Tônico de Alho: Ótimo Aliado para Crescimento dos Cabelos

Ricardo Metring
Ricardo Metring
Atualizado 05 de maio 2021

Se você procura tratamentos para ajudar seus cabelos a crescerem, provavelmente já ouviu falar do tônico de alho em algum lugar. Mas será que ele funciona mesmo? Serve só para crescer o cabelo ou tem mais vantagens? Veja todas essas respostas e mais neste artigo!

O tônico de alho é um composto à base de extrato de alho, aloe e vera e calêndula, com propriedades que aumentam a resistência dos fios e melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo, além de ter ação bactericida e antifúngica. Assim, ele ajuda no crescimento e saúde dos seus cabelos.

Mas além de ajudar o cabelo a crescer, ele tem várias outras funções que podem ser ótimas caso você sofra com oleosidade, caspa e até fungos capilares. Se você quer saber tudo sobre os benefícios que o tônico de alho pode te trazer, é só continuar o artigo.

Para que serve o tônico de alho?

De maneira geral, o tônico de alho é usado para estimular o crescimento dos cabelos há muito tempo. Não é um produto novo, está no mercado há anos e várias blogueiras famosas têm reviews sobre como usar em vários tratamentos capilares diferentes.

O alho tem propriedades muito características, como a ação bactericida, sendo considerado por muitos um antibiótico natural. Além disso, também consegue matar fungos no corpo de maneira eficaz.

Nos cabelos, o alho ajuda na melhora da circulação sanguínea do couro cabeludo, o que é excelente. Aumentando o fluxo de sangue, seus cabelos conseguem receber muito mais nutrientes necessários para se manterem bonitos e saudáveis.

E isso é só o começo do que ele pode fazer por seu tratamento capilar. Separamos um tópico só para explicar os outros benefícios que o tônico de alho pode fazer por você, veja:

Benefícios do tônico de alho:

  • Controle da oleosidade;
  • Ação contra caspa;
  • Fios mais saudáveis e fortes;
  • Ajuda na queda de cabelo.

Uma das ações mais importantes que o tônico de alho tem é o controle da oleosidade do cabelo. Se você sofre com esse mal e os efeitos que ele pode causar (caspa, seborreia, dermatite) as aplicações desse produto podem te ajudar a manter a oleosidade natural sob controle.

Assim, o tônico de alho tem uma ação excelente contra a caspa, através das suas propriedades de controle de oleosidade e antifúngicas. Vale lembrar que a caspa também pode se formar por ação do sebo formado na cabeça, mas também ação de microorganismos como os fungos.

Além disso, com o aumento da circulação do sangue na cabeça, ele faz com que mais nutrientes cheguem até o topo da cabeça, deixando os fios mais saudáveis e fortes. Se você tem problemas com cabelos quebradiços, o tônico de alho pode ser uma boa opção.

Esse produto também pode colaborar com quem está com problemas de queda de cabelo. Sua ação fortalecedora faz com que os fios fiquem mais resistentes e parem de cair. Se você tem deixado tufos no banheiro na hora de lavar o cabelo, vale a pena testar o tônico de alho.

Outro benefício para as leitoras mais economistas: o custo do produto é muito acessível. Um frasco com três doses de aplicação pode sair menos de R$10,00 em vários locais do Brasil. Vale a pena pelo custo-benefício, tendo algumas ações mais interessantes que produtos super caros.

O tônico de alho realmente faz o cabelo crescer?

Quanto ao crescimento, existem várias características nesse produto que podem contribuir nesse aspecto. Essa melhora na circulação do fluxo de sangue no couro também estimula o crescimento dos fios de maneira acelerada.

Além disso, um couro cabeludo limpo e sem interferências (como a seborreia) também promove um crescimento mais rápido dos fios. Por isso, o tônico contribui de diversas maneiras para você ter o cabelo longo que sempre sonhou.

Tônico de alho: quantos centímetros o cabelo cresce por mês?

O crescimento do cabelo não tem uma fórmula específica que dê para calcular quanto cresce por mês. Isso varia de pessoa para pessoa, de acordo com os cuidados com o cabelo, quantidade de lavagem e até mesmo a genética de cada um.

Uma coisa é certa: não adianta aplicar o tônico de alho achando que o cabelo vai crescer milagrosamente e deixar outras áreas de lado. O cabelo depende de nutrientes, de lavagem e de cuidados, como os cronogramas capilares e até o estresse do dia a dia pode afetar no crescimento dos seus fios.

Por isso, faça tratamentos externos, mas cuide também da parte interna: tenha uma alimentação balanceada, faça exercícios regularmente e tente aliviar os níveis de estresse com a rotina diária.

Como usar o tônico de alho

Você pode aplicar o tônico de alho com os cabelos sujos ou limpos, você é quem escolhe. O importante é fazer a lavagem para remover todo o excesso de produto depois que você usar.

A aplicação é bem fácil de fazer, só requer alguns cuidados básicos na hora de usar: o tônico em uma consistência bem líquida, então cuidado com os olhos, ele pode escorrer e causar incômodo.

Para aplicação do tônico, basta separar o cabelo, para que você não se confunda onde já passou, e então vá aplicando e massageando o tônico no couro cabeludo.

Depois da aplicação, o tempo mínimo que você deve ficar com o produto é de 2 horas, para que ele faça o efeito esperado. Não existe um máximo de tempo que você pode deixar agindo. Uma boa opção é passar nos cabelos e retirar no dia seguinte.

Por quanto tempo devo usar?

Quando você inicia o tratamento, a frequência durante a semana é de 3 vezes. Ou seja, você vai ter que aguentar o cheirinho de alho 3 vezes na sua semana. Você ainda pode incorporar seu tratamento ao cronograma capilar.

O tempo de tratamento com o tônico de alho pode ser feito de duas maneiras, e você escolhe como se sentir mais à vontade: durante três meses seguidos, ou então fazer o tratamento durante um mês e dar outro mês de intervalo antes de voltar a usar.

O tônico tem um cheiro ruim?

A composição da fórmula é desodorizada, para minimizar o cheirinho ruim do alho no cabelo. Porém, ainda sim não é um odor muito agradável a princípio. Por isso, pode incomodar quando você começa a usar o produto, mas depois de um tempo dá para se acostumar.

Além disso, o produto só tem um cheiro meio estranho quando está molhado no cabelo. Depois que ele seca, o cheiro costuma desaparecer. E não precisa se preocupar, depois da lavagem você nem vai perceber que o cheiro estava ali.

O tônico de alho pode ressecar o cabelo?

Além da composição natural, como conservante e meio de mistura, o tônico tem álcool na fórmula. Por isso, quando aplicado em toda a extensão dos fios ele pode sim deixar o cabelo um pouco mais ressecado.

Por isso, a aplicação só é recomendada na raiz dos cabelos, e não em todo seu comprimento. Caso você faça a aplicação ou o restante dos fios tenham contato, pode ser bom fazer uma hidratação para repor os nutrientes que o cabelo perde com o ressecamento.

Pode ser usado em cabelo com progressiva/alisamento?

Por ser um produto de origem natural, sem nenhum tipo de química expressiva na composição, você pode usar no seu cabelo com progressiva ou alisado. Pode ser até uma boa opção para quem sofre com a oleosidade pós-química.

A parte ruim é que provavelmente seu cabelo vai acelerar um pouco o crescimento, isso faz com que você tenha um tempo menor até o retoque da sua raiz. Mas esse ponto negativo compensa quando ele minimiza alguns dos efeitos nocivos da química no seu cabelo, como a quebra dos fios.


Gostou deste artigo?