Upcycling: Entenda o Processo e Como Aderir à Prática!
Atualizado 27 de julho 2021
Sabe aqueles itens velhos que você tem na sua casa e não usa mais? Eles podem ser resgatados pelo upcycling e ficar de cara nova. Conheça a melhor forma de ressignificar os objetos e deixá-los perfeitos para uso novamente!
Upcycling é o nome dado ao processo que transforma um objeto que seria descartado em algo novo. Além de ajudar na reciclagem dos itens e diminuir o lixo do planeta, ele é uma ótima forma de dar vida a uma peça antiga, economizar dinheiro e utilizar menos recursos.
Você pode estar pensando que essa reutilização não é exatamente uma novidade e, de fato, não é. Porém, o movimento vem ganhando força no Brasil nos últimos anos, conquistando mais adeptos e se expandindo para diversos setores, indo da moda até itens de decoração.
O que é upcycling?
Upcycling significa “reutilização” em português e é realmente o que o termo sugere: transformar um objeto que seria descartado em algo útil novamente. Mas não é uma reciclagem comum, a criatividade e a sustentabilidade andam juntas nesse movimento.
No fim, o item fica tão bom quanto ou melhor do que era anteriormente.
O termo upcycling surgiu por volta do ano de 1994 e se popularizou em 2002, após a publicação do livro "Cradle to cradle: rethinking the way we make things", escrito pelo arquiteto William McDonough e pelo químico Michael Braungart.
E foi a partir dali que a ideia começou a se espalhar pelo mundo e movimentar um grande número de pessoas. Inclusive, o conceito se tornou a base de diversos negócios, passando a fazer parte da linha de produção de algumas empresas.
Aplicações do upcycling
Como dissemos, atualmente, o upcycling já vem sendo inserido na linha produtiva de algumas marcas e empresas que se preocupam com a sustentabilidade. E, apesar de o termo não ser conhecido por toda a população, ele também pode ser aplicado no dia a dia e na casa de qualquer pessoa.
Na decoração, por exemplo, é possível repaginar móveis que não estão mais com a aparência tão bonita; fazer nichos e prateleiras de caixotes ou madeiras que iam para o lixo; colocar velas, flores e acessórios dentro de garrafas e latas que seriam descartadas; e transformar móveis quebrados em outros mais úteis.
Já na moda, dá para produzir peças com tecidos vindos de outras roupas, fabricar sapatos a partir de materiais usados, customizar peças com acessórios reciclados e transformar uma roupa em outra.
Qual é a importância do upcycling?
Geralmente, com o upcycling, os itens ficam melhores e mais bonitos do que os originais. Porém, não é só isso. O movimento proporciona uma série de benefícios e os principais são:
- Sustentabilidade: Com a reutilização dos objetos, há uma diminuição da quantidade de lixo gerado, de resíduos descartados e de entulhos que, normalmente, ficariam acumulados em lixões e aterros sanitários.
- Rentabilidade: Se compararmos o preço dos objetos novos com os materiais usados para reutilizar os antigos, o segundo sai muito mais barato.
- Criatividade: Como dissemos, no upcycling, os objetos não apenas reutilizados, eles ganham uma cara nova, recebem uma nova proposta e se tornam mais bonitos do que eram antes.
- Menos recursos explorados: Minimiza a exploração de petróleo, de madeira, de minérios e o uso excessivo de água e energia para produzir algo novo.
10 ideias de upcycling
Listamos 10 ideias incríveis e fáceis para quem deseja adotar um estilo de vida mais sustentável com o upcycling. Confira as melhores inspirações e coloque em prática a partir de hoje!
1. Pintar móveis antigos
Sabe quando você muda a decoração e aquele móvel que você adora não combina mais? Em vez de comprar um novo, pinte o antigo e o deixe com a cara do ambiente. Existem tintas específicas para cada tipo de móvel, então, o acabamento pode ficar bem profissional.
2. Fazer uma cabeceira com tábuas
Nem sempre uma cabeceira para cama é barata. E se você quer economizar na compra, pode selecionar algumas madeiras, pintá-las ou envernizá-las e transformá-las em uma linda cabeceira com estilo rústico.
3. Descobrir que os pallets podem ser utilizados de várias formas
Sabe aqueles pallets que normalmente são jogados fora? Cada um deles pode virar um lindo sofá, poltrona, banquinho, mesa de centro, painel vertical para plantas, cama e vários outros móveis acessíveis. Basta soltar a imaginação e, com certeza, ideias não irão faltar.
4. Transformar uma escada velha em estante estilosa
No upcycling, uma escada velha e sem serventia pode se tornar uma estante útil e cheia de estilo. Para deixá-la mais bonita, você pode lixar e pintar de uma cor que combine com o cômodo, além de caprichar na decoração.
5. Ressignificar os caixotes de feira
Os caixotes de feira também podem ser bastante úteis após serem lixados e pintados. É possível transformá-los em uma mesa de cabeceira, caixa para livros, nicho decorativo, banquinho, sapateira, caixa organizadora e até em um pequeno armário com prateleiras.
6. Fazer uma bolsa com peças de roupas antigas
Talvez você não saiba, mas dá para fabricar lindas bolsas a partir de roupas que estão no seu guarda-roupa e você não utiliza mais. Basta escolher um tecido que faça o seu estilo e procurar tutoriais na internet para montá-las.
7. Customizar uma jaqueta com retalhos
Às vezes, usamos a mesma jaqueta tantas vezes que acabamos enjoando dela, não é? Porém, é possível dar uma cara nova para a peça sem precisar gastar muito. Você só vai precisar de alguns retalhos, rendas, pequenos acessórios e muita criatividade na hora de decorar a roupa.
8. Latas de leite podem virar porta-mantimentos
Quem tem criança em casa, geralmente, precisa comprar algumas latas de leite mensalmente e descartá-las depois. Para evitar esse descarte, você pode limpar, pintar e decorar cada uma das latas para colocar mantimentos diferentes. É possível fazer decoração das mais simples às mais delicadas.
9. Transformar garrafas de vidro em vasos decorados
Garrafas de vidro podem se tornar uma linda decoração para mesas, aparadores ou buffets. Você pode pintá-las, decorá-las com barbante ou colar adesivos. Depois, basta colocar uma plantinha dentro dela e deixar que seu charme decore o ambiente.
10. Fazer um avental com roupas velhas
Se você gosta de cozinhar com estilo, pode pegar uma peça de roupa grande (jeans, vestido, camisa, saia, macacão) e transformá-la em um lindo avental. A produção vai demandar um pouco de talento na costura, mas, com certeza, o trabalho vai valer a pena.
Por fim, deixe a criatividade fluir e busque inspirações
Um dos pilares do upcycling é a criatividade. Sendo assim, não hesite em pegar um objeto velho e reformá-lo da forma mais criativa que você puder. Está liberado soltar a imaginação!
E se você tem um item sem uso, quer ressignificá-lo e não sabe bem o que fazer, busque inspirações. Na internet, há milhares de ideias de pessoas amadoras e até de profissionais de design. Com certeza, você vai encontrar opções que combinem com o seu estilo.