente se machuca. Quando a gente faz a limpeza correta da tatuagem e não se expõe a riscos desnecessários, a inflamação ocorre de forma normal, para depois dar início ao processo de cicatrização. Porém, quando existe uma infecção a coisa é bem diferente.

Assim que as células de defesa do nosso sistema imunológico identificam as bactérias, elas começam a agir, no seu machucado, para combatê-las. E então, de um lado ficam as bactérias tentando se reproduzir, e do outro o nosso sistema tentando proteger o local. Quando o corpo não consegue combater esses agentes, nós temos uma infecção instalada.

A infecção tem um sinal muito característico: o pus. Esse acúmulo de secreção é composto de bactérias e neutrófilos mortos durante a defesa. Ele tem uma coloração amarelada e às vezes um cheiro forte também. Assim, você pode identificar os principais sintomas:

  • Presença de pontos de pus, ou secreção amarelada escorrendo;
  • Dor intensa no local;
  • Vermelhidão e aumento de temperatura;
  • Febre (em alguns casos).

Dessa maneira, também é muito importante que você identifique os sintomas e vá ao médico. Infecção é coisa séria e precisa ser tratada da maneira correta. Quando você tem uma infecção e não vai ao médico, está ajudando as bactérias a se multiplicarem.

Portanto, é muito importante que você cuide do local ferido e vá ao médico para tomar os medicamentos corretos. Tanto para a alergia, quanto para a infecção, os primeiros cuidados são fundamentais.

Como cuidar da tatuagem para não inflamar

A primeira regra de ouro dos cuidados com a tatuagem acontece antes mesmo da própria tatuagem. Sempre procure profissionais sérios e com protocolos de higiene bem estabelecidos.

É muito importante verificar o local antes, e como o tatuador lida com as questões de higiene. Assim, você também pode pedir recomendações a amigos sobre como foi a recuperação. Porém, não esqueça que cada organismo reage de uma maneira, então verifique mais a questão da qualidade do tatuador em relação aos cuidados na hora de tatuar.

Escolhi um bom tatuador, fiz o meu desenho, e agora? Como evitar a inflamação e infecção? Então, existem algumas medidas simples que você pode tomar para evitar que sua tatuagem inflame muito ou infeccione:

  • Faça a limpeza da tatuagem periodicamente, com os produtos corretos;
  • Mantenha a hidratação do local em dia;
  • Não compartilhe sabonetes durante a cicatrização;
  • Cuidado com a exposição a locais sujos (como a areia da praia);
  • Evite a exposição ao sol, cubra a tatuagem sem abafar;
  • Mantenha a tatuagem o mais arejada que puder.
  • Evite alimentos que prejudicam a cicatrização durante alguns dias (gorduras, carne de porco, alimentos embutidos como salsicha).

Esses são apenas alguns dos cuidados que você pode ter com a sua tattoo. Porém, se você mantiver sempre em mente a questão do bom senso e higiene, dificilmente terá problemas durante sua cicatrização.


Gostou deste artigo?