Umectação Capilar: Conheça os Benefícios e Como Fazer

Juliana Mafra
Juliana Mafra
Atualizado 04 de agosto 2021

Seus cabelos estão ressecados e danificados? Que tal uma solução simples e fácil para resolver esse problema? Conheça a umectação capilar, técnica que é capaz de trazer hidratação e nutrição para seus cabelos, com um simples ingrediente: o óleo vegetal.

A umectação capilar consiste em umedecer e massagear os fios com um óleo 100% vegetal (como o óleo de coco, de rícino, de abacate e de camomila), e deixar um tempo agindo, para ter benefícios como nutrição, crescimento, fortalecimento e menos frizz nos cabelos.

Para saber o passo a passo detalhado desse tratamento, e o que mais ele proporciona aos fios, continue o texto, nele também daremos detalhes dos tipos de óleos vegetais mais indicados para fazer a umectação e os cuidados que você deve ter com o cabelo.

O que é a umectação capilar?

Umectar significa umedecer os fios, e a umectação capilar nada mais é que fazer um banho de óleos nos fios, para hidratar, nutrir, fortalecer a fibra capilar.

A umectação consiste basicamente em **passar um óleo vegetal 100% puro em toda a extensão dos fios e deixá-lo por volta de duas horas ou dormir com ele no cabelo, e só lavar de manhã. Por ter essa simplicidade e um bom custo benefício, muitas pessoas estão virando adeptas a essa forma de nutrição dos fios.

Também, é um tratamento muito indicado para quem tem fios ressecados, opacos, com pontas duplas e com frizz. Pois tem o foco em promover nutrição para os cabelos, deixá-los mais brilhosos, recuperar seus nutrientes perdidos, recuperar a fibra capilar e deixá-lo mais saudável.

Uma curiosidade é que essa técnica surgiu na Índia, lugar em que as mulheres indianas são conhecidas por ter cabelos lindos e brilhosos. A umectação é muito utilizada por elas para ajudar os fios a crescerem mais fortes e saudáveis.

Benefícios da umectação capilar

A umectação capilar garante muitos benefícios para as madeixas, além de ser um excelente tratamento, ajuda a economizar tempo, já que você irá usar as suas horas de sono para deixar o óleo agir. Os seus principais benefícios são:

  • Combater o ressecamento;
  • Trazer nutrição intensa;
  • Diminuir a porosidade;
  • Fortalecer os fios;
  • Diminuir o frizz;
  • Trazer brilho aos cabelos;
  • Reduzir a queda;
  • Repor os nutrientes;
  • Trazer sedosidade aos fios;
  • Fortalecer a fibra capilar.

Óleos indicados para umectação capilar

Há muitas opções de óleos vegetais que além de nutrir e hidratar os fios, servem para outros benefícios, por isso você pode escolher aquele que vai atender especificamente às necessidades do seu cabelo. Os mais indicados para a umectação precisam ser vegetais (aqueles extraídos de plantas) e 100% virgens.

Óleo de coco

Um dos óleos mais utilizados para recuperar os fios, principalmente os danificados e ressecados. É rico em vitaminas e minerais que ajudam a reter a umidade natural do cabelo, deixando-o mais brilhante e sedoso.

Óleo de argan

O óleo de argan é um dos óleos mais ricos em nutrientes, tendo em sua composição vitaminas A e D, que ajudam a fortalecer os fios e a combater a queda. Com hidratação intensa, e ação antioxidante, ele age nas camadas mais profundas dos fios, devolvendo o brilho e a maciez.

Óleo de rícino

Um óleo rico em nutrientes, como a vitamina E, sais minerais e ácidos graxos, que ajudam a tornar os cabelos mais fortes e resistentes, favorecendo assim o seu crescimento. Age nas camadas mais profundas, ajudando a nutrir e restaurar os fios. Por ter ação antiinflamatória auxilia também no combate à caspa e à oleosidade.

Óleo de girassol

O girassol é uma flor muito bela, mas além de beleza, ela possui um óleo rico em vitamina E, C e minerais, que são perfeitos para fazer umectação, porque trazem hidratação, nutrição, fortalecimento e definição aos fios.

O óleo também minimiza o ressecamento e recupera os fios das agressões externas. Uma vantagem do óleo de girassol é que ele é bem levinho, por isso é absorvido com mais facilidade pelo cabelo, trazendo todos esses benefícios sem pesar os fios.

Óleo de abacate

O abacate é uma fruta conhecida pelo seu alto poder nutritivo e hidratante, e o óleo não poderia ser diferente. Ele é indicado para cabelos secos e danificados, sendo muito rico em vitaminas A, B, D e E, proteínas, aminoácidos, ferro, cobre, magnésio, e ácido fólico que ajudam a manter o cabelo saudável, fortalecendo a fibra capilar, combatendo o ressecamento, nutrindo e hidratando os fios.

Óleo de manga

O óleo de manga ajuda a revitalizar cabelos secos e danificados. Ele repõe a hidratação e define os fios, sendo muito indicado para os cabelos cacheados e crespos. Com muitas vitaminas e sais minerais, como o fósforo, ferro e cálcio que ajudam a nutrir e deixar os cabelos mais fortes.

Óleo de oliva

O óleo de oliva é rico em ácidos graxos e vitamina E, trazendo nutrição, leveza e maciez aos cabelos. Também ajuda a combater o frizz, as pontas duplas e evitar a queda capilar. Tem ação hidratante, que ajuda a trazer brilho, revitalizar e reestruturar cabelos com química.

A umectação entrará em que parte do cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos, que tem três etapas de tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. Para quem é adepta ao cronograma capilar e quer seguir a ordem certinha, a umectação entrará na parte de nutrição, visto que com os óleos vegetais presentes nessa técnica é possível resgatar os nutrientes perdidos dos fios.

O óleo pode ser passado na raiz?

Embora a maioria dos tratamentos de hidratação e nutrição não sejam aplicados na raiz, para não causar problemas como oleosidade e caspas, o óleo vegetal pode ser utilizado sem medo na raiz dos fios.

Inclusive, para que a nutrição seja completa, você pode passar o óleo desde a raiz até as pontas, massageando o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea e estimular o crescimento. Mas tome cuidado com excessos, e realize uma esfoliação, pelo menos 1 vez por mês, no couro cabeludo para retirar resquícios e células mortas.

Quem tem cabelo oleoso pode fazer umectação?

Quem tem cabelo oleoso, geralmente, usa produtos com um poder maior de limpeza e lava os cabelos com mais frequência, porém isso pode causar um efeito rebote nos fios, fazendo o couro cabeludo produzir mais óleo.

Por isso, se o seu cabelo for oleoso, pode abusar da umectação. Ela ajudará a diminuir a oleosidade, pois as glândulas entenderão que ali já tem óleo suficiente, e não precisará fabricar mais. Então, você pode passar o óleo na raiz, massagear e tirar após duas horas, ou até mesmo dormir, e tirar no dia seguinte.

Com o tempo, o seu cabelo ficará menos oleoso. Mas caso você tenha receio e prefira não testar essa técnica no couro cabeludo, você pode passar o óleo somente no comprimento dos fios, dando uma distância da raiz.

Como fazer umectação capilar noturna

A umectação noturna é a forma mais recomendada de ser feita, porque além de economizar tempo, você vai garantir mais tempo para o produto agir. Para isso basta:

  1. Com o cabelo seco (não tem problema se estiver sujo), separe-o em mechas, e enluve-o com o óleo vegetal escolhido, massageando da raiz até as pontas;
  2. Prenda o cabelo em um coque, e coloque uma touca de cetim, toalha ou um lenço para que o produto possa agir no cabelo sem manchar a fronha;
  3. Na manhã seguinte lave normalmente os fios. Passe o shampoo, em pouca quantidade ou diluído em água, e condicionador nas pontas.

Depois do tratamento com umectação no cabelo, todo o óleo deve ser retirado, para não deixar o cabelo pesado e oleoso. Esse procedimento pode ser repetido uma vez por mês ou a cada 15 dias, dependendo do seu cabelo, se estiver muito danificado, ressecado e precisando de muito tratamento.

Na umectação você não precisa utilizar apenas um tipo de óleo, dá para misturar com outros, por exemplo, misturar o óleo de coco com o de rícino, assim um óleo nutre o cabelo e o outro ajuda no crescimento.

O método U.C.P.E

O método U.C.P.E é uma forma de retirar o óleo do cabelo sem o uso do shampoo, porque se ele é usado em excesso, retira todos os nutrientes do óleo vegetal. Essa técnica retira o óleo com o condicionador, que é uma forma menos abrasiva e ainda mais fácil, garantindo uma limpeza suave nos fios e uma nutrição completa.

Por isso, essa técnica é muito recomendada. Ela consiste nas etapas de umectação, condicionamento, pausa e enxágue. Veja como fazer:

Umectar

Aplicar o óleo vegetal no cabelo e deixar agir de 30 minutos a duas horas.

Condicionar

O grande truque desse método, é passar o condicionador nos fios, massageando, antes de lavar o cabelo para “derreter” o óleo.

Pausar

Nessa parte, você deve deixar o condicionador agir entre 20 a 30 minutos.

Enxaguar

Por fim ,chegou a hora de enxaguar bem os fios, e retirar completamente todos os produtos. Depois disso, você pode lavar o cabelo normalmente.

Evite usar fontes de calor após a umectação

É importante que você retire bem todo o óleo do seu cabelo, antes de usar o secador ou a chapinha, para garantir que algum resquício de óleo não aqueça muito e queime o cabelo. Também é aconselhável evitar o uso de calor para não retirar os nutrientes dos fios.

Se você conseguiu retirar todo o óleo do cabelo, é possível usar fontes de calor, desde que use um bom protetor térmico. Mas, mesmo sem fazer umectação, lembre-se sempre de usar um protetor térmico para proteger os fios dos danos do calor.

Uma boa dica é esperar alguns dias após a umectação para usar esses aparelhos com segurança nos fios. Também é importante lembrar que de maneira nenhuma deve-se utilizar chapinha quando o óleo está no cabelo, ou nos fios molhados, porque pode ocorrer uma queimadura séria nos fios.


Gostou deste artigo?