Os 11 Melhores Tônicos Faciais para Pele Oleosa e Acneica

Fernanda Weber
Fernanda Weber
Atualizado 01 de outubro 2021

Quando lavamos nosso rosto, depois de um dia corrido, sabemos que somente água e sabonete não são suficientes para tirar a sujeira do dia a dia, ainda mais se a pele tiver muita oleosidade. Assim sendo, separamos os melhores tônicos faciais para peles oleosas e acneicas.

Com a ajuda de um tônico facial, você conseguirá remover todas as impurezas do seu rosto e ainda devolver o brilho natural da pele. Afinal, o tônico equilibra o pH, remove sujeiras profundas, desobstrui os poros e, como consequência, retira a oleosidade e diminui infecções, acnes e cravos.

Se você nunca usou um tônico facial ou quer entender mais sobre esse produto, fique conosco pois vamos te mostrar para que serve esse produto. Além disso, ainda listamos os 11 melhores tônicos faciais para peles oleosas e acneicas.

O que é um tônico facial? Para que serve?

Em síntese, o tônico facial é um dermocosmético feito à base de água usado para remover as impurezas mais profundas da pele. Dessa forma, ele consegue remover melhor a maquiagem, o filtro solar e os restos de sujeira imperceptíveis a olho nu.

Existem vários tipos de tônicos, sendo que os mais comuns são os adstringentes, que ajudam a equilibrar o pH da cútis e a devolver o aspecto natural da mesma. Isso porque esse tipo de produto desobstrui os poros e consegue diminuir a produção de sebo.

Ao fazer isso, os tônicos faciais adstringentes são ideais para quem possui pele oleosa ou acneica. Afinal, eles controlam a produção de sebo e ainda diminuem o processo inflamatório que gera acnes e cravos.

Diante disso, podemos concluir que o tônico serve para limpar a pele de forma profunda, complementando a ação do sabonete facial. Além disso, ele prepara a pele para receber o hidratante facial, que terá ação mais eficaz.

Que tipo de tônico facial quem tem pele oleosa ou acneica deve usar?

Para cada tipo de pele, há um tônico com formulação mais adequada. Por isso, veja algumas sugestões de tônicos faciais para peles oleosas e acneicas:



Pele oleosa: prefira tônicos adstringentes com argila, zinco PCA, ácido salicílico e ácido glicólico em suas composições. Essas substâncias conseguem absorver a oleosidade, controlam a produção de sebo e diminuem os poros.


Pele acneica: opte por produtos que possuam ácido lactobiônico, HDA Complex e niacinamida em suas formulações. Com isso, sua pele ficará mais seca, a produção de sebo controlada e o processo de cicatrização de acnes e cravos é acelerado.

Por fim, vale ainda investir em produtos com óleos, melaleuca, cânfora e ácido bórico que reduzem os processos inflamatórios que causam acne e têm ação antisséptica, anti-inflamatória e cicatrizante. Essas substâncias são para peles oleosas e acneicas.

Como usar o tônico facial

Em suma, o tônico facial ajuda a finalizar o processo de limpeza da pele. Por isso, use-o depois do sabonete facial e aplique-o com um pouco de algodão.

Os fabricantes recomendam usar o produto duas vezes ao dia. No entanto, se a sua rotina for corrida, opte por usar um tônico facial à noite, antes de dormir.

Nesse caso, em primeiro lugar, limpe a pele com água e sabonete próprio. Em segundo lugar, use um dos tônicos faciais para peles oleosas e acneicas que vamos recomendar. E, em seguida, finalize todo o processo com um bom hidratante.

Para quem faz viagens longas e passa muito tempo no avião, temos uma dica: caso seja difícil de lavar o rosto com sabonete, use ao menos o tônico facial para retirar a maquiagem e, assim, deixar a pele mais limpa e hidratada.

Os 11 melhores tônicos faciais para peles oleosas e acneicas

Para que fique mais fácil de começar, vamos te mostrar os melhores tônicos faciais para peles oleosas e acneicas para você testar. Mesmo que estejam organizados em uma ordem, esta não reflete a qualidade dos produtos, pois todos são muito bons e eficazes.

Além disso, você verá que duas opções não são específicas para peles oleosas e acneicas, mas isso não os torna inadequados para esses tipos de peles.

Esclarecida essa parte, conheça 11 ótimas opções para cuidar da sua pele e devolver a ela seu aspecto natural, com pH equilibrado.

Os 11 melhores tônicos faciais para peles oleosas e acneicas


1. Vichy Tônico Adstringente Normaderm

Este produto da Vichy é um dos melhores tônicos faciais para pele oleosa pois ajuda a equilibrar o pH do rosto, retira impurezas e controla a oleosidade com ação purificante e calmante.

Ele é composto por ácido glicólico e ácido salicílico, excelentes compostos para o controle da oleosidade.


2. LaRoche-Posay Effaclar Eau Micellaire Ultra

O LaRoche-Posay Effaclar Eau Micellaire Ultra possui em sua composição zinco PCA, que possui eficácia comprovada na redução do sebo da cútis e controle de oleosidade.

Com este produto, você consegue remover as impurezas da pele, desobstruir os poros e retirar toda a sua maquiagem.

Além disso, ao final da limpeza, você fica com a sensação de estar com a pele limpa e refrescante.


3. Nivea Tônico Adstringente Controle do Brilho

O tônico facial para peles oleosas da Nivea limpa e remove as impurezas com a ajuda de um extrato de algas marinhas. Ele não leva álcool em sua composição, o que diminui a irritação da pele.

Por fim, vale destacar que ele possui vitamina B5 que ajuda na renovação da pele, o que o torna ótimo para peles oleosas e mistas.


4. Neutrogena Tônico sem Álcool Acne Proofing

Este tônico da Neutrogena, por sua vez, possui ácido salicílico em sua composição, promove a limpeza profunda da pele e combate as acnes e cravos.

Ele ainda controla a produção de sebos, reduzindo o tamanho dos poros e deixando a pele com aspecto natural.


5. Payot Tônico Revitalizante Vitamina C

Mesmo que não seja específico para pele oleosa, o Payot é um dos melhores tônicos faciais.

Afinal, ele possui vitamina C e silício orgânico, que hidratam e combatem os radicais livres, ácido hialurônico, que mantém a tonicidade da pele, e ainda vitamina B3, que estimula a produção de colágeno.


6. Darrow Loção Adstringente Actine

O tônico adstringente Darrow ajuda a reduzir a oleosidade da pele e ainda combate a formação de acnes e cravos.

Para isso, ele possui zinco PCA, ácido salicílico e ainda um complexo de alfa-hidroxiácidos, que promove a recuperação das células da pele e devolve seu aspecto natural.


7. Adcos Tônico Equilibrante Oily Solution

Este super produto ajuda a reequilibrar o pH e a retirar as impurezas sem ressecar a pele no processo. Além disso, ele reduz os poros e retira o excesso de oleosidade.

Isso se deve a sua composição que combina argila, zinco PDA e extrato de aloe vera, que consegue limpar e ainda dar um aspecto renovado para a pele. O produto é vegano e produzido com ingredientes biocompatíveis.


8. SkinCeuticals Solução Antioleosidade Renovadora Blemish + Age Solution

Este é, sem dúvidas, um dos melhores tônicos faciais para pele oleosa pois contém ácido glicólico e ácido salicílico em sua composição.

Juntos, esses ácidos combatem a produção de sebo, reduzem a sujeira e diminuem os poros. Com isso, o produto serve tanto para peles oleosas quanto acneicas.


9. Caudalie Loção Tônica Purificante Vinopure

Esta loção tônica é ideal para pele mistas e oleosas. Isso porque leva ácido salicílico e óleos essenciais em sua composição, o que favorece o controle da oleosidade e ainda deixa a pele mais limpa sem ressecá-la.

Após o uso, a pele fica com textura natural, mais clara e sem manchas. Além disso, o produto é 100% natural.


10. Vult Tônico Facial Hidratante

Este tônico da Vult possui ação adstringente combinada com hidratação. Assim sendo, além de retirar as impurezas da pele e reduzir a oleosidade, ele também diminui o ressecamento e devolve o aspecto leve e hidratado para a cútis.


11. Océane Tônico Facial Aloe Skin Toner

Para encerrar nossa lista com os melhores tônicos faciais para pele oleosa, trazemos o Océane, que possui aloe vera em sua composição e ajuda a regular o pH da pele.

Este tônico conta ainda com ácido hialurônico e ácido salicílico, que limpam a pele e possuem ação anti-inflamatória que previne acnes, cravos e a oleosidade.



Gostou deste artigo?