Vitamina Infantil: Saiba Como Escolher e As Melhores Opções

Thamires Ribeiro
Thamires Ribeiro
Atualizado 20 de julho 2021

Nem sempre os filhos se alimentam bem e da forma recomendada pelos pais e pelos médicos. Por isso, existem alguns suplementos vitamínicos que podem suprir algumas necessidades do corpo. Confira os melhores!

Uma criança vive em constante desenvolvimento e, por isso, precisa ingerir nutrientes para crescer forte e saudável. As vitaminas K, D, A, C e do complexo B são essenciais e podem ser facilmente consumidas através de alimentos, mas, se for o caso, é possível encontrá-las em suplementos infantis.

Em via de regra, a recomendação é que todas essas vitaminas sejam ingeridas através de alimentos naturais e saudáveis. Exceto se a criança não estiver ingerindo-as na proporção correta. Porém, nunca é aconselhado oferecer suplementação sem a aprovação do médico.

Vitaminas importantes para o desenvolvimento da criança

Ingerir alimentos saudáveis é um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento positivo de qualquer criança. Porém, nem sempre é fácil lidar com o paladar infantil e implementar uma alimentação regrada na rotina dos pequeninos.

Fatores como a falta de apetite, a variedade de comidas industrializadas “mais saborosas” à disposição e a aparência não tão atrativa de alguns alimentos contribuem bastante para a cara feia que as crianças fazem ao verem verduras, legumes e frutas benéficas e recheadas de vitaminas.

Mas infelizmente não dá para ceder sempre, pois há vitaminas extremamente importantes para o corpo das crianças e que precisam ser ingeridas através de alimentos.

Pensando nisso, listamos cinco vitaminas que são essenciais para o desenvolvimento do seu filho e os alimentos nos quais elas são encontradas. Confira!

Vitamina K

Ela é uma vitamina importante desde o primeiro dia de vida e, inclusive, é comum ser aplicada em recém-nascidos através de injeção intramuscular. A vitamina K contribui para o processo de coagulação sanguínea e de cicatrização, para a formação óssea e para a saúde cardiovascular.

Esta vitamina pode ser encontrada em brócolis, alface, amoras, espinafre, ameixas secas, iogurtes, gema de ovo, couve-flor e abacate.

Vitamina D

A vitamina D melhora a absorção de cálcio e de fósforo, sendo extremamente importante para a saúde dos ossos e dos dentes e também para ajudar na prevenção de doenças como obesidade, diabetes, distúrbio ósseo e problemas dentários.

O sol é a principal e mais importante fonte de vitamina D, porém, também existem alimentos que a fornecem em menor quantidade, como ovo, leite, fígado, carne vermelha, queijo, peixes e outros frutos do mar.

Vitamina A

Esta é outra vitamina importante que contribui para o funcionamento da visão e para o crescimento e desenvolvimento das crianças de forma saudável e adequada. Além disso, ela também ajuda a reduzir a gravidade de infecções que são comuns na infância.

É possível consumir a vitamina A em cenoura, no leite materno e no comum, ovos, fígado, brócolis, acerola, carnes e peixes.

Vitamina C

Também muito importante desde a infância, a vitamina C contribui bastante para o bom funcionamento do sistema imunológico, para a absorção de ferro, para a cicatrização de feridas e também auxilia no fortalecimento dos músculos, dentes e ossos.

Para que seu filho tenha acesso à vitamina C, você pode oferecer a ele laranja, acerola, limão, melão, kiwi, caju e tangerina.

Vitaminas do complexo B

O complexo B é composto por oito vitaminas: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Cada uma delas oferece benefícios diferentes e, juntas, são extremamente importantes para o corpo e são cruciais na formação de hemácias, na síntese de DNA e no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, além de também contribuírem para a formação dos tecidos.

As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em peixes, abacate, couve, castanha, fígado, frango, cereais integrais e leite.

Por que as vitaminas infantis são importantes?

Desde o início da vida, o nosso corpo necessita de vitaminas e outros nutrientes para conseguir se desenvolver da maneira mais saudável possível e desempenhar corretamente todas as funções que contribuem para esse desenvolvimento.

Para as crianças, que estão em constante desenvolvimento e passam por inúmeras mudanças, as vitaminas são ainda mais importantes e contribuem muito para a evolução da parte física e mental e para o funcionamento do sistema imunológico.

O problema é que algumas crianças não se sentem atraídas por uma alimentação saudável e isso faz com que elas fiquem suscetíveis ao aparecimento de diversas doenças que podem ser potencializadas pela falta de vitaminas.

Para evitar que isso aconteça, e quando não há outra alternativa, os pediatras recomendam – depois de avaliar exames laboratoriais – suplementos vitamínicos infantis para suprir a necessidade do corpo e para que a criança tenha à sua disposição os níveis ideais das vitaminas essenciais para o seu desenvolvimento saudável.

Como escolher a melhor vitamina infantil

É possível encontrar diferentes opções de vitaminas infantis disponíveis no mercado. Na maioria das vezes, elas oferecem benefícios similares, mas, ainda assim, há alguns diferenciais que podem fazer com que seu filho a aceite mais facilmente e não tenha problemas com a ingestão.

Confira algumas dicas para você escolher o melhor suplemento vitamínico infantil!

Dê preferência às vitaminas mais fáceis de ingerir

Assim como não é fácil fazer com que o seu pequeno consuma alimentos saudáveis e ricos em vitaminas, também pode não ser tão simples para ele aceitar a suplementação.

Nossa dica é que você invista em vitaminas que seja em gotas, em gominhas, em sucos ou achocolatados. Pois, além de serem mais atrativos, normalmente, têm um sabor bastante aceitável.

Preste atenção na concentração das vitaminas

Como dissemos, a carência de vitaminas pode acarretar em várias doenças, mas isso não quer dizer que o consumo deve ser exagerado. Para cada vitamina existe uma quantidade máxima a ser ingerida diariamente, indicada de acordo com a faixa etária. E essa quantidade deve ser obedecida.

Opte por suplementos que equilibrem a quantidade das vitaminas e que estejam perto da concentração diária necessária.

Fique atenta à composição

Sempre leia o rótulo das vitaminas e fique atenta às que tiverem açúcares, adoçantes, corantes e saborizantes na composição. Lembre-se que os suplementos são indicados para ajudar o organismo a absorver as vitaminas e nutrientes necessários e que esses componentes podem dificultar essa absorção.

Melhores opções de vitamina infantil

Para te ajudar na escolha, selecionamos seis das melhores opções de vitaminas infantis disponíveis no mercado. Porém, antes de decidir qual é a melhor para o seu filho, peça orientações ao pediatra e só compre se realmente houver a necessidade.


Pharmaton Vitawin

Pharmaton Vitawin

A Pharmaton Vitawin conta com uma linha de suplementos líquidos exclusivamente infantil que não contém açúcar e é dividida em quatro versões: 1, 2, 3 e Cálcio. Cada uma delas possui vitaminas diferentes e são indicadas para diferentes fases da vida da criança.

Vitawin 1: Com vitaminas A e D. Vitawin 2: Com vitaminas A, C, D, ácido fólico, minerais, ferro e zinco. Vitawin 3: Com vitaminas C, D, ferro e cálcio. Vitawin Cálcio: Com vitaminas D, B12, C, K e magnésio.


Dayvit Kids

Outra opção de vitamina infantil líquida é o Dayvit Kids, que não conta com açúcares em sua composição e possui o sabor de tutti-frutti para facilitar a ingestão. Ele vem com 10 tipos de vitaminas (A, B1, B2, B3, B5, B6, B12, C, D e E) e 3 minerais (zinco, selênio e cobre).


Lavitan Kids

O Lavitan Kids é um suplemento vitamínico de comprimidos mastigáveis sem açúcar, sem calorias e sem lactose, deixando o momento da suplementação muito mais saudável e divertido. É possível encontrar a vitamina infantil da Lavitan nos sabores de tutti-frutti ou uva, lima-limão e laranja.

Ele é rico em vitaminas A, B1, B6, B12, C e D.


Dr. Good Multigood Kids

O Multigood Kids, do Dr. Good, é um suplemento alimentar em pastilha de goma que contribui para a formação dos ossos e para a imunidade. Ele tem o sabor de morango, possui açúcar demerara (que é menos processado) e é totalmente livre de glúten, lactose, corantes ou aromas artificiais.

Nele, há as vitaminas A, B6, B12, C, D e E, ácidos fólico e pantotênico, biotina, iodo e zinco. O Multigood Kids é indicado para crianças maiores de 4 anos.


Vitafor Vita Bear

Com gomas em formato de ursinhos, o Vita Bear, da Vitafor, é um suplemento de vitaminas e minerais indicado para crianças com mais de 4 anos, mas também pode ser consumido por adultos. Ele não tem glúten e possui um sabor natural de frutas.

Em sua composição há ácido fólico, biotina, zinco, selênio, colina e as vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, B12, C, D3 e E.


Redoxitos +

O Redoxitos + é um suplemento feito à base de zinco e das vitaminas C e D, três componentes importantíssimos que contribuem para o sistema imunológico infantil. Ele tem sabor de mix de frutas (laranja, morango e papaia), vem em forma de gomas e pode ser consumido por crianças com mais de 4 anos de idade.


Atenção: até as vitaminas devem ser usadas com cautela!

Como você pôde perceber, as vitaminas são extremamente importantes para o desenvolvimento saudável do organismo, principalmente quando se trata das crianças que estão em fase de crescimento. Entretanto, quando elas são consumidas em excesso, também podem fazer mal.

Por isso, o ideal é que você consulte o pediatra regularmente, solicite exames de rotina para o seu filho e pergunte ao médico se é necessário ou não o consumo de suplementos. Eles só devem ser consumidos em último caso, quando as vitaminas ingeridas na alimentação não são suficientes.

E, ainda assim, não desista de colocar alimentos saudáveis no dia a dia da criança, por mais que às vezes seja bastante difícil. Tente diferentes alternativas e lembre-se que uma alimentação balanceada fará o seu filho crescer mais forte e saudável.


Gostou deste artigo?