Chá de Hibisco: Para Que Serve? Emagrece? Saiba Tudo!

Nathália Martins
Nathália Martins
Atualizado 17 de julho 2021

Nos últimos anos, o chá de hibisco ganhou projeção por seus benefícios e muitas pessoas passaram a recomendá-lo para quem quer emagrecer. Mas será que ele realmente faz perder peso? Neste artigo, nós te contamos tudo sobre o famoso chá!

O chá de hibisco é preparado com as flores de Hibiscus sabdariffa, é bastante saudável e proporciona diversos benefícios para quem o toma, mas a capacidade de fazer emagrecer é bastante questionada e ainda está sendo estudada, embora o chá seja diurético e alivie a retenção de líquidos.

Quer saber mais sobre o chá de hibisco e os motivos pelos quais você deveria tomá-lo? Continue lendo este artigo para conhecer os benefícios da bebida e como prepará-la.

O que é hibisco?

O chá de hibisco é preparado a partir da flor de uma planta chamada Hibiscus sabdariffa, popularmente conhecida como vinagreira. Apesar de ser nativa da África, a planta é cultivada ao redor do mundo e é amplamente utilizada em preparações culinárias.

O hibisco – ou melhor, as flores da vinagreira – é vendido desidratado em lojas de produtos naturais a um preço acessível. Além disso, é possível encontrar a flor compondo receitas de chás prontos, tal como o Desinchá Hibiscus Pink Lemonade.

Benefícios do chá de hibisco

Apesar de ter ficado conhecido por quem quer perder peso, o chá de hibisco, que é utilizado pela medicina natural há bastante tempo, ainda está sendo estudado. Entretanto, alguns de seus benefícios já são conhecidos, e nós os listamos para que você entenda os motivos pelos quais vale a pena incluir a bebida em sua rotina!

  • É diurético e alivia a retenção de líquidos: Por conter quercetina, o chá de hibisco tem propriedades diuréticas e alivia a retenção de líquidos;
  • Diminui a pressão arterial: As antocianinas, que são pigmentos encontrados no hibisco, têm efeitos anti-hipertensivos e, por isso, o chá pode ser benéfico para quem sofre de pressão alta;
  • Controle do colesterol: Há um estudo que associa o consumo do chá de hibisco com a diminuição dos níveis do colesterol ruim (LDL) e aumento das taxas do colesterol bom (HDL).

Além desses benefícios, há diversos outros que estão sendo estudados, mas o fato é que o chá de hibisco pode ser um grande aliado de quem procura um estilo de vida mais saudável e quer aumentar o leque de opções quando o assunto é algo para beber.

Todo mundo pode tomar? Tem contraindicações?

De modo geral, o chá de hibisco não tem contraindicações, mas há algumas ressalvas que precisam ser feitas.

Grávidas e lactantes podem ter diversas restrições alimentares, algumas das quais já abordadas aqui no É de Mulher, e devem falar com um médico antes de consumir qualquer chá.

A verdade é que não se tem um conhecimento amplo sobre os efeitos de algumas ervas no desenvolvimento fetal, e por isso o consumo de chás deve ser motivo de atenção entre as futuras mamães.

Além disso, apesar de termos listado a diminuição da pressão arterial como um benefício, a verdade é que o chá de hibisco em grandes quantidades pode causar quedas bruscas de pressão, tontura, cãibras e até desmaios. Sendo assim, pessoas que sofrem de pressão baixa ou que são hipertensas devem consumir o chá com cautela, em quantidades menores, e idealmente com a autorização médica.

Como preparar o chá de hibisco e quanto consumir

A preparação do chá de hibisco é muito simples e não tem segredos. Além disso, a bebida pode ser preparada para consumo posterior – tudo indica que os ativos se mantêm funcionais por até 24 horas após a infusão.

Ingredientes:

  • Flores de hibisco desidratadas
  • Água

A proporção ideal é de uma colher de sopa de hibisco para cada litro de água. Como o chá de hibisco pode ser mantido em geladeira para ser consumido depois, o mais indicado é que você prepare um litro da bebida por vez.

Modo de preparo:

  1. Leve a quantidade de água desejada ao fogo;
  2. Adicione o hibisco assim que a água começar a ferver;
  3. Mantenha a fervura por cinco minutos;
  4. Coe a bebida e tome, preferencialmente, sem adoçar.

Recomenda-se que se consumam até duas xícaras de 200 ml de chá de hibisco por dia, mas a quantidade pode variar de acordo com a pessoa. Se o chá fizer parte de alguma dieta, o ideal é que você tenha acompanhamento médico e nutricional para se certificar de que as quantidades da bebida que está consumindo diariamente são adequadas.

Mas afinal, o chá de hibisco emagrece ou não?

Esta pergunta, na verdade, é a mais difícil de responder. Se você pesquisar na internet, encontrará diversos relatos de pessoas que atribuem a perda de peso ao chá de hibisco. Além disso, diversas páginas recomendam a bebida para esse fim.

Entretanto, a questão é complexa e a resposta mais ainda. Apesar de não existir nenhum chá milagroso que faça alguém emagrecer de uma hora para a outra, o chá de hibisco pode, sim, auxiliar no processo de emagrecimento, até mesmo em razão de sua ação diurética, que reduz a retenção de líquidos e pode aliviar a sensação de inchaço – ainda que isso não signifique emagrecimento de fato.

Assim sendo, salientamos que não há respaldo científico para atestar o efeito emagrecedor do chá de hibisco, mas a bebida pode ser incluída em uma rotina saudável que, com a união de vários fatores, pode levar à perda de peso.

Mas não se iluda e pense que vai emagrecer só tomando chá de hibisco diariamente. Outros esforços, como a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação saudável, são fundamentais para quem quer emagrecer.


Gostou deste artigo?