Como Tirar Cravos do Nariz: Conheça 6 Técnicas Incríveis!

Juliana Mafra
Juliana Mafra
Atualizado 21 de julho 2021

Os cravos são aqueles pontinhos pretos ou brancos que aparecem na pele quando os poros ficam entupidos por sebo. Para você se livrar deles e ficar com a pele mais bonita, separamos algumas dicas incríveis!

Para se ver livre dos cravos no nariz, uma das primeiras técnicas recomendadas é fazer uma limpeza profunda na pele. Uma ótima opção também é utilizar o cleansing oil, que ajuda a amolecer o sebo dos poros, ou fazer uma esfoliação no banho, que ajuda abrir os poros, além de outros truques.

Por isso, se você deseja remover todos os cravos do nariz e ter uma pele lisinha e bem cuidada, confira mais detalhadamente sobre esses truques e outros que vão te ajudar a garantir uma pele maravilhosa.

O que são cravos e por que são tão comuns no nariz?

Para entender de onde surgem os cravos, primeiro é preciso entender que no interior da pele ficam as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção do sebo que é liberado para hidratar, lubrificar e proteger a pele.

Mas quando essa produção é excessiva, o sebo se acumula nos poros, juntando com acúmulo de células mortas e resíduos que acabam entupindo-os e formando esses comedões, também conhecidos como cravos.

Eles aparecem principalmente na zona "T" (testa, nariz e queixo), áreas que costumam ter mais oleosidade na pele. Por isso, aparecem mais em peles oleosas nas quais a produção de sebo é mais intensa, porém podem aparecer em outros tipos de pele também.

Existem dois tipos de comedões que podem surgir na pele:

  • Os cravos abertos: aqueles em que o poro entupido é mais largo, e portanto teve mais contato com o sebo em seu interior e com o oxigênio, levando à sua oxidação e ficando aquele pontinho preto (e por isso são conhecidos como cravos pretos).
  • Os cravos fechados: aqueles mais estreitos, em que a secreção de sebo não teve contato com o oxigênio e não oxidou (e por isso são conhecidos como cravos brancos).

6 técnicas incríveis para tirar cravos do nariz

Portanto, agora que você já sabe o que são os cravos e porque eles costumam aparecer no nariz, vamos aprender a removê-los!

Limpeza de pele

Um dos métodos mais eficientes para se livrar dos cravos no nariz é fazer uma limpeza de pele regularmente. Não estamos falando do processo de limpeza diária, que você deve fazer para remover sujeiras, poluição e maquiagem, mas de uma limpeza profunda da pele.

No dermatologista, a limpeza de pele é feita a partir da dilatação dos poros com calor. Em seguida, são aplicados produtos que ajudam a abrir os poros e amolecer o sebo retido, sendo feita toda a extração dos cravos.

A limpeza de pele pode ser feita em clínicas dermatológicas ou estéticas, mas há também excelentes receitas caseiras, que são fáceis e acessíveis para você testar.

Cleansing oil

O cleansing oil é um óleo de limpeza que serve para retirar a maquiagem e limpar profundamente as impurezas da pele, como sebos, detritos, resíduos de protetor solar e até resquícios da poluição.

Como os sabonetes comuns são a base de água, eles não conseguem remover sozinhos o óleo que fica dentro dos poros, por isso com o óleo de limpeza é mais fácil remover, porque aos poucos ele derrete o sebo de dentro dos poros.

Como todos os produtos que fazem parte da rotina de cuidados da pele, o benefício é visto a longo prazo. Usando continuamente, o óleo vai dissolvendo o sebo e os cravos vão desaparecendo.

Esfoliação no banho

O mais indicado também é aproveitar a hora do banho e fazer uma esfoliação leve no rosto. O vapor do chuveiro ajuda a aquecer a pele e abrir os poros, facilitando assim a extração dos cravos.

A esfoliação, além de ajudar a desobstruir os poros, também ajuda a prevenir que apareçam novos cravos. Você pode usar qualquer receita de esfoliação caseira durante o banho e, em seguida, com os poros ainda abertos, secar a pele e espremer delicadamente o nariz com os dedos envolvidos em lenço de papel.

Máscara removedora de cravos

Atualmente, existem diversas máscaras removedoras de cravos no mercado. Embora possam ter a eficácia limitada, elas ajudam a deixar a pele mais lisa, hidratada e macia. Basta escolher uma boa para seu tipo de pele e usar regularmente.

As mais recomendadas do mercado são as máscaras pretas, que têm textura de "cola" que ajuda na remoção dos cravos. Para utilizar, lave o rosto antes com água morna para abrir os poros, aplique a máscara na pele, deixe secar completamente e retire das bordas até o centro do rosto.

Algumas máscaras, além de remover os cravos, também ajudam a controlar a oleosidade da pele e a deixá-la mais macia.

Dermocosméticos com ácido salicílico, retinol ou ácido glicólico

Se você tem muitos cravos no nariz e em outras áreas da pele, usar produtos com ação queratolítica pode ser uma boa ideia. Eles agem como esfoliantes e descamantes na pele, deixando-a mais fina, e prevenindo e removendo os cravos mais superficiais.

Os mais indicados para pele com cravos e espinhas são aqueles com ativos como:

  • Ácido salicílico: que tem ação antiinflamatória e antimicrobiana, regulando a oleosidade da pele.
  • Retinol: que promove renovação celular e recupera a textura da pele.
  • Ácido glicólico: que remove as células mortas e promove a renovação cutânea da pele.

Máscara de argila

As máscaras de argila são perfeitas para quem tem excesso de cravos no nariz e no rosto. A argila é um ingrediente mais suave do que as máscaras removedoras de cravos.

Ela age adentrando os poros e gradualmente removendo os resíduos e o sebo acumulado, o que ajuda a eliminar e prevenir que apareçam cravos na pele.

Algumas máscaras de argila mais recomendadas para a pele são: a argila verde, que tem ação desintoxicante, esfoliante e removedora de impurezas, e a argila branca, que absorve a oleosidade sem desidratar a pele.

Outros cuidados necessários

Os cuidados diários com a pele são indispensáveis para ter uma pele saudável e bonita, e são indicados para todos os tipos de pele, não só para quem tem a pele oleosa ou com tendência a cravos e espinhas. Mas se esses são problemas comuns na sua pele, o cuidado deve ser redobrado.

Para isso, tenha uma rotina de skincare. As etapas básicas são: limpeza, esfoliação, hidratação e proteção solar.

Também nunca durma com maquiagem e certifique-se de que os produtos usados não são comedogênicos. Opte sempre por cosméticos adequados ao seu tipo de pele, seja ela seca, normal, oleosa ou acneica.


Gostou deste artigo?