Limpeza de Pele Caseira: Aprenda a Fazer em 6 Passos
Atualizado 29 de junho 2021
Geralmente, as limpezas de pele são feitas por um profissional em uma clínica de estética. Porém, se você está sem tempo ou deseja economizar, é possível fazer a sua própria limpeza em casa, de forma efetiva e sem gastar muito. Confira!
A limpeza de pele é um procedimento feito para desobstruir os poros, remover as impurezas e deixar a pele mais macia e saudável. Para fazê-la em casa, é preciso seguir seis passos essenciais: limpeza superficial, abertura dos poros, esfoliação, limpeza profunda, máscara calmante e hidratação.
Quer aprender? Reserve um tempo para você, escolha os produtos ideais e siga todas as recomendações para ter uma pele perfeita. Também vale destacar que é extremamente importante utilizar produtos específicos para o seu tipo de pele e usar protetor solar após o procedimento.
Para que serve a limpeza de pele?
A limpeza de pele serve para desobstruir os poros, eliminar todas as sujeiras e impurezas que não saem nas lavagens diárias, renovar as células do rosto e até retirar o milium sebáceo que surge em algumas pessoas. O resultado é uma pele naturalmente mais bonita e saudável.
Normalmente, o procedimento é feito em clínicas de estética e dermatológicas, mas, embora os resultados alcançados não sejam tão eficientes quanto os que são feitos por profissionais, é possível fazer uma boa limpeza de pele em casa, usando bons produtos e gastando pouco.
Por mais que você não tenha cravos e espinhas ou que você não perceba as impurezas que ficam na sua pele, é ideal fazer essa limpeza mais profunda para retirar toda a sujeira que fica “invisível” aos olhos.
Como fazer a limpeza de pele em 6 passos
Como sabemos que há pessoas que não têm oportunidade de fazer a limpeza de pele com um profissional, separamos seis passos para você realizar a limpeza de pele em casa de uma forma simples e barata.
Recomendamos que você utiliza apenas produtos indicados para o seu tipo de pele e siga atentamente todos os passos recomendados para obter o resultado esperado.
Separe seus produtinhos de beleza, reserve um tempo para cuidar de você – de preferência à noite, para não precisar sair ao sol – e siga o nosso passo a passo para ter a pele mais bonita e cheia de saúde daqui para frente.
1. Limpeza superficial
O primeiro passo para dar início ao procedimento é limpar a pele de forma superficial, ou seja, da forma que você, provavelmente, já faz todos os dias. Antes da lavagem, retire toda a maquiagem com um demaquilante e, depois, lave o rosto com água morna e um sabonete neutro, que seja específico para essa área do corpo.
A água morna não é obrigatória, mas é a mais recomendada para auxiliar na abertura dos poros.
2. Abertura dos poros
O passo seguinte também é conhecido como vaporização, ou seja, fazer com que o vapor chegue ao seu rosto. Esta etapa serve para melhorar o fluxo sanguíneo e para abrir os poros de forma simples, facilitando a remoção de todas as impurezas que estão além da superfície da pele.
Passo a passo:
- Adicione folhas de alguma erva ou gotas de um óleo essencial de sua preferência em uma panela com água e leve ao fogo (indicamos que a erva ou o óleo seja de hortelã, tomilho, manjericão ou camomila);
- Desligue o fogo quando a água começar a ferver;
- Espere esfriar um pouco e, com cuidado para não se queimar, aproxime o rosto do recipiente, cobrindo a cabeça com uma toalha para que o vapor vá direto para a face;
- Fique nessa posição de 5 a 10 minutos e depois seque o rosto.
3. Esfoliação
Com os poros já abertos, chegou a hora de esfoliar a pele e promover a renovação celular. Esta fase também é bem simples, basta colocar o esfoliante em um pedaço de algodão ou nas mãos e passar sobre a pele, fazendo movimentos circulares e suaves por alguns minutos. Em seguida, lave o rosto com água morna e seque delicadamente.
Para a esfoliação, você pode usar um esfoliante já pronto ou apostar em receitas mais naturais, com ingredientes que você já tem em casa. Eles são mais leves e não sensibilizam tanto a pele. Aqui no É de Mulher nós temos as melhores receitas de peelings caseiros para você esfoliar o rosto sem medo.
4. Limpeza profunda
O quarto passo é uma nova limpeza, porém, mais profunda do que a primeira, já que os poros estão abertos e as células mortas foram removidas. É o momento oportuno para você eliminar cravos e espinhas que têm na sua pele, mas tome cuidado para não machucar e causar manchas.
Para facilitar a remoção, você pode fazer uma vaporização novamente e espremer suavemente onde eles estão. Se preferir, utilize água termal ou tônico facial em seguida para acalmar a pele e evitar infecções.
5. Máscara calmante
Chegou a hora de fechar os poros, acalmar e amenizar a sensibilidade da pele com a ajuda de uma máscara calmante. Uma excelente alternativa é utilizar máscaras de argila, que além de cuidar, possuem uma série de benefícios distintos para cada tipo de pele.
A argila verde, por exemplo, além de fechar os poros, estimula a circulação sanguínea e tem ações secativa, antibacteriana, cicatrizante, analgésica e tonificante. Para usá-la é simples, confira o passo a passo:
- Dissolva 1 colher de sopa de argila verde em um pouco de água, até que a mistura se torne uma pasta homogênea;
- Aplique a máscara no rosto, massageando com movimentos suaves;
- Espere ela secar e retire em água corrente.
6. Hidratar
A hidratação é uma etapa importante e que finaliza a limpeza de pele caseira. Por isso, escolha um hidratante facial para o seu tipo de pele e o aplique suavemente por todo o rosto, sem pesar a mão, pois a pele tende a ficar mais sensível do que o normal após todo o procedimento.
Como sugerimos, o ideal é fazer a limpeza à noite, mas se não for possível e você fizer durante o dia, não esqueça de aplicar protetor solar, mesmo que não vá sair de casa.
Com que frequência fazer a limpeza de pele?
No geral, a frequência que o procedimento deve ser feito depende muito do tipo da pele e das necessidades específicas de cada pessoa.
Para peles normais ou secas, é recomendado fazer a limpeza com intervalos de 45 a 60 dias. Já para as pessoas que têm peles oleosas ou acneicas, o mais indicado é fazê-la com uma frequência maior, a cada 30 dias, em média.
Caso você tenha dúvidas para definir o seu tipo de pele ou a frequência com que a limpeza deve ser feita, converse com um profissional para que ele dê informações mais específicas.
Mantenha uma rotina de beleza entre as limpezas de pele
Como dissemos, a limpeza de pele contribui para deixar o seu rosto mais bonito, livre de impurezas e saudável, principalmente quando é feita por um profissional que tenha experiência com o procedimento. Porém, ela deve ser aliada a outros cuidados para ter um efeito duradouro.
Entre uma limpeza e outra, não esqueça de manter uma rotina diária de beleza com produtos de boa qualidade. Para isso, hidrate o rosto continuamente, use cosméticos que protejam e previnam problemas na pele, remova todos os resquícios de maquiagem antes de dormir e utilize protetor solar todos os dias.