Como Tirar Progressiva do Cabelo? Confira 5 Melhores Dicas

Jackeline Lomas
Jackeline Lomas
Atualizado 18 de agosto 2021

Fazer a transição capilar pode ser um processo longo e cheio de procedimentos diferentes. Mas como ajudar nessa hora? Como conseguir tirar a progressiva do cabelo de uma maneira mais fácil? Não se preocupe, que a gente te ajuda com esse processo.

As progressivas alteram a estrutura do cabelo, por isso alguns procedimentos podem ser necessários na hora de remover a química. Usar tipos específicos de produtos e deixar de alisar o cabelo podem ajudar bastante a voltar com a configuração natural dos fios, além de hidratação e corte periódico.

Existem muitas outras técnicas que você pode usar para ajudar a remover a progressiva. Quer saber quais são elas? É só você continuar esse artigo até o final, que a gente vai te dar as 5 principais dicas sobre como tirar progressiva do cabelo.

Como tirar a progressiva do cabelo

Alisar o cabelo sempre foi um dos carros chefes nos salões de beleza do mundo. Mas uma nova tendência de deixar as madeixas naturais fez com que muita gente voltasse atrás. Só que para algumas pessoas esse processo não parece tão fácil assim.

Isso acontece porque alguns tipos de produtos usados no alisamento mudam totalmente a conformação dos fios. Por isso, até que não exista mais a química, o cabelo vai continuar liso nas partes onde foi feita a progressiva.

Todo mundo sabe que a pior parte da transição é ficar com duas texturas no cabelo: metade liso, metade enrolado. Mas algumas dicas podem te ajudar na hora de conseguir diminuir os efeitos da progressiva no seu cabelo:

Pare com as químicas e alisamentos

Esse é o ponto de partida, e o passo mais importante que você vai tomar para voltar com seus cabelos naturais. Como citamos antes, os alisamentos e a progressiva fazem com que seus fios mudem a estrutura para ficarem lisos.

Assim, se você não quer continuar com os fios alisados, a parte mais importante é deixar de passar os produtos químicos. A gente sabe que vai ser complicado permanecer com o cabelo meio liso e meio enrolado, mas você pode aprender várias técnicas de texturização para igualar o restante do cabelo ao natural.

Ainda, não esqueça de deixar a chapinha de lado também. Algumas transicionadas usam a chapinha para disfarçar a raiz enquanto ela cresce, mas não faça isso! A chapinha também altera a estrutura do fio, além de danificar os cabelos que sofrem com a alta temperatura.

Use shampoo antiresíduos

Como o próprio nome já diz, esses tipos de shampoo servem para remover os resíduos acumulados no cabelo. Assim, eles ajudam na hora de remover os produtos químicos que a gente usa para deixar os fios lisos durante a progressiva.

Mas não exagere na hora de lavar o cabelo com eles, esses shampoos abrem as cutículas do cabelo, com isso ele fica mais opaco. Então faça a aplicação uma vez na semana mais ou menos para não danificar seus fios.

Além disso, após o uso do shampoo, é muito importante fazer uma hidratação e selar novamente as cutículas dos fios com vinagre de maçã. Não esqueça de sempre comprar produtos que são para o seu tipo de cabelo.

Corte o cabelo

Outra dica importante são os cortes periódicos, para ajudar na hora de tirar a progressiva do cabelo. É como fazer a poda das folhas das árvores, para que ela continue crescendo saudável e forte.

Assim você também deve fazer com seu cabelo: vá cortando as pontinhas para ajudar no crescimento, além de remover a progressiva aos poucos nas pontas. Assim, você também vai ajudar o cabelo a chegar mais rápido à conformação natural dos cachos. Isso acontece porque o cabelo liso “faz peso” e os cachinhos não conseguem se formar direito.

Mas para quem não tem paciência de ir cortando aos poucos, pode fazer o big chop. Esse é o nome que se dá quando você corta toda a parte lisa do cabelo de uma vez só, deixando dois ou três dedos de cabelo para ele começar a crescer do zero. Precisa de bastante coragem, não?

Invista nas hidratações

Por conta da progressiva e também da ação do ambiente, os fios podem ficar um pouco mais ressecados que o normal. Então aproveite para fazer aquela hidratação reforçada durante a transição.

Vale a pena investir em um cronograma capilar para ajudar a nutrir e reconstruir os fios. Aqui no blog temos um artigo sobre como montar um cronograma capilar, compensa parar uns minutinhos para ler e dar uma incrementada na saúde das suas madeixas.

Como tirar o alisamento do cabelo mais rápido?

Existe uma outra opção para você conseguir voltar com o cabelo natural mais rápido, a desprogressiva. Ela promete devolver até 60% dos seus cachos depois de um alisamento. Mas vale lembrar que ela não é uma técnica natural, e o procedimento envolve a aplicação de mais química nos seus cabelos.

Assim, existem algumas coisas que você precisa considerar na hora de escolher uma desprogressiva, e também de escolher os procedimentos que fará após usar essa técnica. Por isso, nós temos mais dicas sobre desprogressiva para você.

A desprogressiva estraga o cabelo?

Esse é um procedimento químico que vai abrir as cutículas do seu cabelo para trazer os cachos de volta. Para você conseguir entender, as cutículas são a parte externa do fio que tem a função de proteger o cabelo.

Quando elas ficam abertas, é como se você deixasse a porta da sua casa aberta para a rua. Qualquer pessoa pode entrar ou sair, e nessa você pode perder a água e nutrientes que são importantes para que seu cabelo permaneça saudável.

Por isso, quando você faz a desprogressiva, seus fios ficam mais ressecados e opacos. Então, é muito bom repor os nutrientes e água que ele perde através de técnicas como a hidratação e a nutrição dos fios.

Aposte em um bom cabeleireiro

Caso você escolha realmente fazer a desprogressiva, lembre de escolher um bom cabelereiro e que saiba o que está fazendo. Não confie em promessas milagrosas, ou profissionais com preços muito abaixo da média, às vezes o barato sai caro.

Então, escolha o preço justo, com qualidade garantida. Afinal, você quer o seu cabelo natural, mas bonito e saudável. E se você tiver a paciência de fazer a transição, depois de anos de alisamento a melhor opção sempre será passar por isso usando meios naturais.


Gostou deste artigo?