Tipos de Argila: Conheça as 9 Principais e Saiba Como Usar

Juliana Mafra
Juliana Mafra
Atualizado 05 de maio 2021

A argila é um ingrediente natural usado desde antigamente, que possui muitas vantagens ao ser incluída na rotina de beleza. Neste texto mostramos os principais tipos de argila e quais benefícios elas trazem para a pele e cabelo. Acompanhe.

Dentre os principais tipos de argila temos a verde, que regula a oleosidade da pele, desintoxica e fecha os poros. A branca que reduz inflamações, cicatriza e ajuda a clarear as manchas. E a preta que remove as células mortas, é antioxidante e antisséptica.

Porém, além dessas, existem outras opções de argila com diversos benefícios. Continue o texto para saber quais são elas, os benefícios que elas trarão à pele e como usá-las. Confira.

Quais os tipos de argilas

Desde antigamente a argila tem sido utilizada devido às suas ricas propriedades que ajudam em diversas coisas. Ela é um mineral que vem de rochas vulcânicas, compostas de grãos finos que são enriquecidos principalmente com alumínio, sílica e água.

Mas saiba que esse ingrediente natural serve para muitas coisas, inclusive para cuidados com a pele, como na limpeza, na hidratação, na regeneração e eliminação de toxinas. Porém, existem diferentes tipos de argila com composições diferentes, que se adequam a cada tipo de pele.

Dentre os variados tipos de argilas, as principais são:

  • Argila verde
  • Argila branca
  • Argila preta
  • Argila cinza
  • Argila vermelha
  • Argila rosa
  • Argila amarela
  • Argila marrom
  • Argila roxa

Para que serve cada tipo de argila no rosto?

A seguir mostramos uma lista, com os principais tipos de argila e quais são seus benefícios.

Argila verde

A argila verde sendo uma das mais conhecidas, é também a argila que possui uma maior diversidade de compostos, contendo magnésio, potássio, cálcio, manganês, fósforo, zinco, e outros.

É mais indicada para peles mistas a oleosas, e também as que têm tendência a acne, devido às sua propriedade secativa, adstringente e bactericida. Ela age regulando a produção de oleosidade da pele, desintoxicando e fechando os poros. Ajuda, inclusive, a estimular a circulação sanguínea e promover uma leve esfoliação no rosto.

Argila branca

A argila branca, ao contrário da verde, é indicada para peles secas e sensíveis, por ter o pH muito parecido com o da pele. Ela serve para reduzir as inflamações, cicatrizar, clarear as manchas e controlar a oleosidade da pele sem ressecar.

Essa argila é rica em alumínio, sílica, caulinita, magnésio e manganês. Sendo muito suave, ela é mais indicada para utilizar no rosto, pois o seu maior benefício é o clareamento das manchas.

Argila preta

Também conhecida como lama vulcânica, a argila preta é considerada a mais nobre das argilas, por ser rica em minerais como o óxido de alumínio, óxido de silício e titânio. Esses minerais ajudam a pele e o cabelo com a cicatrização, o controle da oleosidade e renovação celular.

Ela remove as células mortas e ajuda a controlar a produção de bactérias, por isso é a mais recomendada para desintoxicação da pele. A argila preta também tem propriedades antiinflamatórias, antioxidantes, antissépticas e absorventes.

Além de ajudar contra o envelhecimento, aumentar a produção de colágeno e amenizar as manchas. Essa argila é indicada para todos os tipos de pele, e está entre as melhores.

Argila cinza

Essa argila tem um pH mais alcalino, tem alto teor de titânio, silício e alumínio, ajudando principalmente no combate de cravos e espinhas, e a controlar a oleosidade da pele. Como contém titânio, ela ajuda a tratar as lesões inflamadas do rosto.

Promove esfoliação da pele, ajudando a remover as impurezas. Também ajuda a tratar a flacidez, porque ativa a circulação sanguínea, tem ação anti inflamatória, antioxidante e tensora. Também é indicada para quem tem muita oleosidade capilar.

Argila vermelha

A argila vermelha possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias como óxido de ferro, cobre e silício, que agem promovendo muitos benefícios para a pele. Ela pode ser usada para todos os tipos de pele, porém, é mais indicada para as mais maduras e sensíveis.

O maior benefício dela é a hidratação, por isso é ótima para prevenir o envelhecimento da pele, pois trata as linhas de expressão, estimula a microcirculação sanguínea, e promove elasticidade.

Argila rosa

A argila rosa é uma mistura da argila branca e vermelha, que resulta em uma argila suave, muito indicada para peles sensíveis. Sendo assim, ela acalma peles irritadas, e também ajuda no tratamento de alergias e rosáceas.

Ela também ajuda a manter a hidratação, revitalização e elasticidade da pele e dos cabelos. Tem propriedades cicatrizantes da argila branca, e anti-estresse da argila vermelha. A argila rosa também ajuda na suavização das manchas com seu efeito antiinflamatório.

Argila amarela

A argila amarela é composta por alguns minerais importantes como o silício, alumínio, potássio e ferro. Ela tem efeito purificante, cicatrizante, hidratante e regenerador. Combate a caspa e a oleosidade.

Essa argila também pode ser usada para todos os tipos de pele, mas é mais indicada para pele maduras e secas. Pois, seu principal benefício é a ação rejuvenescedora que traz para a pele.

Ela ativa a produção de colágeno e a circulação sanguínea. Assim, tendo efeito antienvelhecimento, estimulando a elasticidade da pele e reduzindo as rugas.

Argila marrom

Os principais benefícios da argila marrom são: o tratamento da acne e o rejuvenescimento. Ela, assim como a argila preta, também é considerada uma argila muito pura e rara de ser encontrada.

Além disso, ela tem função antisséptica, adstringente, cicatrizante e desintoxicante. Ajuda na circulação sanguínea, reduz as inflamações e mantém a firmeza da pele. Ela é mais indicada para quem tem muita oleosidade, e pode ser usada tanto no rosto, quanto no corpo e cabelos.

Argila roxa

Sendo uma mistura de argila rosa com marrom, a argila roxa é mais indicada para peles sensíveis, secas e maduras. Ela previne o envelhecimento precoce da pele, deixando ela hidratada e nutrida. Também ajuda a acalmá-la reduzindo a vermelhidão e promovendo a limpeza.

Combate o envelhecimento da pele, melhorando a elasticidade e flacidez, porque é rica em magnésio e outros minerais que ajudam a aumentar a produção de colágeno, contribuindo para ter mais firmeza e melhorar o tônus muscular.

Como usar argila na pele

Para usar a argila na pele é muito simples, basta seguir esse passo a passo:

  1. Lave o rosto, para remover a oleosidade e os resíduos da pele;
  2. Em um recipiente coloque a argila escolhida com um pouco de água mineral e vá misturando até formar uma pasta;
  3. Em seguida aplique a máscara de argila em todo o rosto, utilizando um pincel, ou com os dedos. Não passe nas regiões perto do olho, como as pálpebras e olheiras;
  4. Deixe a máscara agir por alguns minutos, conforme o tempo indicado na embalagem, que costuma ser mais ou menos 15 minutos;
  5. Mas não deixe a máscara secar completamente na pele, o ideal é usar um borrifador com soro fisiologico ou agua mineral para espirrar no rosto, conforme a máscara for secando;
  6. Em seguida remova a argila com água;
  7. Seque a pele e aplique um creme facial e um protetor solar de sua preferência, para proteger a pele dos raios solares.

Quantas vezes devo passar argila no rosto

Se você tem a pele de mista a oleosa o indicado é usar a argila de uma a três vezes por semana, porque elas possuem propriedades antioxidantes e esfoliantes que ajudam a diminuir as inflamações da pele e a produção de sebo.

No entanto, para peles normais a secas é indicada usar apenas 1 vez por semana ou de 15 em 15 dias, para evitar o ressecamento do rosto.

Posso usar argila no cabelo?

A argila também é uma grande aliada no tratamento capilar, ela ajuda a nutrir os fios, controlar a oleosidade do couro cabeludo, desintoxicar, estimular a circulação sanguínea, ajudando no crescimento dos fios e controlando a queda capilar. Também devolve a queratina dos fios danificados, e repõe as proteínas.

Para saber qual a melhor argila para utilizar no seu cabelo, é preciso ver qual a sua necessidade. Por exemplo, a argila branca é muito indicada para ajudar a absorver e regular a oleosidade dos fios, mas por ser suave, traz maciez e hidratação aos cabelos danificados.

A argila verde é mais indicada para cabelos oleosos, porque ela tem efeito adstringente que ajuda a tratar cabelos com caspa e seborreia. A argila preta auxilia a tratar a queda e tem efeito detox tirando os resíduos e também controlando a oleosidade dos fios.

Para aplicar no cabelo, siga esse passo a passo:

  1. Misture a argila em um recipiente, não metálico, com água filtrada, até atingir uma consistência cremosa;
  2. Lave o cabelo antes, com shampoo neutro;
  3. Passe a argila nos couro cabeludo, com ajuda de um pincel, depois massageie por poucos minutos. Não deixe cair argila no comprimento dos fios;
  4. Espere mais ou menos 20 minutos para a argila agir no couro;
  5. Exangue com paciência sem esfregar o couro cabeludo;
  6. Aplique um condicionador de sua preferência; Faça esse procedimento de 15 em 15 dias.

Essas são as propriedades e benefícios dos principais tipos de argilas. Porque você não inclui algumas em sua rotina de beleza? Saiba que produtos naturais podem surpreender.


Gostou deste artigo?