Body Shaming: Entenda o Que é e Como Lidar e Combater!
Atualizado 01 de outubro 2021
Talvez você não saiba exatamente o que é body shaming, mas, com certeza, já presenciou (ou até mesmo praticou) em algum momento da sua vida. Neste artigo, você vai saber o que é e como ir contra esse movimento que afeta milhares de mulheres.
Body shaming é uma prática em que algumas pessoas tentam ridicularizar a outra falando mal do seu corpo. Isso acontece com anônimas e com diversas famosas que, aos olhos de alguns, precisam ter um corpo “perfeito”. Lidar com ele exige muita autoestima, inspirações certas e dar adeus à autossabotagem.
Por mais que você nunca tenha passado por isso, é fundamental que você entenda e, além de saber lidar, também ajude a combater esse tipo de comportamento. Saiba mais detalhes sobre a prática e ajude a desconstruí-la da maneira correta!
O que é body shaming?
“Muito gorda”, “muito feia”, “quantas celulites”, “as estrias estão aparecendo”, “muito magra”... Esses são apenas alguns dos adjetivos usados por pessoas que praticam body shaming. Ainda não entendeu o que é? Nós explicamos!
Em português, body shaming significa “envergonhar o corpo” ou “vergonha do corpo”. Resumidamente, é a prática em que uma pessoa ou um grupo faz comentários pejorativos tentando ridicularizar alguém por causa do corpo ou da aparência física.
Para quem pratica, são apenas comentários inofensivos, sem a intenção de magoar (ou não). Mas quem recebe as críticas acaba sendo muito afetado, tem gatilhos emocionais acionados e, muitas vezes, desenvolve sérios problemas de autoestima.
Como o body shaming é praticado?
Famosas como Demi Lovato, Selena Gomez, Camila Cabello e Cleo Pires já sentiram na pele o que é ser atacada por, simplesmente, não terem os corpos “ideais” que algumas pessoas desejam que elas tenham.
Porém, não são só elas que passam por isso. Também acontece com pessoas anônimas de forma recorrente. Seja na escola, no trabalho, nas redes sociais ou dentro da própria casa, com a família.
De modo geral, não há um padrão. O body shaming pode ser praticado de diversas formas, seja ela velada (com a apresentação de padrões, comparações e de críticas consideradas “construtivas” ou “para o seu próprio bem”) ou explícita (de forma verbal, agressiva e maldosa).
As pessoas o manifestam de forma mais “branda” com comentários maldosos disfarçados de conselhos, mas não é raro que também usem xingamentos, ofensas, exposições, piadas e exclusão social.
Pessoalmente, acontece bastante, mas, infelizmente, as redes sociais potencializam ainda mais esse tipo de prática. Algumas pessoas desenham um corpo padrão na cabeça, não aceitam ver as imperfeições dos outros e querem impor que eles sigam determinadas normas.
Aprendendo a lidar com o body shaming
Na maioria das vezes, não é fácil lidar com os ataques e ofensas direcionadas ao nosso corpo. Porém, ninguém merece viver em busca de uma aparência perfeita ou de um padrão ideal para agradar pessoas que nem se importam conosco de verdade.
Infelizmente, nem sempre é possível impedir que ocorra o body shaming com você ou com alguém próximo, mas é totalmente necessário que você saiba lidar com essa situação, sem se sentir mal ou menosprezada por causa dela.
Para ajudar, nós selecionamos três dicas que são essenciais e vão fazer qualquer vítima de body shaming dar a volta por cima. Confira!
Cuide da sua autoestima
Não tem jeito, quando estamos bem com nós mesmas, não há quem nos coloque para baixo com comentários maldosos. Por isso, trabalhe muito bem a sua autoestima e não permita que outras pessoas ditem regras para você ou para o seu corpo.
Permita se amar do jeitinho que você é, seja magra, gorda, com estrias, celulites e todas as outras características que fazem parte de você. Não se deixe abalar com opiniões de pessoas que, muitas vezes, são frustradas e só querem descontar a frustração em alguém.
Inspire-se em mulheres que não se encaixam nos padrões
Sabe aquelas mulheres com a barriga chapada, os seios durinhos e as pernas torneadas? Elas não são melhores do que você por causa disso.
É comum que pessoas que estão dentro dos padrões estabelecidos pela sociedade ganhem mais visibilidade, tenham milhões de seguidores e representem marcas importantes. Porém, você não precisa se inspirar nelas para ser alguém melhor.
O melhor que você tem a fazer é se inspirar em mulheres que se amam e se aceitam como são, cheias de defeitos e imperfeições, que – para falar a verdade – nem fazem diferença no dia a dia. Há inúmeras pessoas que fogem aos padrões, são realizadas e podem servir de inspiração para você.
Alexandra Gurgel é jornalista, escritora e fundadora do @movimentocorpolivre, que prega a autoaceitação para todos os tipos de corpos.
Dora Figueiredo fala sobre amor-próprio e saúde mental. A influenciadora também trouxe à tona uma importante discussão sobre relacionamentos abusivos.
Isabella Trad cria conteúdo para empoderar todas as mulheres. Em seu perfil, é possível ler sobre amor-próprio, beleza e lifestyle, tudo com bom humor e irreverência.
Bia Gremion é uma modelo plus size e cria conteúdo body positive e que prega a diversidade, além de falar e dar dicas sobre moda e fazer makes incríveis.
Fique atenta à autossabotagem
Por mais difícil que seja, não deixe que a insegurança e o medo de não ser aceita te paralisem. Pode até parecer clichê, mas o seu corpo não define quem você é.
Evite qualquer sinal de autossabotagem e trabalhe os seus pontos positivos. Cuide de si mesma, enfrente seus medos, reconheça que nem você – e nem ninguém – é perfeita e fique com a saúde mental em dia.
Munida de tudo isso, dificilmente alguém vai conseguir te abalar por causa de aparência física.
Como combater o body shaming?
No momento em que estamos, não basta saber lidar com o body shaming e simplesmente ignorá-lo. Também é preciso combatê-lo, para que esse tipo de atitude seja cada vez mais reprimida e, aos poucos, deixe de existir com você e com outras milhares de pessoas.
Indo contra o body shaming, há um movimento super importante conhecido como body positive, ou corpo positivo, que preza totalmente pelo contrário. Ele defende a aceitação do corpo como ele é, olhando-o sempre de maneira positiva e sem a necessidade de se enquadrar em algum tipo de padrão existente.
Desconstrua a imagem que você tem de um corpo ideal e tenha em mente que todos os corpos são bonitos, independentemente das características físicas que eles possuem. E caso presencie alguém praticando body shaming, não ignore. Fale, dialogue, ensine e não permita que outras pessoas tenham domínio sobre você ou sobre o seu corpo!