Argila no Cabelo: Saiba os Benefícios, Tipos e Como Usá-las

Juliana Mafra
Juliana Mafra
Atualizado 16 de junho 2021

A argila é muito conhecida por ser rica em substâncias que fazem bem para a pele. Mas você sabia que a argila também pode ser usada nos cabelos? Sim, você consegue muitos benefícios com o uso da argila nos fios. Por isso, neste texto mostramos quais são os tipos mais indicados e como usar. Confira.

As argilas promovem muitos benefícios para o cabelo, como uma limpeza profunda do couro cabeludo, além de estimular a circulação sanguínea, que consequentemente auxilia no crescimento saudável dos fios. A argila verde, por exemplo, é a mais indicada para controlar a oleosidade, já a branca ajuda a tratar os fios danificados.

Agora, se você quer saber quais são os outros benefícios da argila para os cabelos, e os outros tipos, continue o texto. Nele mostramos qual argila é mais indicada para seu problema capilar e como utilizá-la. Confira.

Benefícios da argila para o cabelo

A argila conta com muitas vantagens para tratamentos capilares, deixando os cabelos mais bonitos e saudáveis. Devido às suas substâncias, como o óxido de silício, óxido de alumínio, magnésio, zinco e titânio, que são capazes de garantir muitos benefícios, como:

  • Esfolia o couro cabeludo;
  • Promove uma limpeza profunda;
  • Faz um detox capilar;
  • Tem ação cicatrizante;
  • Equilibra o pH do couro cabeludo;
  • Estimula a circulação sanguínea, ajudando no crescimento dos fios;
  • Remove as células mortas do couro cabeludo;
  • Controla a queda capilar;
  • Ajuda a tratar os fios danificados;
  • Combate a oleosidade do cabelo;
  • Promove nutrição capilar;
  • Repõe minerais perdidos dos fios.

Qual a melhor argila para o cabelo?

Há diversos tipos de argila, cada uma com os seus benefícios, e a melhor para o cabelo depende do seu problema, como a verde, que é ótima para quem tem o cabelo oleoso. Para cabelos frágeis e danificados, a branca ajuda a reestruturar os fios. Por isso, saiba detalhadamente quais são as mais indicadas para os cabelos:

Argila Verde

A argila verde é a que possui mais elementos em sua composição como óxido de ferro, magnésio, cálcio, manganês, potássio, fósforo, zinco alumínio e silício, por isso é uma das mais conhecidas e usadas. É a mais indicada para quem quer controlar a oleosidade excessiva do couro cabeludo, eliminar a caspa e a seborreia.

Ela também promove uma esfoliação no couro cabeludo, desintoxicando e removendo as impurezas, promovendo uma limpeza profunda. A argila verde é a mais adstringente, por isso não é recomendada para quem tem o couro cabeludo sensível.

Argila branca

É uma das argilas mais suaves, devido às suas propriedades calmantes. A argila branca é muito indicada para quem tem o couro cabeludo mais sensível. Ela pode ser utilizada por todos os tipos de cabelos, pois seu poder hidratante ajuda a tratar os fios danificados, quebradiços e porosos que passaram por procedimentos químicos, como descoloração e tinturas. Ela sela e repõe as proteínas dos fios.

Essa argila também promove uma esfoliação no couro cabeludo, o que ajuda a eliminar as impurezas. E estimula a circulação sanguínea, contribuindo para o crescimento saudável dos fios e regulando a produção sebácea.

Argila preta

Conhecida como a mais nobre das argilas, possui em sua composição um elevado teor de titânio, alumínio e silício, que promove uma desintoxicação profunda no couro cabeludo, e tem ação anti inflamatória que contribui para a renovação celular.

Ela ativa a circulação no couro cabeludo, combatendo a queda capilar, além de trazer mais brilho para os cabelos mais escuros. A argila preta também faz uma espécie de blindagem nos fios, evitando a quebra e protegendo de danos externos.

Argila cinza

A argila cinza tem ação anti-inflamatória, e estimula a circulação sanguínea, que ajuda o crescimento saudável dos fios, e trata a queda capilar. Por possuir um pH alcalino e sílica ela também é indicada para diminuir a oleosidade dos fios e a descamação do couro cabeludo.

Ela é indicada apenas para a raiz do cabelo, pois promove uma limpeza profunda no couro, por isso evite passar no comprimento dos fios, que pode ressecar.

Argila vermelha

Também auxilia no crescimento dos fios, impedindo a queda capilar. Ela limpa e desintoxica os fios, porém é mais indicada para cabelos ruivos, porque ajuda a prolongar, iluminar, hidratar e realçar a cor dos fios.

Argila roxa

É a mais indicada para quem tem cabelos loiros, porque ela tem um efeito matizante, ajudando a reduzir o amarelado. Mas a sua aplicação não é indicada para o comprimento dos fios, apenas no couro cabeludo. Ela também ajuda a limpar e desintoxicar o cabelo.

Argila rosa

Ela é indicada para cabelos secos, devido ao seu poder hidratante. A argila rosa também ajuda a desintoxicar o couro cabeludo, auxiliando a combater a queda excessiva dos fios. E também atua no comprimento do cabelo devolvendo o brilho e a maciez.

Argila amarela

É a argila mais indicada para quem quer fazer um detox capilar. Com a presença do silício, ela limpa profundamente o couro cabeludo, removendo as células mortas, e absorvendo a oleosidade. Traz ação purificante, cicatrizante e anticaspa para o couro cabeludo.

Use a argila com moderação

Por proporcionar uma limpeza profunda no couro cabeludo, o uso da argila deve ser moderado, para que ela não resseque demais o couro e traga ainda mais oleosidade. Sendo assim, o indicado é aplicá-la apenas de 15 em 15 dias, o que já basta para trazer todos os benefícios para os seus cabelos.

Elas também são indicadas para serem usadas como pré-xampu, para tirar a oleosidade e aliviar a coceira do couro cabeludo. Também, preste atenção se seu cabelo possui tratamentos químicos como relaxamentos e alisamentos, porque nesse caso, a argila deve ser utilizada um mês após ter realizado esses procedimentos.

Como usar a argila no cabelo

Há várias formas de utilizar a argila, você pode misturá-la com queratina líquida para a reconstrução capilar, ou com uma máscara de hidratação e óleos vegetais para nutrir os fios.

Esse passo a passo, que vamos ensinar a seguir, pode ser utilizada com todas essas opções de argilas, basta escolher a argila mais adequada ao seu tipo de cabelo e seguir o procedimento:

Passo a passo:

  1. Passe um creme de hidratação no comprimento do cabelo, se preferir, para não ressecar;
  2. Coloque em um recipiente não metálico, a quantidade que desejar (umas 4 colheres) da argila escolhida e um pouco de água filtrada, e misture até formar uma consistência mais líquida, para ficar mais fácil de aplicar no couro cabeludo;
  3. Adicione 2 gotas de óleo de essencial de alecrim, se desejar;
  4. Divida o cabelo em 4 partes e aplique a argila com auxílio de um pincel em toda a raiz. Não passe no comprimento dos fios;
  5. Espere agir por 30 minutos e enxague com bastante água, em seguida use shampoo e condicionador.

Além de misturar com água filtrada, a argila também pode ser utilizada com soro fisiológico ou água termal. Você também pode adicionar na mistura, algumas gotas de gotas de óleo essencial para te ajudar em tratamentos, como óleo essencial de lavanda (para acalmar ou ansiedade), ou o óleo essencial de melaleuca/tea tree (para coceira no couro cabeludo ou psoríase).


Gostou deste artigo?